Nada de pânico: Cariri não tem casos suspeitos de Coronavírus

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Os moradores dos 29 municípios caririenses acenderam sinal de alerta após a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo novo Coronavírus, em São Paulo. No Ceará, até o momento, cinco casos suspeitos estão sob investigação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), nenhum deles é de pacientes do Cariri.

Dos cinco casos avaliados, quatro são ds Fortaleza e o outro de Crateús.

Apesar de não haver nenhum caso suspeito na região do Cariri, a Sesa prepara uma ala especial no Hospital Regional do Cariri para atender pacientes que eventualmente venham a apresentar os sintomas da doença. Por enquanto, a população caririense não tem motivo para alarde ou até mesmo pânico, já que a região está até agora livre do vírus.

Santana do Cariri: lideranças esvaziam grupo do prefeito e unificam forças na oposição

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A pouco mais de sete meses para as eleições municipais, lideranças políticas de Santana do Cariri estão esvaziando o grupo situacionista do prefeito Pedro Henrique (MDB) e aderindo ao bloco de oposição, liderado pelo ex-vereador Vicente Brilhante (PDT). Em 2018, o pedetista perdeu a eleição suplementar por apenas 15 votos.

Até o momento, Brilhante é o nome mais cotado para disputar o paço municipal em outubro contra Pedro Henrique, que deve tentar a reeleição.

O atual prefeito teve duas baixas no seu grupo político que colocam em risco o projeto de recondução ao cargo. Os ex-prefeitos Jesus Garcia e Daniele Machado romperam com o emedebista para aglutinar forças com Vicente.

As três lideranças oposicionistas gozam de grande prestígio junto a sociedade santanense e unidos são considerados favoritos para vencer o próximo pleito. O trio reafirmou a aliança em reunião de articulação política realizada na última semana.

Habib’s é o mais novo empreendimento do Cariri Garden Shopping

Por Raquel Oliveira

Conhecido por unir preço baixo, qualidade e atendimento diferenciado,  o Habib’sfamosa rede de fast-food árabechega ao Cariri Garden Shopping com um novo conceito, já no formato drive-thru conectado – com Sem Parar e opção Pra Retirar – e funcionamento 24h.

O primeiro Habib’s do interior do Ceará, terá uma estrutura moderna, localizada no estacionamento do Shopping, e contará com área de 1251m², sendo 140 lugares no salão e 22 vagas exclusivas para o estacionamento.

O sucesso da marca é tamanho que o carro chefe da rede, as Bib’sfihas, vendem mais 600 milhões por ano.

A novidade faz parte da expansão do Cariri Garden Shopping que já no primeiro semestre de 2020 recebe as lojas Renner, que terá dois andares e ocupará o espaço que fica entre as lojas Centauro e Marisa.

Ainda no primeiro semestre o Shopping inaugura grandes marcas como a loja da Vivara, a Kopenhagen, a Polo Clube e na Praça de Alimentação o Espetos Carioca. Todos esses empreendimentos devem gerar cerca de 100 empregos diretos para região do Cariri.

“O Cariri Garden é um celeiro de oportunidades. A cada ano, temos recebido a visita de novos investidores, principalmente de empresários da própria região que acreditam no potencial de consumo do empreendimento, como é o caso dos investidores do Habib’s. Com o mix cada vez mais qualificado, o Garden está com uma vancância de 1%, quando no mercado nacional a média é de 4 a 5%”, destacou Ataina Ferreira, gestora comercial do Shopping.

 

Crescimento do Garden em 2019

No último ano, o Shopping registrou um faturamento de R$292 milhões em vendas, representando um crescimento de 8% em venda/m². Foram inauguradas 18 novas operações entre lojas e quiosques com mais de 6 milhões de visitantes por ano.

Por se tratar de um espaço que vai além das compras e lazer, mas que também tem em seu DNA a responsabilidade social, o Garden proporciona experiências aos seus convidados com eventos escolares, esportivos, de inclusão social, culturais e claro, muita diversão.

Garantia da Lei e da Ordem é prorrogada no Ceará

O Governo Federal acatou pedido do Governo do Ceará e prorrogou nesta sexta-feira (28) a Garantia da Lei e da Ordem no estado. Com isso, as Forças Armadas permanecem em território cearense até o próximo dia 6 de março para atuar no reforço da segurança.

“A operação da GLO realizada pelo Exército Brasileiro no Ceará é uma medida necessária pela continuidade do motim de parte dos PMs, que tem provocado insegurança e o aumento da violência em nosso estado. Este é um momento da união de todos contra qualquer ameaça à paz da nossa população. A preservação da vida dos cearenses é papel de todos os poderes constituídos”, citou o governador Camilo Santana, em publicação em suas redes sociais.

O governador citou, ainda, que a comissão composta pelos três poderes segue dialogando para encerrar o impasse. “Informo que a comissão composta pelos três poderes, acompanhada pelo MP, OAB, Exército e Força Nacional, segue trabalhando e dialogando para por fim ao impasse. Reafirmo que sempre estaremos dispostos a ouvir e dialogar, mas não aceito anistia para quem pratica atos criminosos. A garantia é de que todos os processos sejam conduzidos com isenção e transparência, para que tudo seja feito de acordo com a lei”, disse.

GLO

Juridicamente no Brasil a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, da qual autoriza o uso das Forças Armadas. Reguladas pela Constituição Federal em 1999 e por um decreto de 2001, as operações concedem provisoriamente aos militares a condição de atuar com poder de Polícia até o restabelecimento da normalidade.

A GLO começou a vigorar no último dia 20 de fevereiro no Ceará e se encerraria hoje. A confirmação da extensão da GLO no estado foi confirmada na publicação do Diário Oficial publicado nesta sexta-feira (28), Nr. 40-B, e em nota assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 28/02/2020 | Edição: 40-B | Seção: 1 – Extra | Página: 1

Órgão: Atos do Poder Executivo

DECRETO Nº 10.259, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2020

Altera o Decreto nº 10.251, de 20 de fevereiro de 2020, para ampliar o prazo do emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Estado do Ceará.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,caput, incisos IV e XIII, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 15 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999,

D E C R E T A:

Art. 1º O Decreto nº 10.251, de 20 de fevereiro de 2020, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 1º Fica autorizado o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Estado do Ceará, no período de 21 de fevereiro a 6 de março de 2020.” (NR)

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de fevereiro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Sérgio Moro

Fernando Azevedo e Silva

Augusto Heleno Ribeiro Pereira

 

Autuações à Lei Seca crescem 75% e acidentes reduzem 69% nas rodovias estaduais

Até a quarta-feira de cinzas (26), às 23h59, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) registrou 564 autuações a motoristas dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas. O número é 75% maior do que o registrado durante o carnaval de 2019, quando foram lavradas 322 autuações. As operações realizadas durante todo o carnaval contaram com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), um efetivo total de 952 agentes, policiais e educadores.

As operações aconteceram na Capital e no interior, utilizando os novos etilômetros adquiridos pelo Detran-CE que permitiram mais agilidade nos testes. A cada 3 minutos, 10 condutores eram abordados e faziam o teste passivo. Quando recebia o sinal de alerta, o motorista era convidado a fazer o teste ativo para se certificar se havia presença de álcool no organismo e a quantidade. Caso optasse por não realizá-lo, o mesmo era autuado com base no artigo 165-A, da Lei Seca, por recusa ao teste.

O novo etilômetro é o modelo Alcoolizer LE5, fabricado pela Alcolizer Technology Australia, um dos mais modernos utilizados no mundo atualmente, capaz de realizar testes passivos ou ativos com velocidade de 5 a 10 segundos cada. Com o novo equipamento, foi possível intensificar a fiscalização e ampliar a quantidade de pessoas abordadas em cada operação, reduzindo o tempo de espera para o condutor que nem precisou descer do veículo para fazer a triagem inicial.

As infrações flagradas pela fiscalização eletrônica também aumentaram. No Carnaval de 2020, os equipamentos eletrônicos registraram 21.457 infrações, a maioria delas, por excesso de velocidade, mas há também registros de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Em 2019, foram 17.513, um aumento de 22%. Juntos, Detran e BPRE abordaram mais de 28.000 veículos, número 22% maior que o ano anterior.

Fiscalização nas Praias

Nas praias, a fiscalização não foi diferente. Em todo o litoral, as equipes do Detran-CE, em 120 viaturas apropriadas, coibiram o trânsito em locais proibidos garantindo a segurança dos banhistas.

Este ano, 79 motoristas foram multados por trafegar em locais proibidos, um número menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 93 infrações desse tipo, demonstrando uma maior conscientização da população para este assunto.

A multa para quem trafega na orla marítima é de R$130,16 + 4 pontos na CNH. A infração ainda pode ser agravada, caso o condutor esteja diretamente colocando em risco a vida dos pedestres e banhistas ou conduzindo o veículo de maneira perigosa. Os agentes também utilizam etilômetros durante este tipo de fiscalização.

Ações Preventivas

Além da fiscalização reforçada, que também é uma forma de prevenir acidentes, o Detran-CE intensificou no Carnaval suas ações preventivas, que são realizadas durante todo o ano. Diversas ações pulverizadas em todo o estado foram executadas pelas equipes de Educação de Trânsito, Recolhimento de Animais e Transporte, sendo esta última realizada em parceria com a ARCE – Agência Reguladora do Estado do Ceará.

Educação de Trânsito

As ações educativas aconteceram nos locais onde se concentraram os principais destinos para o carnaval e também reforçadas nos terminais rodoviários de Fortaleza e do Interior com a “Operação Tô de Cinto, Tô Seguro” cujo objetivo é conscientizar para a importância do uso do cinto de segurança nos ônibus que realizam o serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.

Abordando motoristas, pedestres e passageiros, além da realização de algumas palestras, as ações educativas impactaram aproximadamente 9.000 pessoas de sexta (21) até quarta (26). Cidades como como São Benedito, Guaramiranga, Aquiraz, Paracuru, Juazeiro do Norte, Sobral, Tauá, entre outras, foram exemplos de municípios que foram impactados pelas ações de educação de trânsito. Além disso, blitze ecológicas, realizadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) chamaram a atenção dos condutores para o descarte correto de resíduos, combate ao mosquito Aedes aegypti, segurança ao volante e doação de sangue.

Recolhimento de Animais

Durante todo Carnaval, as equipes de recolhimento de animais do Detran-CE formadas por 42 pessoas e 14 caminhões apropriados para este tipo de trabalho, percorreram 30.001 KM, distância que corresponde a
mais que o dobro de toda a malha viária do estado, atualmente formada por 13.000 km de rodovias. Foram recolhidos 145 animais, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 105, na sua maioria, jumentos.

Transporte

O Detran-CE, em parceria com a ARCE – Agência Reguladora do Estado do Ceará – que assumiu em 2018 as competências na gestão do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, também realizou a fiscalização dos veículos que fazem o transporte rodoviário entre os principais municípios cearenses. Foram 3.389 veículos abordados e 292 notificações registradas, dentre elas, 106 por transporte clandestino de passageiros. Em cada operação, os agentes checavam as condições gerais dos veículos e do condutor para prevenir acidentes.

Setur anuncia lançamento de Rota Turística do Cariri na Câmara

O Secretário de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, esteve na tarde desta quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante sessão ordinária, para anunciar o lançamento oficial da Rota Turística do Cariri, que acontecerá no dia 03 de março e contará com a presença do Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, e demais prefeitos dos municípios que compõem o Cariri cearense.

Ao longo de sua fala, o secretário Júnior Feitosa apresentou algumas etapas percorridas para a conclusão desse projeto grandioso que abrange não só Juazeiro do Norte, que já tem consolidado o turismo religioso e cultural, e vem progredindo em outros excursionismos, mas também os demais municípios que compõem o Cariri. “Desde o início da gestão focamos em divulgar a região caririense em feiras nacionais e internacionais. Através de projetos de qualificação, temos buscado fortalecer nossa cultura, nossa história, nosso povo”, afirmou o gestor da Setur.

A partir de estudos realizados em parceria com universidades, foram identificadas diversas áreas que Juazeiro do Norte e demais cidades tem potencial de desenvolvimento. Diante dessas pesquisas, percebeu-se a urgência na criação de um roteiro turístico bem estruturado que possa auxiliar não apenas o turista que chega à região, como também os setores que trabalham direta e indiretamente com o turismo, e, consequentemente, fomentando assim a economia local.

O Secretário Júnior Feitosa convidou a população juazeirense, em nome do Prefeito Arnon Bezerra, a participar do lançamento da Rota Turística. “Vamos levantar a bandeira do turismo no Cariri. Turismo impulsiona a economia de uma região, traz investidores e garante melhorias em todos os aspectos da cidade. Estamos dando um grande passo tornando nossa região em destino turístico”, concluiu.

Os vereadores presentes elogiaram o trabalho que a Setur vem desenvolvendo em Juazeiro do Norte e deram apoio ao projeto. A cada parlamentar foi entregue kit com artigos regionais.

Projeto Cine CEU leva cinema como opção de lazer para comunidades

A Secretaria de Cultura do Crato, dando continuidade às ações culturais oferecidas na Praça do CEU – Estação Cidadania, vem realizando toda sexta-feira, às 19h, no teatro do equipamento, o projeto Cine CEU, cujo objetivo é resgatar a magia da sétima arte e levar o cinema aos jovens e crianças usuárias do local, que vem transformando a realidade da comunidade.

Nesta sexta-feira (28), o projeto estará exibindo o filme Abominável, que apresenta a cultura oriental às crianças. Em uma viagem pelo interior da China, o longa fala sobre o valor da amizade e da perseverança, enquanto a jovem Yi ajuda o Abominável Homem das Neves a reencontrar sua família nos Himalaias.

O coordenador das atividades artísticas culturais da Praça do CEU, Flávio Rocha, ressalta que a programação é voltada para a família e já é um programa fixo da comunidade. “O projeto já tem uma formação de plateia do conjunto Mirandão e Conviver, além de comunidades vizinhas, e já é um programa fixo das famílias, às sextas-feiras”, diz.

O Cine CEU tem como proposta oferecer a população uma programação de cinema de qualidade voltada para toda a família, com exibição de filmes que possam trazer momentos de lazer. O projeto oferece uma programação recheada de excelentes filmes para a criançada, que prometem divertir e emocionar toda a família.

Com informações da assessoria de imprensa