Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O NEWS CARIRI levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA

Ainda no período de recesso parlamentar, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), parece ter diminuído o ritmo de sua agenda política. Nas redes sociais, o parlamentar não divulga nada desde a última quinta-feira, 16. Seu último post no Instagram fala sobre um projeto de indicação de sua autoria que sugere a criação do Programa Alimentação Durante as Férias Escolares – Pafe, no âmbito do Estado do Ceará. “O projeto tem como objetivo primordial promover ações de combate à insegurança alimentar durante o período das férias escolares. Ele prevê além da disponibilidade da alimentação nas férias, reforços escolares e programas de atividades educacionais nas escolas para que as crianças não compareçam no ambiente apenas para as refeições, mas sim, continuem em constantes aprendizados”, escreveu o deputado no seu perfil.

NELINHO DE FREITAS

A exemplo do colega de Parlamento petista, o tucano Nelinho de Freitas também diminuiu a intensidade de sua agenda de compromissos políticos no período de recesso parlamentar. O parlamentar não tem divulgado nenhuma informação em suas redes sociais referente a sua agenda. Sua última publicação no Instagram data do dia 12-01-2020. “Na manhã de hoje estive prestigiando o poeta e ícone da música nordestina, Santana o Cantador, ao lado de amigos queridos na Praça Padre Cícero,foi uma linda homenagem que a Associação Banco da Praça realizou a esse filho querido de Juazeiro do Norte – CE que leva o nome da Terra do Padre Cícero por todo o Brasil”, disse Nelinho, tido como provável candidato do PSDB às eleições municipais de Juazeiro do Norte.

GUILHERME LANDIM

O líder do PDT na Assembleia, Guilherme Landim, ao contrário dos seus colegas de bancada, teve um fim de semana com compromissos na agenda política. Ontem, 19, o parlamentar participou da Cavalgada de São Sebastião, saindo do distrito de Monte Alegre para Cuncas, no município do Barro. “Agradeço a todos pela acolhida e pelo apoio ao nosso trabalho!”, afirmou o deputado, que aproveitou a passagem pelo município para alinhar as estratégias eleitorais para as eleições municipais com os seus correligionários políticos.

PEDRO BEZERRA

O representante do Cariri na Câmara Federal passou o fim de semana em sua terra natal, Juazeiro do Norte, ao lado de familiares e amigos. Na sexta-feira, 17, Pedro Bezerra (PTB) participou, ao lado do seu pai Arnon Bezerra, da reinauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Frei Damião. No dia seguinte, sábado, 18, o parlamentar fez um post no seu perfil do Instagram afirmando que a obra proporcionará benefícios às pessoas que necessitam do equipamento. “ Ontem tivemos mais uma reinauguração que proporcionará melhoras à saúde do povo cearense! Reabrimos, totalmente revitalizada, a Unidade Básica de Saúde Dr. Ronerson Justo de Souza, no bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte. Com um quadro de profissionais pronto, a UBS trará um salto na qualidade de vida da comunidade de Frei Damião. A reinauguração das UBS já se somam em 14 unidades reestruturadas prontas para atender às demandas da saúde da comunidade. Temos tido bons avanços e melhorias nos serviços ao cidadãos, fruto de grandes esforços da administração municipal, do governo do estado do Ceará, e de todos nós que atuamos em defesa do povo visando a qualidade no serviço do equipamento público, valorizando sempre os anseios dos cidadãos cearenses”, teclou o deputado, que permanece de recesso parlamentar.

 

Patrulha Maria da Penha ganha viatura nesta segunda-feira

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania – SESP, vai entregar a nova viatura adquirida, exclusivamente, para a Patrulha Maria da Penha. A entrega oficial acontecerá nessa terça-feira, 21, às 17h, na sede da SESP. Em seguida, a viatura ganhará as ruas.

Segundo a Secretária de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Tenório, “a viatura chega para dar mais estrutura e fortalecimento à equipe no fazer profissional, assim como vem proporcionar conforto e segurança às mulheres assistidas pelo Programa. Em caso de descumprimento da medida protetiva, o agressor será conduzido dentro da cela do veículo”.

Desde a implantação, de forma inédita no Ceará, em 16 de setembro, a Patrulha Maria da Penha realizou 6 prisões em flagrante, evitando prováveis feminicídios. Atualmente, faz visitas periódicas a 120 mulheres com medidas protetivas. A maioria, do Frei Damião e João Cabral. No bairro Timbaúbas, onde a violência doméstica e familiar era mais recorrente, a incidência diminuiu depois das ações preventivas que o patrulhamento realizou na área, durante a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

O Prefeito Arnon Bezerra esteve presente e afirmou que a Patrulha Maria da Penha vem cumprindo o seu papel de fortalecer a rede de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na região do Cariri.

Os patrulheiros atuam 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. Se houver ameaça, a denúncia pode ser feita por telefone, ligando 153. O anonimato é preservado e o atendimento humanizado e especializado. A demanda, crescente.

“Muitas mulheres têm usado a página do programa, que criamos no Facebook, para tirar dúvidas com a nossa assessoria jurídica. Elas ainda vêm à Secretaria. Ou seja, estão nos procurando de todas as maneiras e relatam que a sensação é de maior segurança”, destaca a Secretária da SESP, Ivoneide Tenório.

Dermatilomania, a condição que faz com que as pessoas se cocem sem parar

“Eu me senti muito envergonhada, e ainda me sinto, quando estou passando por um surto grave”. Para Phaedra Longhurst, 27, os efeitos de sua dermatilomania, um distúrbio que lhe causa uma vontade incontrolável de ferir ou beliscar sua pele compulsivamente, são devastadores para sua saúde mental.

A jovem tem eczema desde criança, teve acne quando tinha seus vinte e poucos anos e, na universidade, desenvolveu dermatilomania, uma condição rara que também é conhecida como distúrbio de escoriação. “Isso me afetou muito psicologicamente, mais do que eu percebia na época”, disse ele à BBC.

“Me fez sentir muito constrangida porque as pessoas faziam comentários. E eu também sofri bullying na adolescência”, acrescenta. “Eu não tinha muito apoio psicológico. Há muito estigma em relação àqueles que têm uma doença de pele, e as pessoas têm uma ideia muito errada sobre dermatilomania.”

Ansiedade

A maioria das pessoas arranha a pele ocasionalmente, mas se você tem dermatilomania, você o faz compulsivamente. E você não consegue parar. Essa condição mental pode causar machucados, sangramentos e hematomas.

Muitas vezes, de acordo com o Serviço Britânico de Saúde, aqueles que sofrem com a doença não percebem que estão coçando ou beliscando a pele e deixando marcas nela. Quando sofrem ansiedade ou estresse, podem intensificar esse tipo de ação.

Eles também podem arranhar ou beliscar manchas, sardas, marcas ou cicatrizes para “suavizar” ou “ajeitá-las”.

Phaedra diz que problemas recorrentes podem fazer você se sentir “como se sua pele estivesse se rebelando contra você”. E acrescenta: “Pode ser quase como uma espiral perversa; quanto mais magoado e estressado você se sentir, mais a sua pele sofrerá”.

A jovem faz mestrado em dermatologia clínica e pesquisa psicodermatologia.

Girish Patel, da Sociedade Britânica de Pesquisa em Dermatologia, acredita que a parte psicológica é tão importante quanto a física na hora de tratar esta e outras doenças de pele.

“Você não pode apenas analisar os aspectos físicos no tratamento de sua doença”, disse o dermatologista à BBC. “Você precisa adotar uma abordagem mais ampla, perceber que os distúrbios da pele andam junto com o estresse psicológico e os transtornos psiquiátricos”, acrescenta ele.

Phaedra acredita que é necessário muito mais apoio psicológico dos serviços de saúde para aqueles que têm “condições de pele crônicas”.

Mas tudo tem um lado positivo: “O bom de ter uma doença de pele é a resiliência que você alcançar no que diz respeito a aceitar a si mesmo, tanto quanto à sua aparência física quanto a como você se sente”, explica ele.

fonte: G1.com

Milhares de romeiros participam da primeira Missa do Padre Cicero de 2020

Por Roberto Bulhões

A primeira missa em louvor ao Padre Cicero Romão Batista no ano de 2020, realizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, recebeu um grande número de romeiros, que desde a ultima sexta-feira chegaram de várias partes do Nordeste. Como é tradição, a primeira missa do ano que coincide com a data alusiva a Sāo Sebastião, tem público recorde todos os anos. O Bispo Diocesano do Crato, D. Gilberto Pastana, presidiu a celebração, que contou com padres de várias paroquias do Cariri cearense e de outros estados. A solenidade que todo dia 20 de cada mês acontece na Praça do Socorro, em frente a capela onde o Padre Cicero foi sepultado, a cada ano vem recebendo mais devotos e continua sendo transmitida ao vivo para Brasil e o mundo, por um pool de emissora de rádio e TV, além da internet em todas as suas plataformas.

Durante a celebração neste dia 20 o Bipo D. Gilberto destacou as virtudes de São Sebastião e enalteceu o Padre Cicero Romão Batista, que, neste ano se comemora os 150 anos de sua ordenação. Padre Cicero Nasceu em 24 de março de 1824, ordenou-se padre em 30 de novembro de 1870 e veio a falece em 20 de julho de 1934. Desde a data de sua morte, uma missa solene é celebrada em frente a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde repousa seus restos mortais. A capela é um dos locais mais visitados pelos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte. Ali os fiéis vão pedir ou agradecer ao “Padim Pade Ciço”, como eles chamam carinhosamente o Padre Cicero, alguma graça que ele conseguiu o quer receber durante o ano.

A missa do Padre Cicero ou missa do dia 20, já se tornou um evento tradicional em Juazeiro do Norte e, tem seu ponto alto no dia 20 de julho, data da morte do Padre Cicero. Muitos romeiros gostam de vir a Juazeiro para a missa do dia 20 e muitos se vestem de preto ou branco, para pagar promessas. Quem não pode se deslocar de suas casas para participar da missa na Praça do Socorro, desfruta da oportunidade de assistir pelo rádio ou pela TV e pela internet em todo território nacional. Atualmente a missa é transmitida por mais de 20 emissoras de rádio e pelas TV Evangelizar, a TV do Padre Reginaldo Manzotti, TV Ceará, TV Verde Vale, TV Padre Cicero e TV Web Mãe das Dores.

Reforma da Coluna da Hora e restauração do relógio da Praça Padre Cícero avançam

O projeto de restauração da Coluna da Hora, na Praça Padre Cícero, que receberá o  histórico relógio totalmente recuperado, avança em mais de 20%. De acordo com o Secretário Isaac Daniel, a entrega do equipamento deve acontecer entre 60 a 90 dias. Após a restauração, conclui-se a total reforma da Praça Padre Cícero e todo o seu entorno, com um projeto de reurbanização e requalificação da área, incluindo a construção da Alameda Juazeiro Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva, que se tornou um dos espaços mais atrativos do Município e cartão postal .

O relógio também está recebendo reparos e manutenção, realizados pelo relojoeiro e sineiro reconhecido pelo seu trabalho em restauração, mestre Geraldo Ramos Freire, de 91 anos de idade. De acordo com a Secretária Executiva de Cultura, Regivânia Belisário, essa, possivelmente, seja a última grande restauração realizada pelo mestre, e justamente com um trabalho representativo de um dos símbolos da cidade.

O trabalho acontece por meio de parceria da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Cultura (Secult). A Coluna da Hora faz parte da última etapa de reforma da Praça Padre Cícero, dentro de um complexo de ações desenvolvidas, que inclui desde a reforma da área, com a recuperação do seu traçado original, a inserção do piso intertravado em seu entorno, obras de drenagem, paisagismo e jardinagem.

O Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva conta com 43 quiosques revitalizados com fachadas originais. A obra também inclui a restauração da estátua do Padre Cícero, que foi inaugurada pelo próprio sacerdote. A Praça recebeu nova iluminação, com substituição dos postes.