Milhares de romeiros participam da primeira Missa do Padre Cicero de 2020

Foto: Bulhões Neto

Publicidade

Por Roberto Bulhões

A primeira missa em louvor ao Padre Cicero Romão Batista no ano de 2020, realizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, recebeu um grande número de romeiros, que desde a ultima sexta-feira chegaram de várias partes do Nordeste. Como é tradição, a primeira missa do ano que coincide com a data alusiva a Sāo Sebastião, tem público recorde todos os anos. O Bispo Diocesano do Crato, D. Gilberto Pastana, presidiu a celebração, que contou com padres de várias paroquias do Cariri cearense e de outros estados. A solenidade que todo dia 20 de cada mês acontece na Praça do Socorro, em frente a capela onde o Padre Cicero foi sepultado, a cada ano vem recebendo mais devotos e continua sendo transmitida ao vivo para Brasil e o mundo, por um pool de emissora de rádio e TV, além da internet em todas as suas plataformas.

Durante a celebração neste dia 20 o Bipo D. Gilberto destacou as virtudes de São Sebastião e enalteceu o Padre Cicero Romão Batista, que, neste ano se comemora os 150 anos de sua ordenação. Padre Cicero Nasceu em 24 de março de 1824, ordenou-se padre em 30 de novembro de 1870 e veio a falece em 20 de julho de 1934. Desde a data de sua morte, uma missa solene é celebrada em frente a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde repousa seus restos mortais. A capela é um dos locais mais visitados pelos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte. Ali os fiéis vão pedir ou agradecer ao “Padim Pade Ciço”, como eles chamam carinhosamente o Padre Cicero, alguma graça que ele conseguiu o quer receber durante o ano.

A missa do Padre Cicero ou missa do dia 20, já se tornou um evento tradicional em Juazeiro do Norte e, tem seu ponto alto no dia 20 de julho, data da morte do Padre Cicero. Muitos romeiros gostam de vir a Juazeiro para a missa do dia 20 e muitos se vestem de preto ou branco, para pagar promessas. Quem não pode se deslocar de suas casas para participar da missa na Praça do Socorro, desfruta da oportunidade de assistir pelo rádio ou pela TV e pela internet em todo território nacional. Atualmente a missa é transmitida por mais de 20 emissoras de rádio e pelas TV Evangelizar, a TV do Padre Reginaldo Manzotti, TV Ceará, TV Verde Vale, TV Padre Cicero e TV Web Mãe das Dores.

Publicidade

Leia também