Caririense vence competição nacional de MCs

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O caririense MC Charles, natural de Juazeiro do Norte, foi o grande campeão da final nacional do Duelo de Mcs, realizado neste domingo (15), na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Com a bandeira de seu Estado amarrada ao pescoço, o artista de Juazeiro do Norte se mostrou um dos destaques do freestyle no país. Ele recebeu um prêmio de R$ 15 mil em dinheiro.

Contando com 16 concorrentes, a Grande Final do Duelo de MCs Nacional 2019 integrou a programação oficial do aniversário de 122 anos de Belo Horizonte. Os finalistas foram escolhidos durante um processo seletivo que envolveu mais de 3 mil MC’s de 300 cidades. As seletivas aconteceram em todas as regiões entre os meses de maio e novembro.

Fonte: Hoje em Dia

Amamentação ajuda no desenvolvimento cognitivo e digestivo do bebê

A composição do leite pode variar de acordo com a dieta da mãe e o tempo de lactação. “A mãe deve se preparar para a amamentação. Os cuidados com a saúde durante a gravidez e período de amamentação garantem que o leite materno tenha a composição adequada para o desenvolvimento do bebê”, ressalta Baldeon. O leite é a principal fonte de vitaminas A, B12, D, E, K e C, importantes para a nutrição durante o início da primeira infância, atuando no processo de evolução sociocognitiva do recém-nascido.

 O especialista ainda afirma que o glutamato exerce uma importante função no funcionamento do sistema imunológico e saúde intestinal do bebê, principalmente nos primeiros dias de vida. “Os aminoácidos presentes no leite, provenientes da lactose (açúcar do leite) e do glutamato livre são os principais responsáveis por esse funcionamento”.

A lactação também beneficia a saúde e bem-estar da mãe. Amamentar facilita a recuperação do metabolismo pré-gravidez, o que permite que a mãe recupere o peso que tinha antes da gestação”, alerta o médico equatoriano. O ideal é que se mantenha uma rotina de amamentação. “Se a mãe não puder alimentar o filho, recomenda-se bombear o leite com uma bomba manual ou elétrica. Após o nascimento, a melhor maneira de evitar a congestão mamária é amamentando seu bebê com frequência”.

Gol irá operar dois voos na rota Juazeiro a Fortaleza, anuncia Camilo

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O Governador Camilo Santana (PT) acabou de anunciar uma nova oferta de voos diários no itinerário Juazeiro do Norte e Fortaleza. A frequência será oferecida a partir de fevereiro de 2020 pela empresa Gol Linhas Aéreas, que firmou parceria com o Governo do Estado.

Confira o anúncio do Governador feito no seu perfil oficial no Instagram:

“Ótima notícia para os cearenses. Fechamos há pouco acordo com a GOL Linhas Aéreas, que garantirá voos regionais de Fortaleza a oito municípios cearenses. Com 48 frequências semanais, nossa capital estará interligada a Jericoacoara (3 voos diários), Juazeiro do Norte (2 voos diários), Sobral (3 voos semanais), São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, com dois voos semanais cada. Além disso, teremos mais três voos diários para Natal (RN). Agradeço a GOL pela parceria e reitero a importância desses voos para a consolidação do nosso HUB aéreo”, escreveu o Governador.

Projeto de ampliação da rede de água é debatido em sessão ordinária

Nesta terça-feira (17) os vereadores cratenses voltaram a se reunir em sessão ordinária onde receberam a visita do secretário de infraestrutura do Crato, Carlos Andson, do presidente da Saaec  Iarley Brito, e do secretário para a gestão de projetos, José Muniz, que foram convidados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) para discutir o projeto de ampliação da rede de abastecimento de água no Crato.

Amadeu de Freitas disse que o projeto foi contratado ainda em 2014 através do Ministério das cidades, mas somente em 2017 foi liberado e um consórcio de empresas foi contratado. Segundo o vereador os objetivos do projeto são: Trocar a rede de distribuição de água, construir reservatórios, perfurar e revitalizar poços, construir adutoras e instalar mais de 10 mil hidrômetros.

Carlos Andson informou que a obra custa cerca de 46 milhões de reais e que está evoluindo, porém existem algumas dificuldades com relação aos repasses do governo federal. Carlos ainda informou que já existem reservatórios concluídos que em breve estarão funcionando e irão melhorar o abastecimento dos bairros Seminário e Vila alta.

O secretário de infraestrutura ainda aproveitou para falar sobre as obras na encosta do Seminário, informando que a obra está em execução, porém barrou em duas dificuldades técnicas: Uma sondagem no solo e nas desapropriações de casas no entorno onde, no local, será ampliado o muro de contenção.

Iarley Brito destacou que também aguarda a aprovação do projeto de saneamento básico e já existem dois projetos para universalizar o tratamento de esgoto no município. Com isso o Crato será uma cidade com a melhor qualidade de vida no Ceará.

Ao término das discussões e não havendo ordem do dia a sessão foi encerrada pelo presidente em exercício, Fernando Brasil (PP).

Juazeiro: agentes do Demutran são treinados para utilização do talonário eletrônico

Os 60 agentes do Dapartamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte participaram de um treinamento para a operação do sistema de talonário eletrônico, que deve ser implantado no começo de 2020.

A implantação do talonário eletrônico, celulares com aplicativo para registro de multas, visa maior eficácia e segurança no processo de autuação. Substituindo os blocos de papel pela tecnologia, as informações serão cadastradas de modo rápido e seguro, sem risco de adulterações. A confecção do auto de infração contará com foto e vídeo. Além disso, será possível o DEMUTRAN verificar se o veículo foi roubado ou está irregular com uma simples consulta ao cadastro.

Segundo o Diretor do DEMUTRAN, José Pedro Cipriano, “o talonário eletrônico também vai possibilitar que o condutor logo recorra da multa, independentemente do atraso da notificação, via Correios, porque ela já constará no sistema do DETRAN.

Os celulares com aplicativo para multas chegaram ao DEMUTRAN em novembro. No total, 63. A expectativa é de que o órgão comece a operar com o talonário eletrônico logo após o treinamento dos agentes.

Mauriti, no Cariri, recebe Praça Mais Infância nesta quinta-feira (19)

A Praça Mais Infância faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O Governo do Ceará já entregou 16 praças de um total de 34

Mauriti, na Região do Cariri, será contemplada nesta quinta-feira (19) com Praça Mais Infância. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), entrega o espaço de lazer para as crianças e suas famílias. A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e o secretário Executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, participam da solenidade de entrega do 17° equipamento no Estado de um total de 34.

A Praça Mais Infância de Mauriti tem uma área total de 2.990,00 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Estado entrega ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com o investimento total de R$ 924.391,72, financiado pelo Governo do Ceará. Como contrapartida, o município fica responsável pela preservação e manutenção do espaço.

Educação Ambiental

Na entrega, dezenas de mudas serão plantadas no jardim da praça, com o auxílio das crianças do município. A ação tem o intuito de alertar a população para a importância do ecossistema, visando a formação de cidadãos conscientes acerca das questões ambientais, como a conservação e preservação da natureza. A cada entrega, um estudo é realizado na região para identificar as espécies nativas de cada local e, assim, auxiliar para um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

Serviços

Na inauguração de hoje, estava disponível o Caminhão do Cidadão oferecendo serviços gratuitos como emissão de RG e CPF, da certidão de antecedentes criminais, da declaração do Número de Identificação Social (NIS) e das taxas do Detran. Oficinas de pintura de rosto, gesso, EVA, penteado, manicure para o público infantil, corte de cabelo também serão ofertadas para população, por meio dos profissionais do Ônibus Mais Infância Ceará. As crianças também vão participar de atividades como desenho, arte circense e aulão de dança.

Municípios contemplados

Além de Mauriti, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Granja, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Viçosa do Ceará, mais 17 locais receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Cascavel, Caucaia, Fortaleza (3), Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 101 brinquedopraças e outras 63 brinquedopraças estão previstas.

Entrega da Praça Mais Infância do Mauriti
Data: 19 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Loteamento Cajueiro, bairro Bela Vista – Mauriti / CE.

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

18.12.2019