Artesanato cearense é exposto na 12º edição do Salão do Artesanato, em Brasília

O Governo do Ceará, através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), participa do 12º Salão do Artesanato, com início para esta quarta-feira (8), no espaço de eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília. A previsão é que maior vitrine do artesanato brasileiro, que segue até o próximo domingo (12), receba os visitantes para adquirir os produtos expostos nos stands de cerca de 1.000 artesãos de 20 estados brasileiros.
A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destaca a importância de participar de eventos artesanais. “O Ceará está sempre presente nas principais feiras estaduais e nacionais desse segmento. Seja no Brasil ou fora dele, precisamos mostrar para as pessoas a riqueza do nosso belo artesanato. É nesse momento que os artesãos também aproveitam para fechar negócio diretamente com o cliente”, salienta.
“Expor o artesanato do nosso Estado País afora é uma forma de mostrar nossa cultura. Além de exibir para todos a rica cultura do Ceará, estamos trabalhando uma atividade econômica que tem beneficiado inúmeras famílias cearenses”, pontua a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.
Com um espaço de 70m², o trabalho de 1.803 artesãos de entidades artesanais e grupos produtivos de 32 municípios cearenses estará disponível para os visitantes que passarão pelo local. O stand do Ceará contará ainda com a presença de duas artesãs que apresentarão ao vivo a produção de peças artesanais durante os dias de evento.
Para a Mestre da Cultura Raimunda Lopes, de 70 anos, que participa pela segunda vez do Salão do Artesanato, essa é uma oportunidade de conquistar novos consumidores. “Fico muito orgulhosa de representar meu Estado, o meu Trairi, em feiras que exaltam o artesanato. Há 63 anos passo adiante umas das técnicas mais antigas do Ceará, que é a renda de bilro, no qual tiro meu sustento. É muito gratificante poder contribuir para perpetuar esse trabalho e ainda fazer contato direto com nosso cliente”, afirma.
Central de Artesanato do Ceará (Ceart)
A Ceart, órgão vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, tem hoje mais de 42 mil artesãos cadastrados. Entre 2015 e 2018, foram comercializadas 294.647 peças artesanais, com volume de vendas da ordem de R$ 8.089.012,14, nas quatro lojas da Central no Estado. Nesse mesmo período, o investimento no setor foi de cerca de R$ 16 milhões.
Serviço:
12º Salão do Artesanato
Local: Térreo do Pátio Brasil Shopping
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 07 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF
Data: de 8 a 12 de maio
Horário: de 10h às 22h

Boletim informativo da Sessão 176º da Câmara de Juazeiro, em 7 de maio de 2019

Por Assessoria de comunicação da Câmara de Juazeiro do Norte

Durante a sessão de terça-feira (07), os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte cobraram medidas resolutivas acerca de ruas que precisam de limpeza, capinação, recapeamento, e reparos. Solicitaram ainda providências na área da saúde, meio ambiente, e ressaltaram ações do legislativo em benefício da população.

Infraestrutura

O Vereador Beto Primo (PPS), solicitou envio de ofício ao Secretário de infraestrutura, solicitando urgência no atendimento ao asfalto da Rua Capitão Coimbra no bairro Limoeiro, onde fica localizada a UPA. Cobrou ainda, atendendo aos pedidos dos moradores, que a Rua Santa Isabel seja beneficiada com recapeamento asfáltico em sua totalidade. Da mesma forma a Rua da Glória com São Francisco, onde existe um buraco que leva perigo na passagem dos motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

A Vereadora Aninha Teles (PDT), pediu envio de ofício ao Secretário de Infraestrutura, solicitando com urgência o conserto do calçamento da Rua Maria Tavares de Jesus com a Rua Apolinário de Macêdo, e na passagem de nível no cruzamento da Travessa Paulo Maia com Rua Coletor José Vitorino. Além de reparos na calçada da Escola Maria Bezerra, no bairro são José. Aninha solicita ainda o aceleramento do processo de drenagem e construção da ponte da Rua Nely Sobreira, no bairro Limoeiro. A parlamentar cobrou também o calçamento das Ruas Francisco Mendes de Sá e Manoel Pires, que ficam no entorno da nova sede da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no bairro José Geraldo da Cruz, aproveitando na recuperação das mesmas alguns paralelepípedos que se encontram acumulados no parque de vaquejada nesta urbe, dando maior resistência ao calçamento.

Saúde

O vereador José Vicente de Sousa – Dé (PPL), solicitou instalação de mini farmácias básicas 24hs para pacientes do Hospital infantil Maria Amélia e UPA, atendidos pelos médicos de plantão. Segundo Dé, A medida visa favorecer a comunidade prejudicada, em especial os de baixa renda, para que possam receber gratuitamente seus medicamentos e iniciar o tratamento médico. Já em outro requerimento, solicitou da administração municipal a volta do serviço de eletrocardiograma e eletroencefalograma para o hospital Estephânia Rocha Lima. De acordo com o vereador, esses dois equipamentos, funcionaram há seis anos no referido equipamento público.

Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos

O Vereador Beto Primo (PPS), solicitou envio de ofício ao Secretário de Meio Ambiente para viabilizar a poda das árvores existentes nas ruas São Francisco, Alencar Peixoto, Cruzeiro e avenida Dr. Floro, justificando que elas estão impedindo a iluminação no local.

Ação do Legislativo

A vereadora Auricélia Bezerra (PDT), adquiriu um veículo, com recursos próprios, para garantir o acesso de pacientes idosos de baixa renda ao serviço de saúde. Agora os usuários do Sistema Único de Saúde que precisam ir a consultas ou fazer exames, têm a garantia de chegar ao local com segurança. O benefício poderá ser estendido também ao acompanhante do paciente.

Gabinete

O vereador Valmir Domingos (PPS), solicitou envio de ofício ao Prefeito Municipal cobrando brevidade no asfaltamento da Rua Manoel Tavares Noca, justificando que as ruas adjacentes são asfaltadas, restando apenas ela. Solicitou também a reparação de um buraco na Rua Valdemiro Lima, na altura do número 886, no bairro triângulo. Ele ressaltou ainda outro buraco na Avenida Aparecida, entre as Ruas Joaquim da Rocha e Rua da Paz no João Cabral. Além disso, o vereador pediu uma grade de proteção de esgoto na ciclovia em frente à Farmácia Fernandes na Avenida Ailton Gomes, no cruzamento com a José Paracampos.

Vereador Alexandre Sobreira dá entrada em projeto para valorizar músicos de Juazeiro

O vereador, Alexandre Sobreira (PPL) apresentou um Projeto de Indicação na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte na sessão desta terça-feira, dia 7. O projeto do parlamentar, que tomou posse no Legislativo juazeirense no último dia 2 de maio, valoriza os músicos locais.

De acordo com o projeto, os músicos e bandas locais irão participar de shows nacionais ou internacionais no município. Segundo Alexandre, a finalidade do projeto é oferecer mecanismos que garantirão espaços para os artistas da Juazeiro do Norte mostrarem seus talentos tanto para a população.

“Para um artista local, que na maioria das vezes não é valorizado, será um momento muito importante onde ele terá a chance  de divulgar e mostrar o seu trabalho”, afirma o vereador.

Ainda de acordo com o projeto, os promotores de eventos que não fizerem cumprir a lei estarão sujeitos a multa a ser definida pela Prefeitura. O projeto segue para tramitação e vai para as comissões da Casa e depois será colocado em votação no Plenário.08

Músicos de todo o Nordeste participam de intercâmbio no Cariri

Músicos, compositores, produtores dos nove estados nordestinos participam dos debates abertos ao público nas Unidades do Sesc.Cinco shows gratuitos acontecem de quarta a sábado.

 
O Projeto Sesc Nordeste das Artes foi iniciado em 2019 para contribuir com a articulação e  estímulo à produção artística nos nove estados da Região. Serão realizados fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.

Após o início em Fortaleza no mês de março, com um fórum estadual entre artistas, o projeto segue agora para as Unidades do Sesc no Crato e em Juazeiro do Norte, onde realiza de 7 a 11 de maio encontros entre  artistas da região  e convidados vindos de nove estados nordestinos (PI, AL, BA, RN,PE, MA,CE, PB, SE), integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores.

Alguns dos temas em análise serão: estéticas e dinâmicas criativas na performance;  formaçãodos  músicos  e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras e intercâmbio de processos criativos e experimentação.

Participam do Nordeste das Artes no Ceará: Oprodutor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga;  o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista,arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove; o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista de Fortaleza Pingo de Fortaleza e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernabucana , Aglaia Costa.

Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

Shows

Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente com as apresentações do Sesc Nordeste das Artes.

No Crato, nesta terça-feira (7/5), às 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do Rock. Na quarta (8/5), o show é da Banda Caboco Eletrônico, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.

Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira (9/5), às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a Banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, dia 10/05, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.

No encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê e mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online

(ver programação completa)

 

Programação


Unidade Sesc Crato

7/5 (Terça-feira)

9h – Abertura Encontro de apresentação e orientações sobre a ação. Contextualização sobre mostra e outras questões: apresentação do projeto Sesc Nordeste das Artes 
Mediação: Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc

Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)


10h20 –
Mesas Temáticas: Produção – Estéticas, dinâmicas criativas, na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.

Convidados: Severo (PI) – Produtor, músico, Artista independente

Alex Santana(SE) – Cantor e compositor e produtor musical, fundador do selo “Disco de Barro”; Naldinho Braga(PB) – Músico,compositor, pesquisador da cultura popular.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

13h – Roda de Conversa: Qual o lugar da música no Nordeste? A diversidade posta à mesa: Identificação e registro sobre as realidades; Possibilidades e complexidades; Apresentação dos destaques dos Fóruns Estaduais; Diferentes facetas para o desenvolvimento da produção musical no Nordeste: Formação, produção e difusão a cadeia produtiva da música no Nordeste.    Apresentação do projeto Mostra de Bandas Sesc Sonoridades.
Mediação: Chagas Sales, Sérgio Mahalhães e Junu
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

16h30 – Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.

Convidados: Ubiratã Marques (BA) – maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor; Aglaia Costa(PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira;

Artista Convidado (PI) – Músico, guitarrista, compositor e produtor musical. Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

20h – Show Mostra Sonoridades – Madalena Vinil
A banda iniciou seu trabalho no início de 2015, após vencer o Primeiro Festival Equalize, dedicado a bandas com trabalho autoral e promovido pelo Casarão Boteco em Crato – CE. Em 2016 a Madalena venceu o II Iguatu Rock Band Festival, festival autoral que ocorre junto ao Iguatu MotoFest, na cidade de Iguatu – CE. Apostando em músicas autorais e trazendo uma sonoridade que transita entre algumas vertentes do Rock. A banda segue fazendo shows de seu primeiro disco intitulado “Entre o Céu e o Bar”
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

8/5 – (Quarta-Feira)

9h – Mesas Temáticas: Difusão: Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste

Convidados:  Sergio Groove(RN) baixista e multiinstrumentista, arranjador e compositor; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre

cultura popular e rap; Pingo de Fortaleza(CE) compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

10h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação
Mediador: Junu
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

13h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação; Mediador: Junu;Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente 
Convidados:
Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

16h30 – Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação Mediador: Junu 
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)          

20h – Show Mostra Sonoridades – Caboco Eletrônico (Di Freitas Daniel Lamar e Mestre Expedito) O projeto aproxima tradição, música erudita e eletrônica Os protagonistas Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), DJ Daniel Lamar (teclados controladores) e Di Freitas (rabecas) que, além de músico, é luthier e pesquisador, se utilizam do repertório da cultura popular em mixagens improvisadas ao vivo. Mestre Expedito, à frente da formação, é um performer de reisado dos mais atuantes na região. 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

Unidade Sesc Juazeiro do Norte

9/5 (Quinta-feira)      

9h – Mesas Temáticas: Formação : “Profissionalização e produção espaços de atuação profissional na cadeia produtiva da música no Nordeste”

Convidados: Ubiratã Marques (BA) – maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor (BA); Aglaia Costa (PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira; Almir Medeiros (AL) -Violoncelista, professor, pesquisador e regente.

Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

10h20 – Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.
Convidados: Sergio Groove (RN) – Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) – compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap;
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

13h30 – Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação

Mediador : JUNU (convidados banda Nazirê e Cômodo Marfim)

Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.

Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)

Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no nordeste

Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h20 Diálogos Criativos – Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h Show Mostra Sonoridades: Banda Cômodo Marfim
Nesse novo trabalho, a Cômodo reforça sua instrumentalidade firmada nas guitarras e baterias do rock alternativo e também nas formas autenticas de cantar suas críticas e poesias, e apresenta, de forma geral, um trabalho mais pop, ampliando as variações de synths e ousando nas linhas de baixo, passeando por estilos não explorados anteriormente, como o surf music, aproveitando a alta do retrowave e do dance-pop, e por fim, unindo criativamente, músicas pra cabeça e pro pé.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

10/5 (Sexta-feira)

9h – Mesa temática: Formação dos profissionais da música e espaços de atuação na cadeia produtiva da música no Nordeste.
Convidados: Ubiratã Marques, Aglaia Costa e Almir Medeiros.

Mediador: Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

13h30 – Mesa temática: Difusão – Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste.
Convidados: Sergio Groove, Beto Ehongue e Pingo de Fortaleza 
Mediador:   Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h30 – Diálogos Criativos – Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Sergio Groove (RN) – Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) – compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar ;Alex Santana (SE)
Mediador: (Integrante da banda Nazirê).
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h30  – Show Mostra Sonoridades: Banda Tiro Certeiro
A banda Tiro Certeiro traz uma proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.Formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, a Tiro Certeiro busca relembrar umas das fases mais criativas do cenário musical brasileiro dos anos 90, fazendo um tributo a banda Chico Science e Nação Zumbi.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

11/5 (sábado)

9h – Reunião: Eleição de prioridades, quais os gargalos e as ações mais emergentes.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227

13h30 – A Rede da Música no Nordeste – Pactos de convivência – redação do documento       
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h30 –  Avaliação do evento
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h – Show Mostra Sonoridades: Banda Nazirê
A proposta é mostrar para o mundo as canções guardadas. O lançamento do CD da Nazirê, representa o fechamento de um ciclo que contou com a ajuda de todos, que através de um financiamento coletivo, viabilizou que esse projeto fosse concretizado.O processo de gravação passou de uma ideia distante para algo mais próximo graças à colaboração de pessoas do mundo inteiro que acreditavam no projeto. O CD foi lançado em 2018 e está disponível nas principais plataformas de streaming de músicAdalberto
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

Banco do Nordeste premia MPEs cearenses de sucesso

Nesta quinta-feira, 9, o Banco do Nordeste anuncia as três empresas cearenses vencedoras do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena e Pequena Empresa 2019, nas categorias Comércio, Indústria e Serviços. Esta é a quinta edição da iniciativa, que reconhece e incentiva clientes que se destacaram e prosperaram em seus empreendimentos, a partir dos financiamentos do Banco. A solenidade será realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a partir das 10h.

Em toda a área de atuação, centenas de clientes foram indicados pelas diversas agências do Banco. Ao todo, serão premiados 33 clientes, três por estado doNordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

As empresas vencedoras foram selecionadas de acordo com os seguintes critérios: inovações empregadas no negócio, competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento.

Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena e Pequena Empresa 2019

Data e Horário: 9/5, às 10 horas

Local: Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL)

Atrações da festa de Santo Antônio serão apresentadas nesta quinta feira (9)

As atrações e projetos que comporão a Festa de Santo Antônio, em Barbalha, este ano, serão apresentados pelo prefeito Argemiro Sampaio, nesta quinta-feira, 9. O momento festivo acontecerá no Espaço Luz Buffet, a partir das 19 horas, para convidados, imprensa e digitais influencers. A iniciativa é da Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o CIEC (Centro Integrado de Esporte e Cultura).

 

Durante o evento, o prefeito Argemiro Sampaio apresentará a empresa que executará a festa no Parque da Cidade e as atrações que virão para Barbalha. Grandes nomes de todos os cantos do Brasil estão no leque de artistas que animarão a festa este ano. Na oportunidade, também serão apresentadas novidades na organização para o cortejo do Pau da Bandeira.

 

A quermesse também passará por modificações e será levada para o lado da igreja matriz de Santo Antônio, como tradicionalmente ocorria. Após o lançamento, será servido coquetel aos convidados ao som de muito forró.

PRF detém motorista por transporte irregular de suínos na BR-316 no MA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve na manhã de terça-feira (7) um motorista de um caminhão-baú que transportava irregularmente porcos na BR-316 em Caxias, a 360 km de São Luís.

Segundo a PRF, a apreensão aconteceu no Km 543 da BR-316 quando os policiais rodoviários realizavam uma fiscalização de rotina e sentiram um forte odor, característico de suínos, em um veículo tipo caminhão-boiadeiro que seguia na rodovia estadual no sentido da cidade de Caxias para Peritoró.

Durante a fiscalização os policiais da PRF constataram o transporte irregular de aproximadamente 100 porcos e mais cinco cavalos. Para os suínos havia uma Guia de Transporte Animal (GTA), emitida na segunda-feira (6) com validade até a sexta-feira (10), com quantitativo de apenas 40 porcos, restando aproximadamente 60 animais suínos sem a devida GTA.

Para os cavalos havia uma GTA, emitida no último dia 29 de abril com validade vencida na segunda com quantitativo de apenas um cavalo, restando quatro cavalos sem a devida GTA. Também não tinha a comprovação da imunização dos animais.

Após a fiscalização no veículo de carga pesada, a PRF acionou a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), que compareceu para realizar os procedimentos cabíveis.

Questionado a respeito, o passageiro do caminhão declarou a PRF que era proprietário dos porcos e que iria conduzi-los até a cidade de Maracaçumé, a 458 km da capital. Ele ainda disse que comprou os animais na cidade de Pedra, em Pernambuco, pelo valor de aproximadamente, R$ 30 mil e também afirmou que foi notificado no posto da Aged em Timon, a 450 km de São Luís, tendo sido inclusive lavrado um auto de infração no valor de R$ 5.000 mil.

O condutor do veículo, alegou que trouxe um cavalo de Cabo de Santo Agostinho, no Pernambuco, e que os outros quatro cavalos foram recebidos numa fazenda existente entre Timon e o Povoado Brejinho, sem emissão de GTA e demais exames exigidos. Diante das informações obtidas foram constatados os delitos como transportar animal sem GTA e disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano.

A destinação dos animais ficou a cargo da Aged. Já o motorista do veículo e o passageiro que estava com ele durante o transporte dos animais foram detidos e conduzidos para Delegacia de Polícia Civil em Caxias, onde ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: G1.com

Médico explica benefícios da pele de tilápia para tratar queimadura, técnica usada em série americana

A técnica de utilizar pele de tilápia nos curativos de pacientes com queimadura foi mostrada no seriado americano The Good Doctor e é alvo de uma pesquisa desenvolvida pelo cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, na área central do Recife. Em entrevista ao Bom Dia PE, ele detalhou os benefícios.

Na série americana, disponível pelo GloboPlay, o tratamento é usado para curar uma queimadura decorrente de um acidente de ônibus. Marcelo Borges explica que a técnica é mais barata e rápida que o atual tratamento adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Segundo Borges, a utilização no sistema público vem sendo debatida pela Anvisa.

De acordo com o médico, a pele de tilápia na queimadura funciona como um curativo biológico tampando a ferida. “A pele de tilápia tem uma quantidade de colágeno duas vezes maior se comparada à pele humana. Nossa pesquisa, também mostra pequenos agrupamentos proteicos com propriedade antibiótica que protege contra dor, infecção e acelera a cicatrização”, explica.

Atualmente, o SUS adota o uso de cremes cicatrizantes de aplicação diária. “As queimaduras são muito doloridas e tem um alto risco de infecção”, alerta o cirurgião. Além de acelerar os efeitos curativos, o uso da pela de tilápia é mais barato.

“O tratamento é 57% mais barato que os procedimentos do SUS e, com a menor quantidade de troca de curativos, já que a pele de tilápia adere a ferida com mais firmeza, esse valor reduz ainda mais”, afirma Marcelo Borges.

Para ser considerada apta ao uso em humanos, a pele do peixe passa por um processo de limpeza, descontaminação e esterilização com radiação ionizante. O resultado é um tecido seguro para aplicabilidade em humanos.

A utilização da pele animal também diminui o descarte do couro da tilápia, que atualmente tem apenas 1% de aproveitamento, utilizado na criação de peças de artesanato, sendo todo o restante destinado ao lixo.

Fonte: G1.com

Lei obriga comércio da Paraíba a fornecer troco em moeda aos consumidores

Foi sancionada e entrou em vigor nesta quarta-feira (8) uma lei que obriga os estabelecimentos comerciais da Paraíba a devolver, de forma integral, o troco das mercadorias em moeda corrente. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba.

De autoria da deputada Pollyanna Dutra (PSB), a lei ainda prevê que, na falta de cédulas ou moedas para o troco exato, o fornecedor do produto ou serviço deve arredondar o valor em benefício do consumidor. A lei proíbe ainda que os estabelecimentos substituam o troco em dinheiro por outros produtos não consentidos previamente pelo consumidor.

Em caso de descumprimento da lei, os estabelecimentos vão ser advertidos e em caso de reincidência, estão sujeitos a multa de R$ 500.

Conforme a justificativa do projeto, a lei visa coibir uma prática bastante corriqueira no estado e no país. “Trata-se de uma estratégia utilizada pelos comerciantes na venda de mercadorias e produtos em que estabelecem valores quebrados, o que termina por dificultar o troco do consumidor, solucionando a problemática com a substituição dos valores por outras mercadorias de baixo valor, a exemplo de balas, doces, chicletes, bombons ou similares”, diz o texto.

Em João Pessoa, há uma lei municipal semelhante, em vigor desde 2013. Diferente da lei estadual, a da capital proíbe o troco em formato de outras mercadorias e também obriga os estabelecimentos a colocarem cartazes informando sobre a lei.

Fonte: G1.com