Músicos de todo o Nordeste participam de intercâmbio no Cariri

Publicidade

Músicos, compositores, produtores dos nove estados nordestinos participam dos debates abertos ao público nas Unidades do Sesc.Cinco shows gratuitos acontecem de quarta a sábado.

 
O Projeto Sesc Nordeste das Artes foi iniciado em 2019 para contribuir com a articulação e  estímulo à produção artística nos nove estados da Região. Serão realizados fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.

Após o início em Fortaleza no mês de março, com um fórum estadual entre artistas, o projeto segue agora para as Unidades do Sesc no Crato e em Juazeiro do Norte, onde realiza de 7 a 11 de maio encontros entre  artistas da região  e convidados vindos de nove estados nordestinos (PI, AL, BA, RN,PE, MA,CE, PB, SE), integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores.

Alguns dos temas em análise serão: estéticas e dinâmicas criativas na performance;  formaçãodos  músicos  e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras e intercâmbio de processos criativos e experimentação.

Participam do Nordeste das Artes no Ceará: Oprodutor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga;  o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista,arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove; o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista de Fortaleza Pingo de Fortaleza e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernabucana , Aglaia Costa.

Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

Shows

Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente com as apresentações do Sesc Nordeste das Artes.

No Crato, nesta terça-feira (7/5), às 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do Rock. Na quarta (8/5), o show é da Banda Caboco Eletrônico, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.

Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira (9/5), às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a Banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, dia 10/05, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.

No encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê e mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online

(ver programação completa)

 

Programação


Unidade Sesc Crato

7/5 (Terça-feira)

9h – Abertura Encontro de apresentação e orientações sobre a ação. Contextualização sobre mostra e outras questões: apresentação do projeto Sesc Nordeste das Artes 
Mediação: Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc

Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)


10h20 –
Mesas Temáticas: Produção – Estéticas, dinâmicas criativas, na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.

Convidados: Severo (PI) – Produtor, músico, Artista independente

Alex Santana(SE) – Cantor e compositor e produtor musical, fundador do selo “Disco de Barro”; Naldinho Braga(PB) – Músico,compositor, pesquisador da cultura popular.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

13h – Roda de Conversa: Qual o lugar da música no Nordeste? A diversidade posta à mesa: Identificação e registro sobre as realidades; Possibilidades e complexidades; Apresentação dos destaques dos Fóruns Estaduais; Diferentes facetas para o desenvolvimento da produção musical no Nordeste: Formação, produção e difusão a cadeia produtiva da música no Nordeste.    Apresentação do projeto Mostra de Bandas Sesc Sonoridades.
Mediação: Chagas Sales, Sérgio Mahalhães e Junu
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

16h30 – Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.

Convidados: Ubiratã Marques (BA) – maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor; Aglaia Costa(PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira;

Artista Convidado (PI) – Músico, guitarrista, compositor e produtor musical. Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

20h – Show Mostra Sonoridades – Madalena Vinil
A banda iniciou seu trabalho no início de 2015, após vencer o Primeiro Festival Equalize, dedicado a bandas com trabalho autoral e promovido pelo Casarão Boteco em Crato – CE. Em 2016 a Madalena venceu o II Iguatu Rock Band Festival, festival autoral que ocorre junto ao Iguatu MotoFest, na cidade de Iguatu – CE. Apostando em músicas autorais e trazendo uma sonoridade que transita entre algumas vertentes do Rock. A banda segue fazendo shows de seu primeiro disco intitulado “Entre o Céu e o Bar”
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

8/5 – (Quarta-Feira)

9h – Mesas Temáticas: Difusão: Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste

Convidados:  Sergio Groove(RN) baixista e multiinstrumentista, arranjador e compositor; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre

cultura popular e rap; Pingo de Fortaleza(CE) compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

10h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação
Mediador: Junu
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

13h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação; Mediador: Junu;Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente 
Convidados:
Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

16h30 – Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação Mediador: Junu 
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)          

20h – Show Mostra Sonoridades – Caboco Eletrônico (Di Freitas Daniel Lamar e Mestre Expedito) O projeto aproxima tradição, música erudita e eletrônica Os protagonistas Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), DJ Daniel Lamar (teclados controladores) e Di Freitas (rabecas) que, além de músico, é luthier e pesquisador, se utilizam do repertório da cultura popular em mixagens improvisadas ao vivo. Mestre Expedito, à frente da formação, é um performer de reisado dos mais atuantes na região. 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

Unidade Sesc Juazeiro do Norte

9/5 (Quinta-feira)      

9h – Mesas Temáticas: Formação : “Profissionalização e produção espaços de atuação profissional na cadeia produtiva da música no Nordeste”

Convidados: Ubiratã Marques (BA) – maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor (BA); Aglaia Costa (PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira; Almir Medeiros (AL) -Violoncelista, professor, pesquisador e regente.

Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

10h20 – Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.
Convidados: Sergio Groove (RN) – Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) – compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap;
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

13h30 – Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação

Mediador : JUNU (convidados banda Nazirê e Cômodo Marfim)

Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.

Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)

Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no nordeste

Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h20 Diálogos Criativos – Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Naldinho Braga (PB) – Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) – músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h Show Mostra Sonoridades: Banda Cômodo Marfim
Nesse novo trabalho, a Cômodo reforça sua instrumentalidade firmada nas guitarras e baterias do rock alternativo e também nas formas autenticas de cantar suas críticas e poesias, e apresenta, de forma geral, um trabalho mais pop, ampliando as variações de synths e ousando nas linhas de baixo, passeando por estilos não explorados anteriormente, como o surf music, aproveitando a alta do retrowave e do dance-pop, e por fim, unindo criativamente, músicas pra cabeça e pro pé.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

10/5 (Sexta-feira)

9h – Mesa temática: Formação dos profissionais da música e espaços de atuação na cadeia produtiva da música no Nordeste.
Convidados: Ubiratã Marques, Aglaia Costa e Almir Medeiros.

Mediador: Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

13h30 – Mesa temática: Difusão – Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste.
Convidados: Sergio Groove, Beto Ehongue e Pingo de Fortaleza 
Mediador:   Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h30 – Diálogos Criativos – Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Sergio Groove (RN) – Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) – compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar ;Alex Santana (SE)
Mediador: (Integrante da banda Nazirê).
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h30  – Show Mostra Sonoridades: Banda Tiro Certeiro
A banda Tiro Certeiro traz uma proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.Formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, a Tiro Certeiro busca relembrar umas das fases mais criativas do cenário musical brasileiro dos anos 90, fazendo um tributo a banda Chico Science e Nação Zumbi.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

11/5 (sábado)

9h – Reunião: Eleição de prioridades, quais os gargalos e as ações mais emergentes.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227

13h30 – A Rede da Música no Nordeste – Pactos de convivência – redação do documento       
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h30 –  Avaliação do evento
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h – Show Mostra Sonoridades: Banda Nazirê
A proposta é mostrar para o mundo as canções guardadas. O lançamento do CD da Nazirê, representa o fechamento de um ciclo que contou com a ajuda de todos, que através de um financiamento coletivo, viabilizou que esse projeto fosse concretizado.O processo de gravação passou de uma ideia distante para algo mais próximo graças à colaboração de pessoas do mundo inteiro que acreditavam no projeto. O CD foi lançado em 2018 e está disponível nas principais plataformas de streaming de músicAdalberto
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

Publicidade

Leia também