Governador apresenta ações do Ceará em evento na Universidade de Harvard, nos EUA

Camilo Santana participou de painel sobre segurança pública no evento Brazil Conference 2019

O governador Camilo Santana apresentou nesta sexta-feira (5), na Universidade de Harvard, em Boston (EUA), as ações do Ceará para o combate ao crime organizado e redução dos índices de violência no estado. Durante o painel “Segurança – Estratégias para Superação da Criminalidade”, no evento Brazil Conference 2019, Camilo destacou a criação do Pacto por um Ceará Pacífico e os três eixos que norteiam as políticas públicas do estado na área: fortalecimento policial; reestruturação do sistema prisional; e o aspecto da prevenção.

“Esse é um desafio enorme. Mas só acredito que possamos resolver esse problema com planejamento, foco e integração. A partir do Pacto por um Ceará Pacífico, com envolvimento do Judiciário, Ministério Público, Legislativo, universidade e de toda sociedade civil, criamos uma nova estratégia de segurança”, citou Camilo Santana. O painel sobre segurança pública contou com a mediação do professor Benjamin Lessing e participação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e da CEO do Instituto Igarapé, Ilana Szabó.

Em sua fala, Camilo Santana destacou a importância de se cumprir a lei de execução penal nos presídios do estado. “É necessário cumprir a lei dentro dos presídios e mostrar que quem manda é o estado. Isso se reflete nas ruas. Nesses três meses estamos com a maior redução de homicídios dos últimos 10 anos”, disse. “Estamos investindo no reforço de pessoal e em tecnologia, para um trabalho qualificado das polícias; na reestruturação do nosso sistema prisional; e em prevenção, que é principalmente a educação e a melhora (de infraestrutura) nos aglomerados urbanos”, afirmou o governador do Ceará.

Durante o debate, Camilo voltou a destacar a importância do envolvimento da União para o enfrentamento à violência. “Esse problema da violência existe no Brasil inteiro. Temos quase 17 mil km de fronteiras terrestres, que precisam ser vigiadas. A responsabilidade de combater o narcotráfico é da União, não dos estados. Passei os últimos quatro anos debatendo a falta de uma política integrada no país, sem aglutinar os estados a debater esse tema. Apenas no fim do ano passado é que foi criado o Sistema Único de Segurança Pública”.

Encontro

Realizado desde 2005, o evento terminará no próximo domingo (7) e conta com grandes nomes da política e do Judiciário nacionais, empresários, educadores, jornalistas e esportistas. Além do governador Camilo Santana, participam os governadores Flávio Dino (MA), Fátima Bezerra (RN), Wilson Witsel (RJ) e Romeu Zema (MG); o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes; o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão; o presidente do STF, ministro Dias Toffoli; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o técnico Tite e o ex-jogador Pelé, entre outros.

Prefeito de Nova Olinda e secretária participam de reunião sobre gestão de saúde em Fortaleza

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Durante a manhã dessa sexta-feira (05), o prefeito de Nova Olinda, Afonso Sampaio, e a secretária de saúde do município, Eliane Lacerda, participaram da reunião para apresentação do andamento da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde no Estado do Ceará. O encontro reuniu gestores públicos e secretários de saúde na sede da AABB, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

O objetivo do encontro foi apresentar o andamento da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde no Estado, além de outras informações sobre a nova ferramenta de gestão: DigiSUS.

Segundo o prefeito, em publicação em sua página no Facebook, “discutimos sobre a repercussão que essa ação trará́ aos cofres municipais e ao acesso limitado a assistência hospitalar dos munícipes.”

Para a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que acompanhou o encontro, “A Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde é um instrumento de fortalecimento da governança regional e consiste em um processo de negociação e pactuação entre os gestores, onde são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos, no âmbito regional, partindo da realidade municipal.”

 

 

Demutran de Juazeiro do Norte altera sentido de via nas Timbaúbas

Por Agência News Cariri

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), informa aos condutores que trafegam pela Rua Rui Barbosa, no sentido Parque São Geraldo, que a Rua Horácio Campelo, Timbaúba agora é contramão. A via passou a ter sentido único, da Rua José Tomás de Menezes para a Rui Barbosa.

Agentes Educadores estão orientando motoristas e motociclistas. A nova sinalização deverá trazer mais segurança e mobilidade no trânsito daquela área, onde o Demutran constatou um fluxo crescente de veículos.

Uma das razões dessa movimentação intensa é o acesso da Horácio Campelo à Rua Pedro Henrique de Souza, que liga bairros como Aeroporto e Betolândia. A via tem sido a alternativa dos condutores que evitam as Avenidas Virgílio Távora e Castelo Branco.

Câmara do Crato recebe Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável e discute recepção de Romeiros no Município

A Sessão ordinária da Câmara Municipal do Crato desta segunda-feira, 1º de abril, contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luís Carlos Saraiva.

O gestor da pasta do Turismo esteve na sessão a convite dos vereadores Roberto Anastácio (PODE) e Dr. Maurício Almeida (PDT), para debater sobre a recepção dos romeiros na cidade, bem como de outros assuntos.

Durante a fala, o vereador Dr mauricinho destacou a importância da presença do secretário e comentou ter observado que os visitantes vindos de Juazeiro do Norte não eram recepcionados no Crato de forma atrativa, como uma ajuda de guias para indicar os pontos turísticos ou explicar um pouco da história da terra natal do Padre Cicero.

O parlamentar apresentou ao secretário reivindicações antigas como a construção de um Mirante no Belmonte e também o Marco zero do Crato que poderá ser construído no bairro Mirandão.

 

Já o vereador Roberto Anastácio disse ter sido um momento muito gratificante pois, sugeriu que a secretaria aproveitasse a visita dos turistas religiosos para conduzir e também conhecer as belezas naturais principalmente a Floresta Nacional do Araripe (FLONA). O parlamentar reivindicou a colocação de placas indicativas nas trilhas.

O Secretário Luís Carlos afirmou que existe uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro Norte – SETUR, onde incentive os romeiros a visitarem a estátua de Nossa Senhora de Fátima, o Palácio do Bispo e também a pia batismal na Sé Catedral onde o Padre Cícero foi batizado.

 

Segundo o secretário, entre os projetos pensados pela secretaria existe um em que foi solicitado ao Padre José Vicente, pároco da Sé Catedral em que no dia que se celebra o batismo do Padre Cícero possa acontecer uma encenação na Igreja da Sé Catedral, assim como batismos comunitários.

O gestor disse desde quando assumiu a pasta, o turismo religioso cresceu 198% no fluxo de visitação e completou dizendo que ainda há muito que avançar, mas demonstrou está contente com atuação na secretaria a proposta. Ele ainda agradeceu ao empenho dos servidores da pasta. Após as votações discussões a sessão foi encerrada pelo presidente Florisval Sobreira Coriolano.

Veja o exato momento em que carro de ambulância invade preferencial e abalroa motoqueiro em Crato-CE

Por Agência News Cariri

Um carro de ambulância invadiu a preferencial e acabou abalroando violentamente uma motocicleta na cidade de Crato-CE nesta última quinta-feira, dia 04. O fato ocorreu nas imediações do cruzamento das Ruas Nossa Senhora de Fátima e Av. José A Figueiredo.

É possível ver nas imagens o momento em que o condutor da motocicleta está trafegando normalmente e é abalroado pela ambulância. Devido ao impacto, a moto acabou sendo arremessada para dentro do canal do Rio Granjeiro, enquanto a vítima ficou ferida e caída sobre a ponte.

No local chegou vários populares que prestaram os primeiros socorros até ele ser socorrido para o Hospital São Camilo enquanto nas imagens ainda é possível ver alguns populares jogando uma corda para dentro do Rio e puxando a motocicleta de volta para a via.

Veja o vídeo:

Redução da desigualdade coloca a Uece no 2º lugar do Brasil em novo ranking internacional

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganha destaque em mais uma lista de classificação internacional. O Ranking de Impacto das Universidades é a nova lista do Times Higher Education (THE), único que realiza rankings de desempenho universitário global.

O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos indicadores de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses indicadores é a “Redução da Desigualdade”. Foi com as ações realizadas para este fim que a Uece se destacou no novo ranking, ocupando o 2º lugar entre as universidades brasileiras e o 92º do mundo.

Segundo o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, trata-se de uma grande conquista para a universidade, levando em consideração que essa é a primeira avaliação baseada em indicadores de desenvolvimento sustentável.

Para o vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, a colocação da Uece deve-se também a algumas características da própria universidade. “A Uece foi a primeira instituição pública de ensino superior do Ceará a se interiorizar, o que explica muito a presença de estudantes advindos de famílias de baixa renda, estabelecendo o perfil do nosso alunado, em que mais de 60% possui renda familiar de até três salários mínimos”. O vice-reitor ressalta ainda as cotas sociais, as quais a Uece aderiu antes mesmo da Lei Estadual, ampliando sua oferta com a determinação do Estado e permitindo o acesso à universidade a mais alunos oriundos de escolas públicas.

Redução das Desigualdades

No indicador de “Redução da Desigualdade”, no qual a Uece se destacou, são consideradas informações como o número de alunos que integra a primeira geração da família a ingressar no Ensino Superior; a existência de política de admissão não-discriminatória; assim como de programas de aconselhamento/apoio a alunos, servidores e professores de grupos subrepresentados.

“Ser a primeira da família a ingressar na universidade, especificamente em uma universidade pública, pra mim é uma oportunidade incrível e muito satisfatória, pois da realidade de onde venho, nunca houve muito interesse pelo curso superior, em razão de fatores como condições financeiras e até falta de conhecimento de como ingressar. Hoje, por meio da vivência e experiência que estou tendo na universidade influencio muitos de meus familiares que outrora não se interessavam por um curso de ensino superior”, conta a aluna do curso de Administração da Uece, Thaís Araújo Souza.

Nesta primeira edição do ranking, mais de 450 universidades de 76 países foram avaliadas por meio desses indicadores cuidadosamente calibrados pelo THE para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em três grandes áreas: pesquisa, divulgação e administração.

De acordo com a Folha de São Paulo, essa é a primera vez que uma avaliação global de universidades considera também aspectos voltados ao que, no Brasil, chamamos de extensão universitária, ou seja, a ligação da universidade com seu entorno. Nesse aspecto, a Uece oferece, por exemplo, eventos abertos ao público e projetos de extensão voltados para a comunidade, alcançando a média anual de 164 mil pessoas atendidas no último triênio.

Além disso, a Uece foi classificada ainda nos ODS de “Educação de Qualidade”, de “Saúde e Bem-Estar” e de “Parcerias e Meios de Implementação”.