Secretaria de Desenvolvimento Agrário e IFCE realizam segunda edição da Feira de Piscicultura Ornamental

Publicidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Crato, realizou no domingo, 10, a segunda edição da Feira de Piscicultura Ornamental, que reuniu centenas de pessoas na Praça da Sé.

A feira reuniu criadores de vários municípios que tiveram a oportunidade de realizar a venda de peixes ornamentais, expandindo ainda mais a iniciativa de criação doméstica, dando visibilidade aos criadores de peixes da cidade e aquecendo esse comércio local.

O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário, Tiago Ribeiro, comemora o sucesso dessa, que é a segunda feira em parceria com o IFCE. “Estamos realizando a segunda feira fruto do sucesso do projeto. O público está além do que nós esperávamos, o que fez com que assumíssemos o compromisso que realizar a feira uma vez por mês”, disse.

Para o professor do IFCE, Yure Lacerda, esse é um mercado com um potencial enorme, pelo número surpreendente de procura, principalmente de crianças e adolescentes. “É uma atividade que envolve toda a família. A Região tem um número considerado de pessoas que trabalha profissionalmente nessa área de criação de peixes ornamentais. O projeto conta hoje, com oito produtores, entre eles ex alunos do IFCE. A ideia é fortalecer esses produtores, pois esse é um mercado em grande crescimento”, afirmou o professor.

O produtor de Barbalha, Siqueira Araújo, agradece a iniciativa da Prefeitura do Crato em apoiar esse projeto que vem fortalecendo o comércio dos criadores. “Está sendo um grande momento para nós criadores de vários municípios que estamos conhecendo e diversificando nossos produtos, tanto com os peixes como na parte ornamental de aquários e alimentos para os peixes”, frisou Siqueira.

O número de crianças e adolescentes surpreendeu os criadores que venderam praticamente todo o produto disponibilizado na feira.

A jovem Ana Clara, de 12 anos, estava feliz em adquirir um peixe como animal de estimação e aproveitou para montar seu próprio aquário. “Foi o melhor animal de estimação que poderia ganhar. Vou seguir as instruções direitinho, como lavar o aquário a cada três dias e dar o alimento uma vez por dia”, comemorou a garota.

Nesta edição, o público presente na feira foi animado pela banda de música da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Publicidade

Leia também