Morre Augusto Bonequeiro, mestre do teatro de bonecos e humorista, aos 74 anos

O humorista e bonequeiro Augusto Bonequeiro faleceu nesta terça-feira (4), aos 74 anos, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). O artista estava internado em um hospital particular e sofria de Doença de Parkinson. O velório está previsto para esta quarta-feira (5), e o enterro ocorrerá na quinta (6).

Natural de Escada, em Pernambuco, Augusto se tornou um dos nomes mais importantes do teatro de bonecos no Ceará, estado onde morava desde a década de 1980. Com mais de 40 anos de carreira, ele fundou o Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos e ajudou a criar o Núcleo Ceará da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, em 1987.

Além dos palcos, marcou gerações com programas de TV como Bodega do Encrenca e Botando Boneco, nos quais deu vida a personagens como Seu Encrenca e Dona Cremilda. Augusto também levou seu trabalho a festivais no Brasil e no exterior, passando por países como Argentina, Itália, Espanha, Portugal e Suíça.

Em nota, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos lamentou a morte do artista, destacando seu compromisso com a cultura popular. Jáder Soares, diretor do Museu do Humor Cearense — que inaugurou em 2024 uma sala dedicada ao bonequeiro —, ressaltou o legado deixado pelo mestre: “O Augusto ensinou com humor e leveza, levando arte e reflexão para gerações. Que no céu tenha boneco.”

Agência News Cariri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos