Grupo se articula para ser nova via em Juazeiro do Norte-CE

As articulações políticas para as eleições 2020 já iniciaram e um grupo promete ser uma alternativa de mudança em Juazeiro do Norte.

Cerca de 20 líderes de várias áreas vem se reunindo para discutir as principais problemáticas da cidade, sugerir projetos e traçar vias para concorrer ao próximo pleito com chances reais de disputar a prefeitura da terra do Padre Cícero. A ideia é realizar reuniões frequentes. De dentro do grupo deve ser escolhida a chapa para a disputa em 2020.

O grupo vem sendo chamado de “Nova Liderança de Juazeiro”, e é formado por possíveis candidatos, a prefeito e vereadores, filiados a partidos e que tem ou já tiveram mandatos públicos.

A primeira reunião oficial foi realizada nesta sexta-feira, 29, na residência do ex-vereador Roberto Sampaio Lima, e contou com a presença, além do anfitrião, dos ex-deputados Anderson Palácio e Ana Paula Cruz, o vereador e ex-presidente e da Câmara de Juazeiro Glêdson Bezerra, os ex-vereadores Cláudio Luz, Paulo Machado, Pedro de Freitas e Normando Sóracles, que já disputou a prefeitura, assim como o comunicador Francisco Fabiano. Ambos tiveram boas votações nas disputas que participaram.

Para o vereador Glêdson Bezerra o mais importante é que haja essa discussão saudável sobre as prioridades do município, para que se crie novas possibilidades aos juazeirenses na próxima eleição. Segundo ele, não é um grupo para oposição, mas uma alternativa de governança, voltada para uma política diferenciada ao que se apresenta atualmente e que venha a atender com mais eficiência aos que mais precisam do governo.

Fazem parte do grupo ainda, o radialista Naldo Grangeiro, o ex-prefeito de Aurora Carlos Macedo, o professor Palácio, o vereador Tarso Magno, dentre outros.

 

MPCE acompanha realização de concurso público de Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, instaurou procedimento administrativo para acompanhar o andamento do concurso público da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, conforme o Edital 001/2019 para provimento de cargos vagos pertencentes ao quadro permanente de pessoal e formação de cadastro de reserva do Município.

A medida foi determinada pelo MPCE após a publicação da abertura das inscrições do referido certame no Diário Oficial do Município. Assim, a 3ª Promotoria, responsável na esfera extrajudicial pela proteção dos interesses das pessoas com deficiência, decidiu, de forma específica, fiscalizar a adequação do edital do processo seletivo e assegurar a reserva das vagas oferecidas a pessoas com deficiência.

O promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva ressalta que a Constituição Federal determina no inciso VIII do artigo 37 que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deve reservar um percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência, enquanto a lei que regulamenta a matéria estabeleceu o percentual mínimo de 5% e fixou o máximo em 20% das vagas oferecidas no concurso.

O representante do MPCE afirma, ainda, que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que a reserva é sobre o número de vagas de cada cargo e não sobre o número total de vagas do concurso ou qualquer outra base de cálculo quando o certame se destinar ao provimento de mais de um cargo público.

Além de prever o número de vagas existentes e mencionar o total correspondente à reserva destinada à pessoa com deficiência, a Administração Pública, ao elaborar o edital, deverá respeitar garantias especiais a este grupo de pessoas durante todo o certame. “Estamos aguardando o pronunciamento do Município de Juazeiro do Norte para então avaliarmos se foram adotadas todas as medidas normativas a fim de garantir a previsão constitucional. Caso sejam constatadas irregularidades e o Município não atenda eventual recomendação ministerial, adotaremos as medidas cabíveis”, explica o promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva.

Onyx: Bolsonaro tem ‘amor muito grande’ pelos caminhoneiros

Presidente e ministros prometem aumentar a fiscalização pelo cumprimento da lei do frete mínimo, criar pontos de descansos e melhorar as estradas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na noite desta sexta-feira (29), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, usou sua conta no Twitter para divulgar um vídeo no qual aparecem o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciando novas medidas a favor dos caminhoneiros. Eles prometeram aumentar a fiscalização pelo cumprimento da lei do frete mínimo, criar pontos de descansos e melhorar as estradas.

Tanto o presidente como o ministro iniciam seus vídeos chamando os motoristas de “amigos caminhoneiros”. Freitas afirma que o presidente “tem um amor muito grande pela categoria”. O presidente não havia publicado o vídeo em nenhuma das suas redes até as 23h desta sexta.

Assista:

Bolsonaro havia prometido o anúncio de novas medidas na quinta-feira (28), quando fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook na qual divulgou a nova política de preços e a criação de um cartão pré-pago de combustíveis para os caminhoneiros. As medidas visam aumentar a previsibilidade de gastos dos motoristas.

A mensagem de quinta não foi bem recebida pelos caminhoneiros, que têm falado sobre a possibilidade de uma nova paralisação. “A categoria não tem dinheiro para comer, como vai ter condições para gastar R$ 5 mil para adiantar o óleo diesel [no cartão pré-pago]”, afirmou Ariovaldo Junior Almeida, diretor do Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos, interior de São Paulo, sobre a possibilidade de adiantar a compra de combustível com o cartão, fixando o preço pago por litro de diesel.

“Foi a mesma coisa que jogar gasolina em fogo. É muito tempo que estamos esperando por um posicionamento”, disse Plínio Dias, presidente do Sinditac-PR (Sindicato dos Transportadores Autônomos do Paraná).

No vídeo de sexta, o ministro frisou as medidas relacionadas ao preço do diesel e afirmou que o governo irá aumentar a fiscalização nas rodovias para que a tabela do frete seja cumprida. Também prometeu a construção de postos de descanso e a melhoria das estradas. O pagamento de um valor mínimo pelas transportadoras é uma das principais reivindicações do setor.

“O presidente determinou que o ministério trabalhe para melhorar a condição de vida dos caminhoneiros na estrada. Ele tem um amor muito grande pela categoria e é isso que nós vamos fazer. Vamos intensificar a fiscalização do cumprimento da lei do piso mínimo do frete, vamos construir postos de parada nas rodovias concessionadas, junto dos serviços ao usuário”, afirma Tarcísio em vídeo feito pelo celular, como se fosse uma selfie.

O ministro também anunciou que em abril será feito um teste (projeto-piloto) do Documento de Transporte Eletrônico, no Espirito Santo. O sistema também é pedido pelos caminhoneiros pois promete facilitar a fiscalização e a punição contra as transportadoras que não obedecerem as regras de carga

Fonte: Notícias ao Minuto

Vamos lutar na Justiça para que Temer retorne à prisão, diz MPF-RJ

O ex-presidente foi preso na semana passada, mas solto alguns dias depois por meio de um habeas corpus

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) do Rio, Eduardo El Hage, afirmou na tarde desta sexta-feira, 29, que está preparando um recurso para a manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Temer foi preso na semana passada, mas solto alguns dias depois por meio de um habeas corpus. “Vamos lutar na Justiça para que o ex-presidente Temer retorne à prisão.”

“No dia em que ele foi preso já havia três denúncias contra ele”, afirmou El Hage. “Agora estamos apresentando mais duas. Ele já deveria ter sido preso em flagrante no Jaburu e só não foi por conta de um obstáculo constitucional (foro privilegiado

Os procuradores entendem que a prisão preventiva é necessário porque, solto, ele poderia obstruir as investigações, interferir na ordem pública e na execução penal. “Entendemos que a prisão era necessária e ainda é.” El Hage cita a comunicação entre Temer e Moreira Franco na madrugada da prisão como um indicativo de que as informações da investigação teriam vazado

Juíza proíbe governo Bolsonaro de comemorar golpe de 1964

Ela atendeu a um pedido de liminar apresentado pela Defensoria Pública da União, que alegou risco de afronta à memória e à verdade, além do emprego irregular de recursos públicos nos eventos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara da Justiça Federal em Brasília, proibiu nesta sexta (29) o governo de Jair Bolsonaro de comemorar o aniversário de 55 anos do golpe de 1964 no próximo domingo (31).

Ela atendeu a um pedido de liminar apresentado pela Defensoria Pública da União, que alegou risco de afronta à memória e à verdade, além do emprego irregular de recursos públicos nos eventos.

“Defiro o pedido de tutela de urgência para determinar à União que se abstenha da ordem do dia alusiva ao 31 de março de 1964, prevista pelo ministro da Defesa e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica”, decidiu a magistrada.

Ela determinou que a Defesa seja intimada da ordem. No início da semana, Bolsonaro havia determinado à pasta que o golpe fosse comemorado nos quartéis.

Na prática, várias unidades militares anteciparam as celebrações ao movimento golpista para esta sexta (29), já que o aniversário cairá no domingo.

Fonte: Notícias ao Minuto

Bolsonaro embarca para Israel neste sábado

Esta será a terceira viagem oficial de Bolsonaro ao exterior desde que assumiu a presidência

O presidente Jair Bolsonaro viaja para Israel na tarde deste sábado (30), onde vai se reunir com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. A visita prevê compromissos em Tel Aviv e Jerusalém, as duas cidades que estão no centro da polêmica envolvendo a embaixada brasileira. Esta será a terceira viagem oficial de Bolsonaro ao exterior desde que assumiu a presidência da República.

Um dos objetivos da viagem é retribuir a visita de Netanyahu ao Brasil na posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro, que foi a primeira visita oficial de um premiê israelense ao Brasil. Na ocasião, ambos reafirmaram a intenção de fazer parcerias em diversos setores.

Logo após vencer a eleição, em novembro do ano passado, Bolsonaro prometeu transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo dos Estados Unidos. Dessa forma, o Brasil reconheceria Jerusalém como capital de Israel. No entanto, até o momento, a mudança ainda não foi realizada.

Para Israel, Jerusalém é a “capital eterna e indivisível” do país. Já os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestino. A comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense de Jerusalém como sua capital indivisível.

Depois da repercussão da declaração de Bolsonaro,  que pode gerar retaliações comerciais de países árabes, o governo brasileiro tem sido mais cuidadoso ao abordar o tema. O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou que o governo estuda essa possibilidade, mas não deve anunciar nenhuma medida nesse sentido na visita a Israel.

Junto com Bolsonaro viajam: os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Os senadores Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Soraya Thronicke (PSL-MS) e a deputada Bia Kicis (PSL-DF) também integram a comitiva, segundo o “G1”.

Veja abaixo a agenda de Bolsonaro em Israel:

Sábado

13h – Partida de Brasília para Las Palmas, Espanha

23h20 (horário local) – Chegada a Las Palmas

Domingo

00h50 – Partida de Las Palmas para Tel Aviv

10h – (horário de Israel) – Chegada a Tel Aviv

10h05 – Cerimônia oficial de chegada a Isral

13h – Almoço privado

17h – Reunião privada com o primeiro-ministro de Israel

18h – Cerimônia de assinatura de acordos nas seguintes áreas: Ciência e Tecnologia, Defesa, Segurança Pública, Saúde e da Medicina (a confirmar).

19h10 – Chegada à residência do primeiro-ministro

19h15 – Declaração conjunta à imprensa do presidente Jair Bolsonaro e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

19h45 – Jantar oferecido pelo primeiro-ministro de Israel

20h – Jantar oferecido pelo ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz, aos ministros integrantes da delegação brasileira

Segunda-feira

09h30 – Visita à Unidade de Contraterrorismo da polícia israelense

09h40 – Demonstração de emprego da Unidade de Contraterrorismo da polícia israelense

11h10 – Visita à Brigada de Busca e Salvamento do Comando da Frente Interna de Israel

11h15 – Cerimônia de condecoração da Brigada de Busca e Salvamento do Comando da Frente Interna de Israel com a Insígnia da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

12h20 – Almoço privado

16h50 – Chegada ao Muro das Lamentações

Terça-feira

08h30 – Café da manhã com CEOs de startups israelo-brasileiros

10h – Cerimônia de abertura do encontro empresarial Brasil-Israel

10h50 – Visita à exposição de produtos de empresas de inovação

11h40 – Visita ao Centro Industrial Har Hotzvim e à Mobileye

12h30 – Almoço com empresários

15h45 – Visita ao Yad Vashem, Centro de Memória do Holocausto

15h50 – Visita à Exposição “Flashes of Memory – Fotografia durante o Holocausto”

16h10 – Cerimônia de oferenda floral

16h35 – Visita ao Bosque das Nações

16h45 – Cerimônia alusiva ao plantio de muda de oliveira no Bosque das Nações

19h – Jantar privado

Quarta-feira

09h30 – Chegada à cidade de Raanana

09h40 – Visita à comunidade de brasileiros estabelecida na cidade

11h20 – Chegada ao Aeroporto Internacional Ben Gurion

11h40 – Partida de Tel Aviv para Las Palmas

14h50 – Chegada a Las Palmas

16h20 – Partida de Las Palmas para Brasília

20h40 – Chegada a Brasília

Fonte: Notícias ao Minuto

Demutran de Juazeiro do Norte inicia implementação de faixa para motos na segunda-feira, 1º

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), inicia em caráter experimental, na próxima segunda-feira, 1º, às 9 horas, a sinalização de trânsito com faixa de retenção exclusiva para motos. A primeira será no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua José Marrocos, visando a redução dos riscos de acidentes.

A nova sinalização, entre a faixa de pedestre e os automóveis parados no semáforo, dará preferência aos motociclistas na hora em que o sinal abrir. Eles terão melhor visibilidade, o que tende a evitar atropelamentos, por exemplo. É esperado ainda que a distância dos carros evite também ultrapassagens indevidas e conflitos. Além disso, poderá aumentar o respeito aos pedestres.

A medida, inédita na região do Cariri, já foi adotada pela capital, Fortaleza, e por outras grandes cidades.

“A ideia foi do Deputado Federal, Pedro Bezerra, e decidimos executá-la porque acreditamos que tornará o trânsito mais seguro”, disse o Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano.

A faixa de retenção exclusiva para motos seria implantada no sábado passado, mas a via molhada devido à chuva inviabilizou a implantação. Hoje, a frota de Juazeiro do Norte é de quase 120 mil veículos. Pelo menos, 55 mil, são motocicletas.

Empresário caririense firma parceria com o Crato Esporte Clube nos jogos da Série B do Campeonato Cearense

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Durante a tarde da última quinta-feira (28) os diretores do Crato Esporte Clube, juntamente com o Prefeito Zé Ailton Brasil, se reuniram com o empresário e dono da Farmace, Manuel Salviano, para firmar parceria com o time durante os jogos da Série B do Campeonato Cearense. O encontro aconteceu na sede da empresa, em Barbalha.

Também estiveram presentes na reunião, o Secretário de Esporte e Juventude do Crato, Lamar Lima e seu adjunto Henrily Renner. Além desses, também participaram do encontro o presidente e a diretora do Instituto de Desporto Crato Esporte Clube, Ivan Barros e Flávia Soares.

Durante o encontro, o prefeito e o empresário mostraram seu apoio ao Crato Esporte Clube em participar de um dos maiores campeonatos de futebol do Estado.

Crato x Limoeiro no Cearense

O Crato vai enfrentar o Esporte Clube Limoeiro na primeira rodada do cearense já no próximo sábado (06 de abril). Depois os dois times iram se enfrentar novamente em 1º de maio já na 6ª rodada.