Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo abrem a Mostra Sesc Cariri de Culturas

O show acontece dia 16 de novembro em Juazeiro do Norte. e incentiva a solidariedade com a doação de alimentos para acesso

Publicidade

O Grande Encontro de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença dá início à 20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. No dia 16 de novembro, às 21h, mais de trinta mil pessoas são esperadas no Largo da Matriz em Juazeiro do Norte, para assistir ao show promovido pelo Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio.

Os três artistas nordestinos comemoram vinte anos de parceria e cantam juntos em Juazeiro do Norte pela segunda vez. Há dois anos o projeto “O Grande Encontro” está em turnê pelo Brasil, tendo se apresentado em Portugal em julho. O repertório com os sucessos da cantora paraibana e dos dois cantores e compositores pernambucanos foi gravado em CD e DVD em 2016 e teve mais de quarenta mil cópias vendidas.

Na nova versão do show, os arranjos ganham a energia das guitarras, violões e da percussão, sempre coroados pela melodia da sanfona que acompanha Elba, Geraldo e Alceu em duetos, trio ou em solos.

Os fãs podem esperar as músicas: “Anunciação”, “Banho de Cheiro”, “Dia Branco”, “Tropicana”, “Moça Bonita”, “Caravana”, “Belle de Jour”, “Canção da Despedida”, “Coração Bobo”, “Táxi Lunar”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Chão de Giz” e “Frevo Mulher”.

No palco da cultura Nordestina

Em 2016, Alceu Valença se apresentou no encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Em 2015, Elba Ramalho cantou para mais de quinze mil pessoas no Crato, durante a abertura da 17ª edição desta que é uma das maiores iniciativas culturais do Sesc em todo o País.

“Falo por mim e com certeza em nome dos meus companheiros de palco. Já tive oportunidade de participar da Mostra Sesc Cariri de Culturas e se trata de um evento da maior grandeza para a nossa cultura. Poder participar desta ação é levar cultura, diversão e arte para onde o povo está”, diz Elba.

Nascida no sertão paraibano, a cantora lembra das tradições nordestinas  que marcaram sua infância na cidade de Conceição. “Era nas festas das Igrejas, nas quermesses, nos reisados e no São João que eu tinha contato com as festas populares, com as mais genuínas expressões culturais da nossa terra”, recorda ela.

A Mostra Sesc incentiva a cultura popular em toda a região: 108 grupos com mais de 1800 brincantes de reisado, maracatu, bandas cabaçais, coco, maneiro pau, entre outros, são cadastrados ao Sesc Ceará e participam da Mostra, formando uma vasta rede de identidades e manifestações artísticas populares em 26 cidades, de 16 a 20 de novembro.

Artistas nacionais

Na lista de atrações musicais convidadas pelo Sesc  estão músicos nordestinos consagrados, bandas e  artistas da nova cena musical  brasileira. O circuito “Tem Forró no Cariri” faz parte da programação da Mostra e terá a participação do cantor e compositor de forró pé-de-serra Flávio Leandro, ele canta no dia 16 de novembro na cidade de Brejo Santo.

No dia 17, é a vez das cantoras Amelinha e Ana Paula Nogueira se apresentarem na cidade de Campos Sales. No dia 18, Chambinho do Arcordeon e Orquestra de Sanfonas do Ceará fazem show na cidade de Tarrafas.

No dia 19 de novembro, às 20h30, no Largo da RFFSA, no Crato, acontece o show da banda pernambucana Eddie, que comemora 30 anos de carreira. Em seguida, às 22h, a cantora paulista Tiê apresenta seu quarto álbum Gaya. Já em Juazeiro do Norte, no terreiro da Mestra Margarida, acontece, a partir das 20 h, os shows do artista caririense Luiz Carlos Salatiel & Los Fractais e do jovem maranhense Phill Veras.

Milton Nascimento canta no show de encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas. “Semente da Terra” é o trabalho que o grande cantor mineiro apresenta ao público caririense no dia 20 de novembro, às 21h, no Largo da RFFSA, na cidade do Crato.

Solidariedade e cultura

Com o compromisso de estimular a solidariedade, a Mostra Sesc Cariri de Culturas estimula a doação de 2kg de alimentos para o acesso ao show de abertura e espetáculos em espaços fechados, de 16 a 20 de novembro.

Funciona assim: 1 hora antes da apresentação é dado início a entrega de ingressos e nesse momento o espectador pode fazer a doação, saciando sua fome de cultura e ajudando a quem precisa. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às instituições sociais beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil Sesc Cariri.

Publicidade

Leia também