Marcela Tosi
Julyana Raab, prestará o Enem pela terceira vez, pretende sair cedo de casa e chegar ao local da prova 30 minutos antes dos portões se abrirem. Como o horário de verão começa neste domingo, 4, primeiro dia de prova do exame, ela quer chegar às 10h30min no colégio. Por isso, prefere “tomar um café da manhã reforçado com tapioca, café e alguma fruta”. Segundo o nutricionista Cláudio Bessa essa decisão está em parte correta. “Os candidatos não devem ir sem comer, mas é importante evitar excessos”, explica. Assim, devem fazer o café da manhã e o almoço de acordo com o costume, mas em menores porções e preferindo cardápios mais leves.
Mesmo com a necessidade de almoçar cedo devido ao horário de verão ou com a dificuldade de comer por conta do nervosismo, é preciso estar bem-alimentado. “Estômago vazio pode resultar em hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), dificultando a concentração. Ao mesmo tempo, os excessos podem causar desconfortos intestinais e sonolência”, pondera o nutricionista.
Ele sugere que sejam consumidos alimentos como iogurte, maçã e banana pela manhã. O café e outras bebidas energéticas devem ser ingeridas com cautela para evitar que aumentem o nervosismo. No almoço, proteínas brancas, “de preferência peixe, que é rico em ômega 3 e ajuda no raciocínio”.
Exames como o Enem demandam intensa atividade mental, por isso é adequado levar lanches práticos que proporcionarão ao candidato a energia necessária. Cláudio sugere preparar um sanduíche de pão integral com queijo e alface para ser consumido com suco ou uma fruta da preferência do estudante.”O açúcar em excesso pode deixar o estudante hiperativo e ansioso”, explica. Para ele, o ideal são os chocolates mais amargos, que, em porções moderadas, ajudam a manter a concentração.
Leia mais na 4 e 5
20 dicas para quem irá fazer o Enem
1. Confie no seu desempenho durante o ano. Não vale a pena estudar conteúdos novos na véspera do exame.
2. É um momento para fazer revisões gerais.
3. Convide amigos para assistir a um filme ou passe um tempo com a família.
4. Seu corpo precisa estar descansado.
5. Não vire noites em claro e procure dormir bem.
6. Trajeto. Pesquise sobre seu local de prova e faça o trajeto com antecedência.
7. Chegue cedo. Em locais muito grandes, você pode demorar a encontrar sua sala.
8. De olho no relógio. O horário de verão tem início no domingo do Enem. Por isso, no Ceará, os portões abrem às 11h e fecham ao meio-dia, horário local.
9. É obrigatório documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta em material transparente.
10. Só vale documento de identificação original, oficial e com foto.
11. Importante! Se você perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência.
12. É aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição.
13. É proibido ficar com lápis ou lapiseira; borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos; materiais impressos e anotações. Todos devem ser guardados em bolsa ou no envelope lacrado antes do início da prova.
14. Roupas. Não use acessórios que cubram os cabelos ou as orelhas. Prefira roupas confortáveis.
15. Alimente-se bem antes das provas e leve um lanche para não ser incomodado pela fome.
16. Tenha uma estratégia. Você pode responder as questões mais fáceis, depois as médias e deixar as difíceis ou que você tem dúvidas para o final. Assim, você otimiza o tempo.
17. Cuidado com o gabarito. Preste atenção para não pular linhas na folha de respostas.
18. Foque em você. Distrações externas, como barulhos ou candidatos saindo antes de você, podem atrapalhar ou causar ansiedade. Procure manter a concentração na sua prova.
19. Se ficar nervoso na prova, pare, respire e beba água. Caso precise, vá ao banheiro.
20. Conferindo as respostas. Os gabaritos oficiais serão publicados no site oficial em 14 de novembro.
Fonte: O Povo