Câmara do Crato- Parlamentares falam sobre eleições presidenciais

A câmara dos vereadores do Crato se reuniu em mais uma sessão ordinária na noite da última segunda-feira,10. Entre os principais assuntos levantados pelos parlamentares, as eleições presidenciais de outubro próximo.

No grande expediente, o vereador Amadeu de Freitas, do PT, discursou afirmando que o ex-presidente apesar de estar preso, lidera todas as pesquisas e tem o apoio popular. Ele afirmou ainda que Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, e agora o substituto do ex-presidente, será o responsável de herdar o legado deixado pelo ex-presidente, além de dar continuidade ao programa do partido no país. O parlamentar declarou ainda que é necessário se posicionar fortemente para mudar a política brasileira caso contrário no país irá afundar.

Também no uso do grande expediente, o vereador Roberto Anastácio (Bebeto), do PODEMOS, usou a tribuna para falar sobre o atentado sofrido pelo candidato à presidência da república Jair Bolsonaro (PSL), ocorrido na última quinta-feira, em Minas Gerais. O edil afirmou que o atentado foi contra a democracia.

O parlamentar rebateu a fala do vereador Amadeu que afirmou que o candidato foi vítima do próprio veneno, segundo Amadeu, o presidenciável sempre faz apologia à violência. Bebeto considerou um absurdo, o que considerou uma intolerância política que existe no país, já que utiliza da violência por não concordar de ideias e posicionamentos do presidenciável.

A câmara ainda recebeu a presença do radialista e produtor cultural, Jorge Carvalho que falou sobre o monumento de Nossa Senhora de Fátima, do antigo aeroporto do mesmo nome, em Crato. Carvalho deu uma aula de história ao relembrar pessoas, lugares e fatos importantes da história do município.

A produção Legislativa contou ainda com aprovação de projetos de leis em primeira votação, bem como o projeto de lei que torna obrigatório o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas públicas municipais. Após as votações a sessão foi encerrada pelo presidente Florisval Sobreira Coriolano.

Prefeitura esclarece confusão envolvendo guarda municipal e artista em Juazeiro do Norte-CE

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, esclarece quanto ao episódio vivenciado na noite desta quarta-feira, dia 12, na Praça Padre Cícero, envolvendo um agente da Guarda Municipal, que o respectivo servidor foi afastado das suas funções, por meio de medida cautelar, e a Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar as devidas responsabilidades.

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania ainda informa que não acata, no âmbito da Corporação, esse tipo de procedimento equivocado, uma vez que o objetivo da pasta é promover a cidadania e o bem-estar social.

Com informações da Assessoria de imprensa

Caminhada pela vida é realizada em Barbalha.

A Prefeitura de Barbalha realizou na manhã desta terça-feira, 11, a 1ª caminhada pela vida. A ação contou com a presença de profissionais e usuários dos serviços, que foram às ruas chamar a atenção da população para a campanha mundial do Setembro Amarelo, que tem como foco principal a prevenção do suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Isto faz com que o suicido seja considerado como um grave problema de saúde pública. Dados revelam que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. O Ceará é o estado que registra maior número de casos, no Norte e Nordeste, sendo o 5° lugar no país. Em Barbalha, entre os anos de 2008 a 2017, foram identificados 44 casos de suicídios, onde 33 foram do sexo masculino e 11 do sexo feminino.

Por meio dessa problemática, a Prefeitura busca unir esforços, através de uma rede intersetorial a fim de reduzir significativamente a estimativa de casos. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social está com uma programação especial pela valorização da vida durante este mês, em todo o município.

(Ascom)

 

Câmara de Tauá cassa prefeito Carlos Windson

Por Madson Vagner

A Câmara Municipal de Tauá cassou, nesta quarta-feira (12), o mandato do prefeito Carlos Windson, por 11 votos a 4. O gestor foi condenado por negligência na defesa dos bens do município e contratar empresas sem licitação para prestar serviços. Com a decisão, o vice-prefeito Frederico Rego, deve assumir a Prefeitura nesta quinta-feira (13).

No dia 11 de junho, uma Comissão Processante iniciou a investigação sobre denúncias recebidas pelo Poder Legislativo. Entre as várias denúncias a comissão considerou quatro como procedentes. Descumprimento do orçamento referente ao teto de gastos com pessoal, dispensa de licitação do transporte escolar, ausência de prestação do serviço e negligência, foram as denúncias aceitas e que levaram a cassação do prefeito.

Votaram a favor do relatório os vereadores Marco Aurélio, Antônio Coutinho, Valdemar Jr., Chico Neto, Felipe Viana, Fátima Veloso, Williana Bezerra, Vony Sousa, Argentino Filho, Luís Tomáz e Williana Bezerra. Votaram contra os vereadores Dr. Edyr Mota, Alaor Mota, Wellington Jr. e Fátima Guedes.

FERNANDO SANTANA DEFENDE VOTO LIVRE E CONSCIENTE DURANTE ATO DE CAMPANHA

O candidato Fernando Santana 13222 defendeu na noite de ontem, 12, durante encontro realizado com cerca de 200 formadores de opinião atuantes em diversas áreas do setor econômico de Juazeiro do Norte, o voto livre e consciente como ferramenta necessária para mudanças que o país precisa sofrer a partir de janeiro do próximo ano.

Na avaliação do candidato, é preciso conscientizar o eleitorado de que toda e qualquer pressão imposta por quem disputa cargos majoritários e proporcionais em pleitos eleitorais constitui-se em ato nocivo não apenas ao processo democrático, mas, à própria sociedade.

“As pessoas não podem votar se sentindo pressionadas. Infelizmente, a gente acaba recebendo de algumas pessoas, nessas caminhadas que fazemos durante a campanha, notícias de que há candidatos que exercem, de uma forma ou de outra, algum tipo de pressão para fazer com que o eleitor o apoie e defenda seu número nas comunidades. Essa forma de fazer campanha é completamente errada. Não se pode admitir que o eleitor seja manipulado ao exercitar sua democracia plena que é, justamente, o voto”, ressaltou Fernando Santana.

 

Durante o encontro, organizado pelo casal Paulo e Andrea Landim, empresário e médica, respectivamente, o candidato também refletiu sobre como a “boa” política afeta a vida das pessoas.

“Abaixo de Deus, a única forma que nós temos de ajudar a melhorar a vida das pessoas é através da política. É através da política que a gente melhora a Saúde, que se constrói um hospital regional como esse que nós temos aqui [no Cariri] para atender as pessoas mais necessitadas, com todos os gastos pagos pelo Governo do Estado. É através da política que melhoramos a Educação, onde das 100 melhores escolas do Brasil, 82 são do Ceará, fruto de um grande trabalho iniciado lá atrás pelo então governador Cid Gomes e ampliado e melhorado pelo governador Camilo Santana13; que se avança na Assistência Social que nós temos, é a Segurança Pública, que aqui e acolá a gente reclama, mas, o governador que mais investiu na Segurança Pública, na história do Ceará, foi o governador Camilo Santana13”, afirmou o candidato, lembrando que os problemas ainda vivenciados pelo setor são ocasionados pelo narcotráfico.

“Quem manda na nossa insegurança é o tráfico de drogas. O tráfico é quem financia toda essa barbárie que acontece no país e no mundo. Repito, nós temos o governador que mais investiu em equipamentos, no lado humano, fez um concurso para a Polícia Militar e chamou todos os concursados e todos os remanescentes para que pudéssemos nos sentir mais seguros, o investimento foi feito. Mas, o grande problema é o tráfico de drogas. O Ceará não produz droga. A droga vem toda de fora, entra pelas fronteiras. E quem tem que cuidar e resguardar as fronteiras é o Governo Federal. Aqui dentro do Ceará o governador tem feito um esforço sobre humano para que todos possam se sentir mais seguros”, concluiu Fernando Santana.

AGENDA

Nesta quinta-feira, 13, o candidato Fernando Santana 13222 realizará ações de campanha no município de Crato.

À tarde, a partir das 15 horas, Fernando Santana participa de caminhada no Centro da cidade, acompanhado por lideranças políticas do município. Por volta das 17 horas, será a vez do Distrito de Dom Quintino receber a visita do candidato. Na localidade ele estará ao lado do prefeito José Aílton Brasil e de lideranças que atuam na região.

A agenda de campanha em Crato será encerrada no Engenho do Brigadeiro, no bairro Palmeiral, onde Fernando Santana participará de reunião política ao lado da ex-deputada estadual Fabíola Alencar. O evento está previsto para ter início às 19 horas.

Assessoria de Comunicação

Câmara de Mauriti entrega Títulos e Comendas em Sessão Solene

A Câmara de Mauriti realizou sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania mauritiense e Comenda Buriti Grande a vários homenageados, no último dia 29 de agosto. Uma bonita cerimônia reuniu família e amigos dos homenageados e personalidades da região, além de lideranças políticas como o ex prefeito Márcio Martins .

A presidente Fernanda Martins presidiu os trabalhos e a Mesa foi formada por vereadores .

Fernanda se disse feliz pelas justas homenagens à pessoas que fazem tanta diferença no município. Para ela, cada um com sua importância e valor inestimável, com grandes contribuições em vários setores. A presidente destacou o trabalho que vem realizando pelo Poder Legislativo, nos últimos 20 meses, com as várias votações importantes, a reforma da sede da Câmara, sempre lutando em prol da melhoria das condições de vida dos mauritienses. Conquistas que, de acordo com ela, tiveram a importante participação de cada vereador e de cada cidadão, que vem atuando ativamente na construção de dias melhores.

Com a Comenda Buriti Grande foram agraciados André Barbosa Patrício, José Leopoldo Leite, Francisco Ferreira da Costa, José Henrique Carneiro, João Cartaxo de Melo, José Cardoso de Oliveira Filho, José Dias dos Santos, José Rogério de Oliveira, Márcio André Dantas de Morais, Maria Alice Tavares Leite, Nicodemos Silva Lacerda, Padre Cícero Furtado de Oliveira e Raimundo de Sá Leite.

Já com Títulos de Cidadania mauritiense foram homenageados Adhail Carneiro, Damião José do Nascimento, José Júnior Pereira Bezerra, Fernando Matos Santana, Geocondes Correia de Lima, Manoel de Sousa, Manuel Furtado de Oliveira, Maria Eunice Furtado, Neyrismar Felipe dos Santos, Padre Ismael Vogas Evangelista, Renato de Sousa Ferreira, Caio Monteiro Landim Sampaio e Sebastião Silva Araújo.

Prefeito visita reconstrução do asfalto do Riacho Verde em Várzea Alegre—CE

Por Agência News Cariri

Está em fase adiantada a obra de reconstrução do asfalto da estrada do Riacho Verde, que liga o distrito à BR 230. A estrada, com 6,8km de extensão, construída em 2004, estava em péssimo estado de conservação, com incontáveis buracos, devido à falta de manutenção.

 

Nesta quarta-feira, 12, Zé Helder esteve visitando a obra na companhia do vereador Dedé da Topique (Avante), Elonmarcos Correia – Secretário de Infraestrutura e de Maiko de Morais Costa – Diretor Municipal de Urbanismo.

 

Quando reassumiu o Governo de Várzea Alegre, em 2017, para seu terceiro mandato, o prefeito Zé Helder, com o vereador Dedé da Topique e outras lideranças do Riacho Verde, assumiram com a comunidade o compromisso de reconstruir a estrada.

 

O prefeito deu início às articulações junto ao Governador Camilo Santana (PT), com apoio do deputado estadual Dr. Sarto Nogueira (PDT). No dia 07 de maio, o governador assinou o projeto em reunião realizada em Fortaleza.

 

A liberação de recursos, da ordem de R$ 1.855.063,24, foi anunciada por Camilo Santana, no dia 09 de junho, durante a inauguração do Centro de Educação Infantil Tia Luizinha, no bairro Juremal, nesta cidade.

 

A contrapartida da Prefeitura, segundo informou o prefeito Zé Helder, representa investimento de R$ 191.259,40.

 

A reconstrução da estrada do Riacho Verde é obra conveniada com o Governo do Estado – Convênio 13/2018, através do Departamento Estadual de Rodovias – DER, executada pela empresa A. L Teixeira Pinheiro.

 

Assessoria de Comunicação

Após nova cirurgia, Jair Bolsonaro passa bem, dizem médicos

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite desta quarta-feira (12) no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele passa bem.

A informação foi confirmada à reportagem inicialmente pelo presidente da UDR (União Democrática Ruralista), Nabhan Garcia, que é amigo e apoiador de Bolsonaro e está no hospital com o deputado.

“Tecnicamente não sei o por quê, mas ele teve de ser submetido a uma cirurgia porque não passou bem ontem [terça-feira, 11] e nem hoje [quarta]”, disse. “Ele está em cirurgia agora, foi submetido há pouquíssimo tempo a essa cirurgia.”

De acordo com o Hospital Albert Einstein, Bolsonaro teve náuseas e foi submetido a uma tomografia. O resultado levou a equipe médica a submetê-lo a uma nova cirurgia, que durou cerca de uma hora, conduzida pelo médico Antônio Macedo.

Foram retiradas aderências que obstruíram o intestino delgado, e corrigida uma fístula surgida em uma das suturas feitas na operação inicial após o atentado em Juiz de Fora, na última quinta-feira (6).

Os médicos decidiram pela operação quando ficou claro que o quadro evoluiu para ou uma obstrução completa do intestino delgado ou para o risco de necrose de partes do órgão. São decorrências comuns em casos assim, e graves.

O quadro clínico do capitão reformado piorou na manhã desta quarta, quando foi reintroduzida a alimentação venosa após ele ter reagido mal à tentativa de reiniciar o trânsito intestinal com o consumo de sólidos.

 

O Albert Einstein informou ainda que não vai se manifestar até o próximo boletim médico, que deve ser divulgado às 10h desta quinta-feira (13).

“O capitão não passou bem à noite, teve muitas náuseas, chegou a vomitar, teve muita distensão abdominal. Passou 24 horas agonizando. Pelo que entendi, duas alças do intestino colaram e obstruíram a região”, disse Gustavo Bebianno, presidente do PSL e advogado de Bolsonaro, enquanto o capitão reformado era submetido à cirurgia.

“A mulher dele, Michelle, já tinha ido embora e voltou às pressas. Estamos acompanhando eu, o filho Carlos e a mulher”, completou Bebianno.

O deputado estadual Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidenciável, usou as redes sociais para se pronunciar sobre o estado de saúde do pai e pediu orações. “Meu pai está fazendo uma nova cirurgia agora, peço que continuem as orações, o estado dele ainda é grave.”, escreveu nas redes sociais.

Mensagens de pedido de apoio foram publicadas por outros dois filhos do capitão reformado: Renan Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

ENTENDA A CIRURGIA

A aderência ocorre quando dois tecidos do corpo grudam, formando uma espécie de cicatriz. Acontece como resposta do organismo a fatores como cirurgia ou processo inflamatório.

Segundo médicos ouvidos pela reportagem, a cirurgia (laparotomia) a que Bolsonaro foi submetido tem a finalidade de desgrudar esses tecidos para restabelecer o trânsito intestinal.

Após soltar as alças intestinais, os cirurgiões devem fazer uma lavagem de toda a cavidade abdominal e observar se o intestino volta a funcionar. Às vezes, a movimentação intestinal já começa a acontecer ainda durante a cirurgia.

De acordo com especialistas, aderências e abcessos podem acontecer em casos como o de Bolsonaro por conta do alto risco de infecções provocado pelas fezes que caíram na cavidade abdominal pós a perfuração do intestino. Com informações da Folhapress.

Fonte: notícias ao minuto

Temer está irritado com Doria e prepara uma ‘surpresa’ para o tucano

No início da semana, o Ibope divulgou uma pesquisa na qual aponta empate técnico entre João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB), na disputa pelo governo do estado de São Paulo. Por conta disso, o candidato tucano adotou a estratégia de associar negativamente Michel Temer ao seu adversário na corrida pelo cargo máximo do Palácio dos Bandeirantes.

Mas segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o presidente ficou irritado e já prepara uma resposta para Doria, que deve acontecer em vídeo, como os destinados a Geraldo Alckmin.

Ainda de acordo com Bergamo, um assessor de Michel Temer disse que se Doria continuar atacando o presidente, ele terá uma “surpresa”.

Fonte: notícias ao minuto

Haddad é orientado pelo PT a se dividir entre o Sudeste e Nordeste

Oficializado como candidato à Presidência da República, Fernando Haddad foi orientado pelo Partido dos Trabalhadores a concentrar parte de sua agenda na região Sudeste, onde está metade do eleitorado brasileiro.

De acordo com a coluna “Painel”, da Folha, a ideia da direção do PT é mesclar atos no Sudeste, mas com idas ao Nordeste, onde Lula é apreciado.

Amanhã, sexta-feira (14), Haddad estará no Rio de Janeiro para participar de um comício na Cinelândia, região central da capital fluminense. No local, o PT vai instalar um telão para transmitir a entrevista dele, ao vivo, no Jornal Nacional, da Rede Globo.

Fonte: notícias ao minuto