SENAC/CE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE BEER SOMMELIER EM FORTALEZA E JUAZEIRO DO NORTE

 Donos de bares ou restaurantes, hotéis, distribuidoras, representantes, amantes de cerveja, gastrônomos ou mesmo entusiastas do assunto: todos podem se tornar especialistas em cervejas. Com o mercado brasileiro de cervejas especiais está em plena expansão, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), lança a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, realiza a terceira turma.

Com um conteúdo programático amplo, o curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. As inscrições estão abertas no site http://cursos.ce.senac.br. Em Fortaleza, as aulas acontecem a partir de 21 de julho na Unidade Aldeota. No Cariri, o curso começa no dia 11 de agosto, na Unidade Juazeiro do Norte. As aulas são aos sábados e domingos alternados e são apenas 20 vagas.

O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos; estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações; cerveja e saúde; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo; tendências e perspectivas.

“A bebida é um alimento. Quem trabalha como profissional de gastronomia tem que entender todas as relações que a bebida e comida possuem. Se vou servir um petisco que seja mais gorduroso, uma cerveja com mais álcool, com maior acidez será um melhor acompanhamento. O curso trabalha esses aspectos no módulo de harmonização, por exemplo”, antecipa Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, que inclusive já foi aluno do curso.

Durante o curso, haverá visita a uma microcervejaria, produção de cerveja artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.

Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.
Conheça melhor os instrutores dessa turma do curso de Beer Sommelier do Senac Ceará: 

Carlo Lapolli

Presidente da ABRACERVA -2017-2019; A paixão foi crescendo e virou profissão; Trabalhou na Handwerk Cervejaria; Fundador da Cervejaria Blumenau; Cervejeiro Profissional/Mestre Cervejeiro Professor do Curso de Beer Sommelier da Doemens/ESCM; Beer Sommelier; Pós-graduando em Tecnologia Cervejeira.

Taiga Cazarine

Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie (ESCM – Blumenau/SC) e Science off Beer e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasileiro (São Paulo/SP). Tecnóloga em produção de cervejas pelo SENAI (Invicta – Vassouras/RJ), Administração de Negócios Cervejeiros pela FGV, já atuou nas áreas de jornalismo cervejeiro, educação, curadoria, gestão de bares com foco em cervejas artesanais e julgamento em Concursos. Hoje é Beer Huntress na Beer.com.br – maior e-commerce de cervejas do Brasil. 

Rodrigo Ferraro

Desde 2008, Sócio Proprietário, Cervejeiro Principal e Diretor Geral da Irmãos Ferraro Microcervejaria, de Porto Alegre, onde se destacam rótulos multi premiados, como Clementina APA, CaturrIPA, Nera Reale. Presidente atual da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM). Bier Sommelier Profissional formado em 2014 pelo Instituto da Cerveja do Brasil de São Paulo. Técnico cervejeiro formado pelo SENAI do Rio de Janeiro em 2015. Tecnólogo Cervejeiro Avançado do Instituto da Cerveja do Brasil em São Paulo em 2107. Professor da Escola da Cerveja, desde 2015. 

Ronaldo Rossi

Ronaldo Rossi é chef de cozinha autodidata, professor e consultor na área de gastronomia; especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas; jurado de concursos cervejeiros; curador de eventos cervejeiros; colunista da Revista da Cerveja; criador e coordenador do Cervejocast e do canal Confraria do RR; idealizador do BeerCON; foi inventor da Cervejoteca, a mais antiga loja de cervejas de São Paulo. 

João Filho

Publicitário, Especialista em Marketing e Mestrando em Administração pela Unifor; Sommelier de cerveja desde 2013; Desde então atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Sommelier de Cervejas da Cervejaria 5 Elementos, Colunista de cervejas do Jornal O Povo E CBN/O Povo. Ex-Sócio-proprietário do bar de cervejas especiais Eitabier; Professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da FANOR. 

Fernando Chaves

Formado em Ciência da Computação pela USP/SP; pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie; Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial; Atua como Sommelier e como Consultor para bares e cervejarias. 

José Martins Neto

Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja; Cervejeiro caseiro; Atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Responsável pela seleção dos rótulos distribuídos pela Folks Beer; Ex-editor do Blog Lupulento; 

Wellington Alves Filho

Médico cirurgião de cabeça e pescoço, Sócio e Cervejeiro-Chefe da 5Elementos Cervejaria; Homebrewer desde 2013 com medalha de ouro na categoria Imperial Stout no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de ouro na categoria witbier no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Vice Panela de Ouro no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de Ouro na Categoria Herb & Spice Beer na I Copa POA, 2017 (pela 5Elementos); Medalha de Ouro na categoria American-Style Imperial Stout no Festival Brasileiro de Cerveja 2018 (pela 5Elementos). 

Lila Mendes

Formada em História pela UFC; Instrutora do Senac/CE na área de gastronomia (confeitaria, cozinha quente e panificação); Beer Sommelière pelo SENAC-CE; Sommelier de Vinhos; Formada em Tecnologia de Produção Cervejeira pela Science off Beer; Produtora de Cerveja Caseira.

 Manuel Lima

Gestor Técnico em Hotelaria; Consultor em Atendimento em Bares e Restaurantes; Sommelier de Vinhos; Maître de Hotel com Especialização em Cardápio e Mise-en-place de Salão; Bartender com Especialização em Cocktails Especiais; Barista e Montagem de Cafeteria; Boas Práticas para Serviços de Alimentos e Distribuição; Consultor de Empreendedorismo para o Pronatec; Instrutor do Senac/CE. 

Rejane Arruda

Bacharel em Teologia; Beer Sommelière pelo Senac/CE; Ex-Sócia-proprietária do Bar de cervejas especiais Eitabier; Supervisora da área de Bebidas da Fortali; Atua na área de treinamento de vendedores, garçons e maitres.

Curso Beer Sommelier

Inscrições:  http://cursos.ce.senac.br

Mais informações: (85) 3270.5400 / (88) 3566-4790

 

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Quatro são presos em flagrante com cerca de 2 mil porções de drogas em Salvador; mulher está entre detidos

Quatro pessoas foram presas em flagrante com cerca de duas mil porções de drogas na madrugada desta quinta-feira (21), no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador.

Entre os suspeitos está Adriano Ribeiro dos Santos, que era considerado foragido da Justiça e tinha mandado de prisão aberto por tráfico de drogas.

Conforme a Secretaria de Segunça Pública da Bahia (SSP-BA), os homens estavam na Rua Manoel Faustino e tentaram fugir para um terreno baldio, quando avistaram uma viatura da Polícia Militar, que patrulhava a área. Eles foram alcançados e detidos.

Além de Adriano, Claudionor da Conceição de Jesus, Adailton Mário das Neves Júnior e Michele Reis Rodrigues foram presos.

Com o grupo, a polícia encontrou 1.452 trouxas de maconha, 240 pedras de crack, 13 pinos de cocaína, uma porção de maconha prensada.

Três balanças, R$ 185 e material para embalar a froga também foram apreendidos. Eles foram levados para a Central de Flagrantes, que fica na região do Iguatemi.

 Fonte: G1

Bandidos fazem refém e explodem caixa eletrônico em posto bancário na Zona da Mata de Pernambuco

Bandidos explodiram um caixa eletrônico, na madrugada desta quinta-feira (21), em Buenos Aires, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 78 quilômetros do Recife. Segundo a Polícia Militar, a ação dos bandidos ocorreu no posto bancário do Bradesco, no Centro da cidade. O comandante do 2º Batalhão da PM, coronel Marcos Evangelista, informou que um homem foi feito refém. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globomostraram que o imóvel ficou destruído.

O oficial disse também que o homem passava pelas proximidades do banco quando foi abordado. Ele ficou em poder dos bandidos durante cerca de 15 minutos. Os assaltantes liberaram o refém depois de explodir o caixa.

A investida ao posto bancário ocorreu por volta das 3h10. Segundo a PM, os assaltantes chegaram ao município em uma caminhonete. Não houve confronto com os policiais e ninguém ficou ferido.

“Eles não colocaram grampos nas ruas e nem atiraram, como costumam fazer em ações semelhantes”, afirmou Evangelista.

O Segundo Batalhão da PM informou, ainda, que os bandidos conseguiram levar dinheiro, mas a quantia não foi informada. A polícia realizou rondas nas estradas da região para tentar capturar os bandidos, que fugiram. Cerca de 40 militares atuaram nas buscas.

G1 entrou em contato com o Bradesco e aguarda resposta.

Confronto

Em julho de 2016, três homens morreram e um ficou ferido em um confronto com policiais militares, em Buenos Aires. Os ladrões tinham acabado de explodir caixas eletrônicos do Banco do Brasil, no Centro da cidade, quando houve o conflito.

Nova lei

Na quarta-feira (20), entrou em vigor a Lei 16.388, de 19 de junho de 2018, que obriga a instalação de dispositivos que retardem em pelo menos 20 minutos a tentativa de arrombamento com o uso de marretas, cinzéis, pés de cabras ou materiais semelhantes, ou que impeçam a instalação de explosivos em caixas eletrônicos nos bancos de Pernambuco.

Os dispositivos, segundo a norma, devem ser resistentes a esforço mecânico e não devem depender de controle elétrico ou eletrônico. A medida busca minimizar o número de investidas criminosas contra estabelecimentos financeiros.

Estatísticas

De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram contabilizados dois roubos a agências bancárias e nenhum furto no mês de maio de 2018. No mesmo mês de 2017, foram registrados três roubos e dois furtos. No caso de investidas contra carro fortes, a situação permanece a mesma, uma ocorrência em maio de 2017 e outra em maio de 2018.

Fonte: G1

Temer deve tirar R$ 1 bi de financiamento estudantil para segurança

Um dos principais programas federais de educação, o Fies (financiamento estudantil), pode sofrer um prejuízo de quase R$ 1 bilhão com a medida provisória que destina recursos das loterias federais para o FNSP (Fundo Nacional da Segurança Pública).

De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, o programa estudantil recebeu R$ 1,3 bilhão pela Caixa Econômica Federal proveniente da arrecadação das loterias no ano passado. Com a medida provisória, os recursos só serão repassados em caso de prêmios prescritos – que não são coletados em um prazo de até 90 dias.

Isso significa que, caso essa regra tivesse valendo em 2017, o Fies teria recebido R$ 326 milhões da Caixa, e não R$ 1,3 bilhão.

Fonte: notícias ao minuto

Saiba como consultar seu saldo do PIS sem sair de casa

O governo liberou nesta segunda-feira (18) o saque do PIS para brasileiros com mais de 57 anos que tiveram emprego de carteira assinada até outubro de 1988. Saiba que é possível consultar o saldo do fundo no site da Caixa Econômica Federal.

Para fazer a busca, é preciso fornecer o número do CPF ou o Número de Identificação Social (NIS). Também é necessário ter uma senha. Após acessar o site, clique em “Consulte seu saldo” e preencha as informações necessárias com seus dados. Depois, selecione o botão “Continuar”. Informe sua senha, que é a mesma para consultar o extrato no site da Caixa. Depois clique em “Continuar”.

O próximo passo consiste em informar ao banco se você gostaria de receber novidades da Caixa. Caso queira pular esta etapa, selecione “Não quero receber notificações no meu celular”, e clique em “continuar”. E pronto! Seu saldo do PIS vai aparecer na próxima tela.

O Techtudo lembra que a Caixa só é responsável pelo fundo PIS. Caso queira consultar a situação do PASEP é preciso procurar o Banco do Brasil.

Fonte: notícias ao minuto