Prouni Recife divulga nesta quarta-feira primeira lista de classificados

Edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Publicidade

A prefeitura da capital pernambucana divulga, nesta quarta-feira (26), a primeira lista de classificados no Prouni Recife. Os candidatos podem conferir a relação no site e fazer a matrícula na instituição escolhida. O Programa, que concede bolsas de estudo em universidades privadas, recebeu 5.300 inscrições e oferece 277 oportunidades. A concorrência é de 19,1 pessoas por vaga.
Desde 2015, o Prouni Recife beneficiou cerca de 940 estudantes. Para concorrer a uma das vagas é preciso comprovar morar na cidade, por no mínimo três anos e não ter diploma de nível superior. Nessa etapa, foram oferecidas vagas em 65 cursos de oito instituições.
É necessário, ainda, comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição. A média deve ser de, no mínimo, 450 pontos. O candidato não pode ter tirado zero na redação.
A nota do Enem servirá como critério de desempate entre os candidatos. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife estão:
Medicina
Direito
Administração
Psicologia
Engenharia civil
Engenharia elétrica
Engenharia mecânica
Engenharia química
Arquitetura e Urbanismo
Odontologia
Jornalismo
Medicina Veterinária
Design de Moda
Design gráfico
Marketing
Gastronomia
De acordo com a prefeitura, o programa poderá ser estendido aos professores da rede pública de ensino municipal, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios dos estudantes.
Programa
Instituído pela Lei n° 18.113/2015, o Prouni funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso, o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES).

No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes.

Fonte: G1-Pe

Publicidade

Leia também