Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos

Estudantes do ensino médio que não confirmaram matrícula no MedioTec, ou que tenham interesse em ingressar no programa, têm prazo até 31 de julho para se candidatar às vagas remanescentes. Programa do Ministério da Educação, o MedioTec oferece 107.465 vagas em 131 cursos técnicos gratuitos a alunos da rede pública de ensino.

Uma vez que cada estado tem um calendário próprio, os interessados devem procurar a secretaria estadual de educação, conforme o cronograma e orientações locais. Não há prova seletiva nem são cobradas taxas, e o curso acontece em paralelo com o ensino médio, sempre no contraturno, de forma que, ao concluir os estudos, o aluno também possua o diploma técnico, já estando, portanto, apto a ingressar no mercado de trabalho.

A oferta dos cursos teve como base tanto um mapeamento de empregabilidade a longo prazo quanto o de demandas regionais. Na página do MedioTec na internet é possível ter acesso à lista completa, com opções como técnicos em eletrônica, logística, segurança do trabalho, química, finanças, rede de computadores, açúcar e álcool, agricultura, agronegócio, guia de turismo, meio ambiente, jogos virtuais, cenografia, dança e teatro. Cada estudante pode se candidatar somente a um curso.

“É comum os jovens se interessarem muito por cursos ligados à informática, mas é importante que pesquisem sobre outros cursos, vejam as carreiras e ofertas do mercado. Existem muitas áreas com demandas e sem profissional formado”, comentou a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento.

Ela falou, ainda, da necessidade de que pais e familiares estejam presentes nesse momento. “A família é fundamental. Muitas vezes o jovem não despertou ainda para o mercado e a família pode mostrar as oportunidades e caminhos possíveis.”

Os cursos técnicos terão início no segundo semestre. No caso em que as instituições ofertantes de formação técnica estejam localizadas em endereço diferente da escola onde o aluno cursa o ensino médio, será oferecido um auxílio-estudantil para custear despesas de transporte e alimentação. Vale observar que alguns dos cursos são oferecidos na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Vagas – No mapa das vagas, Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de oportunidades dentro do MedioTec. Sozinho, o estado mineiro concentra 19% das vagas oferecidas, algo que se justifica pelo grande número de indústrias e rede técnica. São seis institutos federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), além de várias escolas técnicas estaduais. O segundo estado com maior número de vagas é Goiás (11.572), seguido de São Paulo (9.525) e Bahia (6.133).

Elisabete Pacheco coordenará núcleo de contação de história do Coletivo Camaradas

A pesquisadora e narradora de histórias orais, Elisabete Pacheco fortalecerá as ações de democratização da leitura desenvolvidas pelo Coletivo Camaradas, através do Programa Território da Palavra, o qual foi contemplado pelo Ministério da Cultura pelo Prêmio “Todos Por um Brasil de Leitores”. Elisabete que já faz um trabalho de narrativas orais na região do Cariri, tanto com apresentações e como com formações, coordenará o Núcleo de Contação de Histórias do Programa que tem o objetivo de efetivar fruições, atividades pedagógicas e incentivar o protagonismo infantil com a inclusão de crianças como narradoras de histórias.

O núcleo já prepara atividade para o mês de agosto que consistirá numa parceria com a Companhia Forrobodó de João pessoa – Campina Grande e está previsto a apresentação da atriz Aline Alencar, no dia 19, às 17, no Terreiro do Coletivo Camaradas e no dia 20, haverá uma roda de conversa com contadores de histórias de região do Cariri, às 14h, no Laboratório de Criatividade e às 17h30, a Marratorna de Contos Populares.

Para Elisabete Pacheco, a intenção da roda de conversa é momento para discorrer a respeito do papel do contador no cenário nacional e o ofício do narrador na região do cariri. Ela destaca que a Maratona de Contos Populares é um momento que envolverá os contadores e o público presentes para contar as suas histórias.

Aurora. Júnior Macedo deixa município sem prefeito

Por Madson Vagner

O prefeito de Aurora, Júnior Macedo (PR), aproveitou a primeira quinzena de julho para se ausentar do comando do município para, entre outras coisas, fazer tratamento de saúde. Até aí, tudo bem. O problema é que Júnior Macedo acabou ficando mais de 15 dias afastado e não empossou o vice-prefeito, Edglê Filho (PR), como gestor interino.

A decisão acarretou transtornos administrativos, deixando várias documentos importantes sem assinatura. O atraso na tramitação de demandas foi motivo de reclamação e a administração quase parou. As críticas foram muitas e os mais exaltados foram os credores do município.

Juazeiro do Norte – Serviço DST/AIDS fará testes e prevenção de Hepatites na próxima sexta-feira, 28

Em alusão ao mês de combate as hepatites, o Serviço DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, irá realizar na próxima sexta-feira, 28, um dia inteiro de atividades destinado a aplicar os testes rápidos de hepatites e conscientizar a população sobre os cuidados e tratamento dessas doenças.

A atividade irá acontecer em parceria com o Cariri Garden Shopping, que cedeu o espaço para realização, e a Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, que disponibilizará alunos e estrutura física. A ação será das 10h às 22h e deverá atingir um grande público, já que muita gente circula pelos corredores do shopping nas sextas-feiras.

Além da aplicação dos testes rápidos para detecção de hepatite B e C, serão distribuídos folders informativos e preservativos femininos e masculinos (visto que as hepatites também podem ser adquiridas através da relação sexual. As pessoas diagnosticadas com ambos os tipos da doença são encaminhadas para o Serviço de Atenção Especializada – SAE, onde serão feitos os procedimentos, para que essa pessoa possa fazer o tratamento corretamente.

Assessoria de imprensa

Prefeitos de Crato e Juazeiro viajam à Europa nesta terça

Por Marlon Torres / Agência newscariri

Os dois prefeitos eleitos de Crato e Juazeiro do Norte, Zé Ailton (PP) e Arnon Bezerra (PTB), embarcam nesta Terça (25) acompanhados do secretário-adjunto da Casa Civil Quintino Vieira, para a Europa na intenção de visitar fábricas de teleféricos nas cidades de Lisboa e Porto, ambas em Portugal, permanecendo por lá até o dia 30.

O governo Estadual possui projetos de construção do transportes ligando o Horto à à cidade  de Juazeiro e outro Ligando o Bairro do Mirandão, em Crato, ao monumento de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o Governador do estado do ceará, Camilo Santana (PT), essas obras serão viabilizadas o mais rápido possível, já que não serão construídas em áreas de Preservação ambiental.

Está será a primeira vez que Vice-Prefeito André Barreto assumirá a prefeitura de Crato, enquanto Giovanni Sampaio assume pela segunda vez.

Ceará firma acordo com cidade portuguesa para preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural

O Governo do Ceará e a Câmara Municipal de Vila do Conde, em Portugal, firmaram acordo, neste sábado (22), com o objetivo de promover a troca de saberes entre o Estado e a cidade portuguesa na manutenção e preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural. O ato, assinado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; e por Maria Eliza Ferraz, presidente da Câmara do município, cargo que no Brasil corresponde ao de prefeito; foi realizado durante solenidade de abertura da 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na Região Metropolitana do Porto.

O compromisso deverá viabilizar novas ações entre Ceará e Vila do Conde como intercâmbio entre rendeiras e realização de exposições conjuntas reunindo rendas de bilro dos dois locais. O Estado, considerado referência no desenvolvimento de políticas públicas para o fomento do artesanato, deverá disponibilizar informações sobre a estruturação e funcionamento do Sistema de Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses. Já a cidade lusitana fornecerá informações sobre a Escola Municipal de Rendas de Bilro de Vila do Conde.

No domingo (23), a comitiva cearense apreciou ainda uma das mais antigas tradições do artesanato português, durante visita ao Museu das Rendas de Bilros da cidade. Instalado na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, o local abriga a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guiness World Records”, e apresenta ao vivo o trabalho das rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram a perícia na arte de dedilhar os bilros.

FNA 2017
Com realização do Governo do Ceará e promoção do Jornal Diário do Nordeste, o Estado expõe, em um dos maiores eventos do segmento no mundo, que segue até o dia 6 de agosto, com curadoria da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), produtos nas tipologias em Madeira; Fios e Tecidos nas técnicas Renda de Bilro, Filé, Tecelagem, Bordado e Labirinto; Fibras Vegetais; Argila, Areia Colorida; e Couro.

As peças, que representam o Brasil na feira, são produzidas por artistas de Acaraú, Aracati, Barbalha, Beberibe, Caririaçu, Cascavel, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Icó, Itaiçaba, Itapipoca, Itarema, Jaguaribara, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maranguape, Mucambo, Nova Olinda, Nova Russas, Palhano, Paraipaba, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, Tejuçuoca, Trairi e Várzea Alegre.

A convite da Ceart, a rendeira de bilro Ana Maria Silva, de Trairi, e a artista das areias coloridas Maviniê Mota, de Fortaleza, participam da Feira e demonstram seus talentos ao vivo durante o evento. Do Cariri, enriquecem o estande cearense de 72 m² as peças do grupo Bonequeiras do Pé de Manga, formado por 10 artesãs com idades entre 25 e 70 anos que, há 17, fabrica bonecas de pano de modelos e tamanhos diversos.