Elisabete Pacheco coordenará núcleo de contação de história do Coletivo Camaradas

Publicidade

A pesquisadora e narradora de histórias orais, Elisabete Pacheco fortalecerá as ações de democratização da leitura desenvolvidas pelo Coletivo Camaradas, através do Programa Território da Palavra, o qual foi contemplado pelo Ministério da Cultura pelo Prêmio “Todos Por um Brasil de Leitores”. Elisabete que já faz um trabalho de narrativas orais na região do Cariri, tanto com apresentações e como com formações, coordenará o Núcleo de Contação de Histórias do Programa que tem o objetivo de efetivar fruições, atividades pedagógicas e incentivar o protagonismo infantil com a inclusão de crianças como narradoras de histórias.

O núcleo já prepara atividade para o mês de agosto que consistirá numa parceria com a Companhia Forrobodó de João pessoa – Campina Grande e está previsto a apresentação da atriz Aline Alencar, no dia 19, às 17, no Terreiro do Coletivo Camaradas e no dia 20, haverá uma roda de conversa com contadores de histórias de região do Cariri, às 14h, no Laboratório de Criatividade e às 17h30, a Marratorna de Contos Populares.

Para Elisabete Pacheco, a intenção da roda de conversa é momento para discorrer a respeito do papel do contador no cenário nacional e o ofício do narrador na região do cariri. Ela destaca que a Maratona de Contos Populares é um momento que envolverá os contadores e o público presentes para contar as suas histórias.

Publicidade

Leia também