Gilmar Bender: “Vou votar em Eunício Oliveira para senador”

Por Madson Vagner

O empresário Gilmar Bender, do PDT, assumiu em entrevista no dia 14, sua posição com relação as candidaturas ao Senado em 2018. Bender garantiu que vai votar na reeleição do senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Congresso.

A afirmação gerou muitas críticas de lideranças ligadas a base do Governo Camilo Santana (PT), que fazem parte do grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PDT. Bender disse que votou em Eunício em 2012 a pedido de Cid e manteve a aproximação política com o senador.

Bender foi uma das lideranças que recepcionou Eunício no dia 14, em visita a Expocrato. Apesar das muitas dúvidas sobre sua permanência na base do Governo e no PDT, Bender garante que permanece votando em Camilo para governador e Cid para o senado.

A afinidade entre os dois ficou explicita na eleição do ano passado, quando Eunício declarou apoio à Bender para prefeito de Juazeiro do Norte.

Exame de sangue: jejum nem sempre é necessário

Sociedades médicas e de análise clínica do Brasil não veem mais o jejum como pré-requisito para alguns exames de sangue, como os de colesterol e triglicérides. A liberação é fruto da mudança nos valores de referência desses testes, bem como de estudos que não mostraram haver impacto da restrição alimentar nos resultados.

Conforto e menor risco de passar mal (sobretudo em crianças, gestantes e idosos) estão entre as vantagens da tendência. “Sem contar que agora é possível colher o sangue ao longo do dia, não só pela manhã”, diz o patologista Gianfranco Zampieri, do SalomãoZoppi Diagnósticos, em São Paulo.

Editora Abril

Prefeito do Crato planeja ações para melhorias no saneamento e abastecimento de água no município

Na manhã da última sexta-feira, 14 de Julho, o prefeito do Crato Zé Ailton Brasil recebeu em seu gabinete o deputado Federal Raimundo Gomes de Matos. Os assuntos pautados no encontro foram projetos para melhorias no saneamento e abastecimento de água no município. É compromisso de ambos trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, objetivando um aumento na qualidade de vida.

As ações que estão sendo idealizadas para o saneamento e melhoria no abastecimento de água representam o conjunto de atividades que são os meios necessários para a realização dos planos que já começam a ser executados.

Estiveram presentes na reunião, O chefe de Gabinete Fabiano Sales, o Presidente da Saeec Yarley Brito, o procurador do município Ernani Brigido, o secretário adjunto de Infraestrutura Everardo Ulisses Peixoto, o chefe de gabinete adjunto Felipe Correia e o assessor parlamentar Carlos Colono.

Assessoria de imprensa

Voltando da Califórnia, Anitta tem malas abertas pela Receita Federal

Anitta voltou da Califórnia (EUA), na última sexta-feira (14), com tantas malas (sendo que ela passou menos de uma semana por lá), que os fiscais da Receita Federal no Aeroporto do Galeão (RJ) a fizeram abrir a bagagem para conferir o que ela trazia de viagem.

Eles ficaram impressionados com a quantidade de roupas e sapatos de grife, mas como todos eram usados, liberaram a cantora – ela, aliás, não gostou nem um pouco de passar por esse “pente fino” no desembarque, de acordo com a coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

Lembrando que na quinta-feira (13), a cantora curtiu a “night” com as amigas Thaila Ayala e Ludmila Dayer, e compartilhou tudo via Instagram Stories.

noticiasaominuto

Governo itinerante. Camilo entrega obras e equipamentos no Cariri

Por Madson Vagner

O Governo Camilo Santana (PT) está se notabilizando pelas constantes agendas no interior do Estado. Em algumas avaliações já é governo itinerante. No último fim de semana, além de visita a Expocrato, no Crato, o governador Camilo entregou trechos das rodovias CE 288 e 385 que liga os municípios de Caririaçu e Aurora.

O município de Aurora recebeu ainda uma adutora. Ao lado de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha e Jardim, o município de Caririaçu recebeu parte das 32 viaturas entregues para reforço da Segurança Pública, bastante criticada nos últimos meses. Em Jardim e Missão Velha, o governo dá respostas imediatas as manifestações contra a violência organizadas nas cidades.

Romaria ao Pontal do Padre Cícero em Farias Brito tem nova estrutura para subida

Por Agência News Cariri

O Governo Municipal de Farias Brito tem investido no melhoramento da sua infraestrutura física, inclusive para atrair mais visitantes a cidade. Um exemplo são as melhorias conseguidas pelo município em parceria com o Governo do Estado, na pavimentação de 17.000 m² de estrada vicinal que liga a sede até o pontal do Padre Cícero, facilitando o acesso dos turistas e devotos àquele atrativo, que recebe no próximo dia 20 a grande Romaria Pontal do Padre Cícero 2017. Além dessa área, foi pavimentada ainda, a Rua Benjamin José Leite que dá acesso ao Hospital Municipal. O prefeito Municipal José Maria , tem buscado parcerias junto ao governo estadual e federal, com o objetivo de trazer ao município mais investimentos em obras.

Esse ano a Romaria, em sua terceira edição, deve receber cerca de cinco mil fiéis, público que cresce a cada ano, colocando Farias Brito no roteiro das grandes romarias da região. São quatro quilômetros da Igreja matriz, até o Pontal, onde fica localizada um monumento em homenagem ao sacerdote do Nordeste, onde será construído o ‘Farol do Padim’. No local, os devotos participam de Santa Missa celebrada pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo Padre Adalmiran Vasconcelos, pároco da cidade e padres convidados. Em 2017 a Romaria tem como tema: “No ano Mariano os romeiros testemunham as virtudes
cristãs na comunidade”.

Dom Gilberto Pastana promete subir a pé acompanhando os cerca de 5 mil romeiros da matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, até o Pontal do Padre Cicero, que fica na Serra do Quincuncá, em Farias Brito.

Padre Adalmiran, pároco da Imaculada Conceição convoca todos os fiéis, devotos de Padre Cicero a participarem desse momento de fé, espiritualidade e oração.

Romeiros e Romeiras das mais diversas cidades da Região do Cariri, todos os dias vinte de cada mês, se reúnem com Padre Adalmiran Vasconcelos no Pontal e participam de Missa em memória ao Padre Cícero.

O percurso da Romaria é dividido em cinco blocos: o primeiro, os 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida; o segundo, as 100 das aparições de Nossa Senhora de Fátima; o terceiro, as aparições de Nossa Senhora de Lourdes e o título Imaculada Conceição; o quarto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria nas renovações estimuladas pelo Padre Cícero e por fim, o quinto bloco, a devoção e as Romarias de Nossa Senhora das Dores e Candeias em Juazeiro.

O Pontal do Padre Cícero, é o “Porto Seguro” profetizado pelo próprio sacerdote em 1904. Segundo a história, o “Padrinho Cícero” afirmou que Farias Brito seria o local onde os barcos iriam atracar os navios quando o sertão virasse mar.

3ª Romaria das Comunidades ao Pontal do Padre Cicero
Data: 20 de julho de 2017
Horário: 15h
Local: Pontal do Padre Cicero- Serra do Padre Cicero-Farias Brito
Percurso: 4km

Câmara de Mauriti fecha semestre com balanço positivo

Por Agência News Cariri

A presidente da Câmara Municipal de Mauriti, Fernanda Martins (PSDB) considera positivo o balanço semestral da Casa, entendendo que cada vereador cumpriu seu papel de legislador neste período, contribuindo para o avanço do município, votando, aprovando, fiscalizando e cobrando soluções ao executivo. Nesses primeiros seis meses a Casa esteve aberta para todos e promoveu importantes eventos e discussões.
Os treze vereadores eleitos têm participado intensamente da vida da cidade, seja acompanhando as ações do executivo, fiscalizando obras, sugerindo e cobrando melhorias, apresentando projetos e debatendo temas de relevância para o desenvolvimento de Mauriti.

As Comissões fixas da Casa, de Legislação, Justiça e Redação Final, Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo, Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Trabalho, Meio Ambiente, Cultura e Desporto, trabalharam para agilizar votações importantes.

A Câmara realizou Audiência Pública, com tema: “Segurança Pública uma Responsabilidade de Todos”, que discutiu a problemática na cidade e sugeriu ações de melhoramento. Várias sugestões foram dadas como o aumento do efetivo policial para 30 homens; aumento da quantidade de viaturas, Juiz e Promotor permanentes, a instalação do Honda; Guarda Municipal; Implantação do PROERD; Monitoramento por câmeras; Implementação de Assistente Social e Psicólogo nas escolas; Instalação de Iluminação Pública em todas as ruas; Policiais de Fronteiras e Construção de uma Cadeia Pública.

Abriu espaço para prestações e contas do Executivo. Recebeu o Secretário de Saúde do Município, Tiago Bezerra Leite, que apresentou um balando dos 100 dias de gestão à frente da pasta, informando as dificuldades encontradas, e esclarecendo dúvidas dos vereadores e da população.
Apoiou a realização do curso de Oratória, com o Tema: “Perdendo o Medo de Falar em Púbico”, com o professor Sergio Sobreira, da cidade de Fortaleza. Estiveram presentes Vereadores, Prefeito, Vice- Prefeito e Funcionários da Casa Legislativa.
Promoveu um Curso de Formação de Pregoeiro aos servidores, de modo a capacitá-los e torná-los aptos a presidir licitações na modalidade de pregão.

A Presidente da Câmara, Fernanda Martins, destaca a importância do curso inclusive para a compreensão de todo o procedimento de aquisição de produtos ou serviços pelo Poder Público e, assegura que a capacitação dos servidores públicos é essencial para a eficiência e qualidade do serviço público.

O Poder Legislativo mauritiense também passou a disponibilizar canais de comunicação e acompanhamento das ações pelos cidadãos. Por meio do site oficial da Câmara de Mauriti a população pode acompanhar os trabalhos legislativos, inclusive assistindo as sessões plenárias. Além de poder opinar, criticar, sugerir e acompanhar as principais notícias pelo Facebook e Instagram. oficiais, que tem o objetivo de aproximar ainda mais a população do legislativo, através de fotos, vídeos e transmissão ao vivo das sessões.

Outro canal importante é a Ouvidoria do Parlamento para facilitar a comunicação entre o cidadão e a Câmara,compartilhando informações do Legislativo, colaborando para a transparência das ações e promoção da cidadania e da democracia.