Justiça cassa mandatos de prefeita e vice-prefeito de Santana do Cariri

Daniele Abreu Machado e Juracildo Fernandes compraram votos e ameaçaram tomar casas cedidas caso não fossem eleitos

A prefeita de Santana do Cariri, Daniele Abreu Machado, e seu vice, Juracildo Feernandes, tiveram seus mandatos cassados nessa sexta-feira (23) pelo juiz da 53ª Zona Eleitoral, Herick Bezerr Tavares.

A Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo (AIME), promovida pelo Ministério Público Eleitoroal (MPE), mostrou que os dois estiveram envolvidos nas eleições de 2016, direta ou indiretamente, na compra de votos e constrangimento de eleitores, “notadamente pessoas pobres, agricultores e suas famílias, moradores da zona rural do município”.

Segundo MPE, “os atos de corrupção consistiram no pagamento em espécie de dinheiro para a compra de votos de agricultores e famílias inteiras, até ameaças diretas de ‘tomar’ casas cedidas, ou ocupadas, a pessoas pobres daquela cidade”.

Com a cassação, Daniele e Juracildo perdem os diplomas de prefeita e vice-prefeito, respectivamente, além de se tornarem inelegíveis por oito anos.

 

Leia a sentença na íntegra

Cearanews7

Várzea Alegre beneficiada com uma Brinquedopraça

A cidade de Várzea Alegre foi contemplada pelo Governo do Estado do Ceará com uma Brinquedopraça, do Programa Mais Infância. A Brinquedopraça visa revitalizar espaços públicos, garantindo acesso das crianças a brinquedos para o desenvolvimento de brincadeiras e interação comunitária.

A Brinquedopraça será implantada na Praça Sérgio Ricardo Costa Carvalho, no bairro Varjota. Segundo a secretária de Assistência Social, Laura Alves, o Município estava concorrendo no projeto a uma Brinquedopraça. A secretaria enviou duas opções para receber o projeto, nos bairros Varjota e Riachinho. Após visita de um engenheiro, do Governo do Estado, responsável pela avaliação e implantação dos equipamentos, foi selecionada a praça do bairro Varjota.

De acordo com informações do Governo do Estado, o espaço da Brinquedopraça, voltado para as crianças de dois a 12 anos, será cercado e com área de 200m² com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo.

O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que a Brinquedopraça chega em bom momento trazendo melhorias à praça Sérgio Ricardo. “É nosso desejo que os espaços públicos sirvam para momentos de lazer das famílias e das crianças e esse projeto atende a esse objetivo”, disse.

Serão instaladas Brinquedopraças também nos municípios de Brejo Santo, Milagres, Ubajara, Baturité, Aurora e Aracoiaba.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho

Complexo do Centro Multiuso será repassado para o Município de Juazeiro do Norte

A área compreende 74 mil metros quadrados, com o Vapt Vupt, anfiteatro e Mercado dos romeiros

A Prefeitura de Juazeiro do Norte terá uma grande conquista em termos de equipamento para o Município, com a aquisição do Governo do Estado do prédio do Centro Multiuso, que inclui o Vapt Vupt, Anfiteatro, com capacidade para cerca de 10 mil pessoas e que ainda não chegou a ser utilizado, além do Mercado Monsenhor Murilo de Sá Barreto. A área conta com 74 mil metros quadrados e chegou a ter investimentos em torno de R$ 75 milhões, em várias etapas de construção do complexo.

Foi realizada nesta quinta-feira, em Fortaleza, reunião com a Secretaria de Planejamento do Estado e Secretaria das Cidades, para os acertos finais da mensagem que será enviada para a Assembleia Legislativa do Estado, com os termos de repasse do prédio para o Município, com a presença de representantes do Governo do Estado e da administração do Prefeito Arnon Bezerra.

O pleito para a conquista do Centro Multiuso tem sido uma das reivindicações do Prefeito, junto ao Governo do Estado, para que se possa garantir uma maior dinâmica de utilização daqueles espaços, possibilitando grandes eventos para o Município, além de adequar o centro administrativo da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Com isso, as secretarias que, atualmente, em sua ampla maioria, estão em prédios distribuídos em bairros de Juazeiro do Norte, passarão a estar num mesmo local, oferecendo melhores condições de atendimento ao público. A reunião contou com a presença de técnicos do Estado, da Secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Gizele Menezes, o Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, e o Procurador do Município, Bernardo Oliveira.

Além da grande estrutura, o Município recebe também os mobiliários já contidos no espaço. No caso das repartições do Estado que já funcionam no local, continuarão realizando seus serviços no Vapt Vupt.

Fotos: Hélio Filho

assessoria de imprensa

Sobe para 33 o número de mortes por chikungunya no Ceará

Após atingir 20 óbitos no início do último mês de junho, o número de mortes por febre chikungunya no Ceará subiu para 33 casos confirmados em 2017, informou nesta sexta-feira (23) o Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Segundo o balanço da pasta, do total de casos, 25 ocorreram em Fortaleza, enquanto outros oito foram registrados nos municípios de Acopiara, Beberibe, Caucaia (3), Morada Nova, Pacajus e Senador Pompeu.

Apenas em 2017, a Secretaria recebeu 81.557 notificações da doença no Ceará, das quais 38.959 confirmadas. Destes casos, 67,3% concentraram-se nas faixas etárias entre 20 e 59 anos, com predominância do sexo feminino, exceto entre os menores de um ano e nas idades entre 5 e 14 anos. Ao todo, 175 municípios cearenses notificaram casos suspeitos e 133 já confirmaram a presença da febre chikungunya ao longo de 2017.

Dos casos que resultaram em morte, 16 foram do sexo masculino e 17 feminino, com idades entre 10 dias e 92 anos (mediana de 72 anos e média de 66 anos).

Dengue e Zika

Até o momento, foram notificados 53.698 casos de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), correspondendo a uma taxa de incidência no Estado de 599,1 casos por 100 mil habitantes, distribuídos em 182 municípios. Destes, 12.213 casos foram confirmados.

Conforme o boletim da Sesa, até o momento, 15 casos de dengue grave foram confirmados, dos quais 8 levaram a óbito nos municípios de Fortaleza (4), Itapajé, Maracanaú, Paracuru e Tabuleiro do Norte.

A zika, por sua vez, já tem 2.271 casos suspeitos em 2017, dos quais 342 confirmados. Há concentração de 76,7% na faixa etária de 15 a 49 anos e o sexo feminino é predominante em 78,1% das notificações. Do total de casos notificados, 34,8% foram em gestantes.

Diario do Nordeste