Uma conta no Twitter que seria de Francoise Nyssen, ministra da Cultura da França, informa, nesta quinta-feira (17), que a escritora e jornalista Svetlana Aleksievich, vencedora do Nobel de Literatura de 2015, teria falecido.
A notícia foi desmentida, no entanto, por correspondente da AFP, que falou com a bielorrusa pelo telefone. Segundo o jornalista, a autora está em Seul. O portal russo de notícias RBK também informou, segundo a Sputnik News, que a escritora está bem.
Um tuíte publicado na conta da ministra, após o anúncio da morte, diz que o perfil foi hackeado. O aviso sobre a morte dizia: “Tenho notícias terríveis. Me disseram que morreu Svetlana Aleksievich. Não tenho outra informação agora”.
A terrible news. Svetlana Alexievich dies. No details.
— Françoise Nyssen (@NyssenCulture) 18 de maio de 2017
Convidada da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no ano passado, Svetlana Aleksandrovna Aleksiévitch tem 68 anos e é autora de obras como “Vozes de Tchernóbil” e “A Guerra não tem rosto de mulher”. A autora foi louvada pela academia sueca “pelos seus escritos polifônicos,um monumento ao sofrimento e coragem em nosso tempo”.