Polícia Civil impede ataques com bombas no Centro do Rio e prende três suspeitos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, nesta segunda-feira (2), que uma operação impediu ataques terroristas planejados para o Centro da capital fluminense. A ação resultou na prisão de três pessoas suspeitas de integrar um grupo que organizava manifestações antidemocráticas com o uso de bombas caseiras e coquetéis molotov. Segundo as investigações, um dos alvos dos ataques seria a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com a corporação, a operação — batizada de Break Chain — foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), após um trabalho de inteligência que identificou grupos e páginas em redes sociais usados para planejar atos violentos marcados para a tarde desta segunda-feira. Inicialmente, quatro pessoas eram alvo de medidas judiciais, mas novas informações levaram à identificação de outros 13 suspeitos, ampliando o alcance da operação com autorização da Justiça.

O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que os investigados tinham acesso a tutoriais para a fabricação de explosivos e pretendiam realizar uma sequência de atentados em diferentes partes do país. Segundo ele, o grupo, que se autodenominava “Geração Z”, planejava ataques contra autoridades, prédios públicos, estruturas de telecomunicações e grandes eventos, com o objetivo de provocar pânico e desordem social.

Durante as diligências, os policiais encontraram materiais e orientações para a confecção de artefatos incendiários improvisados, incluindo bombas com bolas de gude e pregos, o que, segundo a polícia, representava risco concreto à população. Os suspeitos podem responder por crimes como incitação ao crime, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefatos explosivos ou incendiários. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos