Resumo da sessão de segunda-feira, 13 de março

A Câmara Municipal do Crato esteve reunida na 9ª sessão ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 13 de março. Acrescidos aos requerimentos dos parlamentares – que são solicitações que visam atender aos anseios da população cratense -, vereadores apresentaram outras demandas no Pequeno e no Grande expedientes. A Câmara também abriu espaço para que cratenses apresentem suas demandas.
Confira resumo do Pequeno Expediente:
Roberto Anastácio (Bebeto, PTN): Solicitou à Prefeitura a limpeza da quadra do Mutirão e a resolução de problemas com a iluminação pública em via que dá acesso ao Conjunto dos Artesãos.
Jales Velloso (PSB): Requereu a revitalização de trecho da Avenida José Alves de Figueiredo, próximo à conhecida ‘Ponte de Bia’ e o retorno do carro fumacê como estratégia de combate ao mosquito da dengue em Crato.
Thiago Esmeraldo (PP): Parabenizou o Rotary Centro pela realização do Interclubes. Também comentou a visita que fez ao Sítio Fundão quando tratou sobre a implantação de projeto que busca novas abordagens educacionais a partir do contato com a natureza.
Amadeu de Freitas (PT): defendeu-se de críticas que recebeu por ter solicitado a realização de concurso público em Crato. “A imprensa precisa lidar com esse tipo de comportamento pela defesa do concurso. Não é porque eu participo do governo que não vou ser coerente. Não foi nenhuma crítica ao governo municipal”, disse o parlamentar.
Pedro Lobo (PT): comentou visita que fez junto ao secretário de Saúde do Crato a postos de saúde do município. Ressaltou, também, ofício enviado à Câmara pelo deputado federal José Nobre Guimarães sobre os recursos que destinou ao município, como o enviado para a reforma do Terminal Rodoviário Wilson Roriz.
Maurício Almeida (PDT): Morador do Belmonte, o parlamentar parabenizou o Governo do Estado pela inauguração da Vila da Música na Sociedade Lírica do Belmonte. Ele ainda pediu melhorias no calçamento em pedra tosca da cidade e afirmou não enxergar desenvolvimento do Futsal em Crato, mesmo com o município dotando de várias quadras para a prática desta modalidade esportiva.
Lunga (PSD): Pediu o envio do carro fumacê aos distritos Ponta da Serra e Dom Quintino. “Já fizemos vários requerimentos e não fomos atendidos”, disse. Pediu que a Secretaria de Obras analisasse, por meio de visita, a situação das ruas em Dom Quintino devido aos estragos causados pelas chuvas, além de melhorias para a iluminação daquela localidade. “Espero que Dom Quintino seja visto com olhos diferentes dos olhos da gestão passada”, declarou.

Leia resumo do Grande Expediente

Renan Almeida (PEN): Líder do prefeito Zé Ailton Brasil na Câmara, Renan Almeida comentou a postura do vereador Amadeu de Freitas ao afirmar que a gestão municipal não entende a solicitação de concurso público como posicionamento de oposição ao prefeito.
O vereador destacou os valores de salários ofertados em seleção pública que receberam críticas da vereadora Ticiana Cândido (PSDB). Segundo Renan, a Prefeitura do Crato tem buscado pagar o teto salarial. Em aparte, Ticiana reiterou o pagamento abaixo do valor devido.
Ainda em sua fala no Grande Expediente, o líder do prefeito disse que o Projeto Boa Noite, que combate o mosquito aedes aegipty, será retomado com as contratações a serem feitas até o final desta semana. Esclareceu que o carro fumacê pertence ao Governo do Estado e que reparos pontuais são feitos na iluminação pública até que toda a equipe seja contratada, o que permitirá agilidade às ações.

Fernando Brasil (PP): Destacou os requerimentos que tem feito para o distrito Dom Quintino. “São pedidos incansáveis do vereador. Nosso distrito precisa de praticamente tudo”. O parlamentar informou que o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, tem feito mapeamento de ruas desgastadas devido às chuvas. “Não é fácil fazer as coisas na época invernosa”, avaliou.
Atendimentos veterinários gratuitos

Como tem feito, a Mesa Diretora abriu espaço para cidadãos durante o grande expediente. Representantes da Associação de Proteção à Vida (Aprov) comentaram requerimento do vereador Fernando Brasil que pede a criação de quatro pontos para atendimentos veterinários gratuitos em Crato. A associação se colocou à disposição em ser parceira junto ao poder púbico e pediu que a proposta fosse levada adiante.

Entrega de casas

Representantes de moradores de um dos conjuntos do Minha Casa, Minha Vida em Crato usaram a tribuna para cobrar a data de entrega de casas do programa. Segundo apresentaram, elas deveriam ter sido entregues em outubro de 2015. A Câmara poderá realizar uma audiência com membros da Caixa Econômica Federal, poderes públicos e de construtora para tratar dessa questão.

Ajuda financeira

Já a estudante Gabriela Lóssio pediu a colaboração dos vereadores para o pagamento de passagens, alimentação e hospedagem em Fortaleza. Ela viajará a capital para representar Crato no Miss Teen Ceará.

Uma comissão de vereadores foi formada para buscar aporte financeiro junto a Secretaria de Cultura do município. A Câmara volta a se reunir na décima sessão ordinária a partir das 9 horas desta terça-feira, no Plenário Paulo Bezerra.

Resumo da sessão desta terça-feira, 14 de março

A Câmara de Vereadores do Crato voltou a se reunir nesta terça-feira. Aprovou requerimentos, que são solicitações dos parlamentares que visam atender aos anseios da população cratenses e novamente abriu espaço para a participação popular.

Confira resumo das atividades em Plenário desta terça-feira:

Roberto Anastácio (Bebeto, PTN) comentou a possibilidade de a escola estadual Presidente Vargas fechar. Ela é localizada no bairro Mirandão e, segundo a Crede 18, encerrou o ano letivo passado com apenas 31 alunos nos três anos do ensino médio.

“Sabemos que a educação é o caminho para a aquisição de conhecimento. Peço que isso não venha a acontecer. Acho um crime fechar uma escola nos tempos de hoje”. O parlamentar também discursou sobre possível fechamento de creche na Vila Lobo.

Pedro Alagoano (PSD) citou a importância da Vila da Música, inaugurada pelo Governo do Ceará no sábado (11), no Belmonte, e pediu que os vereadores acompanhassem os trabalhos da Vila da Música para que as atividades desenvolvidas por ela permaneçam.

Ainda requereu recuperação de estrada na Vila Guilherme, especialmente para permitir a condução de estudantes pelo transporte escolar. Igualmente, revelou ter recebido denúncias de que pessoas têm abandonado animais na porta do Centro de Zoonoses e pediu providências quanto a isto.

Amadeu de Freitas (PT) homenageou o repórter João Vieira, da Rádio Princesa que após três anos cobrindo jornalisticamente a Câmara Municipal do Crato, desempenhará suas atividades profissionais noutra cidade. “É um jovem talentoso, um radialista discreto, cujo trabalho é pautado pela ética”, comentou Amadeu.

O vereador abordou a situação de estudantes do bairro Grangeiro e do Lameiro que não poderão estudar a noite no Colégio Estadual, cujo Ensino Médio funcionará em tempo integral nos períodos manhã e tarde. Também pediu cautela quanto ao fechamento da escola Presidente Vargas, sugerindo que os vereadores mantenham contato e busquem informações sobre o assunto junto à Crede 18, que coordena as escolas municipais.

Adil (PSC) referiu-se ao requerimento que fez para que a Prefeitura do Crato reveja o nível de calçadas da Ladeira na Rua Coronel Luiz Teixeira. Segundo o vereador, os pedestres disputam a via com os veículos por não poderem caminhar sobre as calçadas irregulares e disse já ter presenciado acidentes causados pelo desnível.

Fernando Brasil (PP) discorreu sobre o transporte escolar ao afirmar não entender recomendações de que estudantes não possam ser conduzidos em veículos tipo “D-20”. Segundo o parlamentar, existem localidades, especialmente na Zona Rural, que os veículos recomendados não conseguem ter acesso. Do mesmo modo, evidenciou o aumento no preço do litro de gasolina.

Jales Velloso (PSD) reforçou a informação de Fernando Brasil de que em determinadas localidades do Crato somente veículos como a “D-20” podem ter acesso e pediu a fiscalização no trânsito seja intensificada.

Renan Almeida (PEN) afirmou que a Prefeitura divulgará um calendário para a coleta de lixo em Crato e pediu que os moradores somente coloquem os resíduos nas calçadas nos dias e horários especificados para suas ruas com base no calendário.

Líder do prefeito Zé Ailton Brasil na Câmara, Renan Almeida comentou as demandas apresentadas durante a sessão relacionadas à escola José do Vale. Segundo a vereadora Vicência (PMN), a escola não tem espaço para os mais de mil alunos que nela são matriculados.

Segundo Renan, uma ampliação da escola demandaria tempo, enquanto o início do ano letivo está programado para 27 de março. Desta forma, os estudantes serão encaminhados para o Colégio Municipal.

Sobre o Centro de Zoonoses o parlamentar enfatizou duas visitas feitas àquele equipamento pelo secretário de Saúde, André Barreto. Um Projeto de Lei dará entrada, segundo informa o líder do prefeito, para tratar o controle de natalidade dos animais em Crato.

Grande Expediente

Pedro Lobo (PT) reforçou ser desejo do Governo do Ceará manter as escolas e não fechá-las e apresentou informes sobre as manifestações que serão realizadas em todo o país nesta quarta-feira (15). “Precisamos mobilizar o povo para ir às ruas”, disse.

O Governo Federal também ganhou destaque por meio de críticas do vereador ao que chamou de retirada de direitos dos trabalhadores através das reformas da previdência e trabalhista, assim como das propostas de terceirizações.

Roberto Anastácio (Bebeto, PTN) novamente discorreu sobre o fechamento da escola estadual Presidente Vargas e deu ênfase às duas propostas feitas por ele de que o prédio do Sesi se transforme em escola modelo em tempo integral para o município e o colégio Presidente Vargas passe a ser a terceira escola de ensino profissionalizante em Crato.

Salitre. Assessoria mente sobre Carnaval na Lagoa dos Crioulos

Em publicação veiculada neste blog no dia 7, foram veiculadas informações sobre o Carnaval da Lagoa dos Crioulos, realizada pela administração de Salitre, com apoio de mais quatro secretarias.

Em resposta a assessoria de comunicação do município tentou desmentir a informação, negando a promoção do evento, imputando a iniciativa à direção da Escola João Rodrigues da Fonseca. Diz ainda, que tudo teria sido financiado por doações e promoções dos próprios alunos.

O problema é que dias antes, a festa foi divulgada pelo Boletim da administração, onde são confirmadas as informações veiculadas por este blog. Na verdade, a nota desmente a própria assessoria que, com isso, mostra um completo despreparo ao lidar com a verdade da informação. O agravante é que a mentira contada pela assessoria pode trazer o TCM de volta ao município.

Veja nota na integra e a publicação assinada pela assessoria:

Bom dia a todos os leitores (a) e diretor deste blog!

Á noticia acima formulada se reveste da mais pura conjectura e falta de informação, assim vejamos:
No dia 04 de março do ano em curso, a Escola João Rodrigues da Fonseca que tem como diretora a Srª Irene, com APOIO da administração “Salitre de Todos” promoveu SEM quaisquer ONERAÇÃO aos cofres do município o Carnaval do Distrito Lagoa dos Crioulos.
O evento contou sim, com a participação da comunidade e foi um evento puramente promovido pelos alunos da referida escola e repito sem nenhum tipo de ONERAÇÃO ao erário!
As criticas que se referem ao evento, não chegou ao conhecimento da administração, ou melhor, o que chegou ao conhecimento da administração, foi a felicidade e contentamento de ter tido o apoio da administração para a realização do evento.
Os alunos, professores e a diretora receberam ofertas de comerciantes, moradores, pais de alunos, vendas de lanches, doces, etc… para levantarem fundos.
Sem mais.
Assessoria de Comunicação
Administração Salitre de Todos

Fonte: blog Madson Vagner

Câmara de Juazeiro participa de debate sobre limite territorial

A Câmara de Vereadores de Juazeiro participou de debate sobre os limites territoriais do município, nesta segunda-feira (13). A discussão foi promovida pelas Lojas Maçônicas. O debate reuniu entidades classistas como CDL, Rotary e OAB. O Poder Legislativo juazeirense esteve representado pelo seu Presidente Glêdson Bezerra e pelo vereador Tarso Magno, que também representou a OAB, subsecção Juazeiro.
Glêdson Bezerra louvou a iniciativa da Maçonaria em promover o debate e disse que o assunto não está mais restrito aos gabinetes e Plenário da Assembléia Legislativa, e deve ser amplamente discutido pelos gestores das três cidades envolvidas, Crato, Juazeiro e Barbalha, a fim de se chegar a um consenso em torno do tema.
Tarso Magno considera positivo que todos possam dar as mãos e lutar por um objetivo comum que é a defesa da cidade de Juazeiro. Ele entende que a Assembléia, na feitura do projeto trouxe prejuízos para a terra do Padre Cicero, em relação não somente a perda territorial, como também a dividendos e impostos, que a cidade poderá perder. Ele considera salutar a união da maçonaria, da imprensa, dos clubes de serviços como o Rotary para fortalecer a discussão.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Manoel Santana (PT) e do
secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Michel Araújo.
(Assessoria de Imprensa)

Carro e literalmente engolido por asfalto que cedeu na Paraíba

Um carro caiu em um buraco após o asfalto ceder na saída de um posto de combustíveis no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com funcionários do posto, que não quiseram se identificar, os passageiros e o motorista do carro não tiveram ferimentos.

Um caminhão-guincho retirou o carro de dentro do buraco por volta das 7h40 desta terça.O acidente aconteceu por volta das 5h, em um posto na Avenida Josefa Taveira. Os funcionários explicaram que o carro parou no posto e as pessoas que estavam dentro saíram para fazer compras na loja de conveniência. Quando o veículo foi sair do estabelecimento, ao passar no local, o asfalto cedeu e o carro afundou.

Ainda de acordo com os funcionários, o acidente pode ter acontecido após um vazamento de água, registrado por volta das 3h, cuja força da água teria removido a terra por baixo do asfalto, fazendo com que o local ficasse frágil.

Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o chamado para o vazamento foi feito durante a madrugada, mas por causa do expediente da equipe, a manutenção só começou a ser feita no início da manhã. Até as 8h20, funcionários da companhia realizavam o reparo do vazamento no local e não há previsão de conclusão do serviço.

Prefeitura de Várzea Alegre retoma atendimento no CAPS

Com planejamento e trabalho, a Prefeitura de Várzea Alegre vem botando a cidade em situação de regularidade com diversos serviços para a população.

Agora, foram retomadas as atividades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Ivo Leal. “A Secretaria Municipal de Saúde, ciente da importância de investir na Rede de Atenção à Saúde Mental do município, registra o retorno do atendimento no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com uma estrutura adequada às atividades e equipe multiprofissional completa”, disse.

De acordo com Ivo Leal, após o processo de reforma do prédio e contratação de profissionais para o serviço, os atendimentos do setor já estão em funcionamento. A equipe multiprofissional é composta pelos profissionais Coordenador da Unidade, Médico, Enfermeira, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, monitor de recreação e trabalhadores do setor administrativo que garantem assistência de qualidade aos usuários.

O CAPS funciona de segunda-feira a sexta-feira, conforme calendário de atendimento estabelecido nas diversas especialidades.

Ivo falou que a equipe está preparada para desenvolver serviço humanizado e acolhedor. “A Coordenação da referida unidade está empenhada no sentido de proporcionar um ambiente acolhedor, atendimento humanizado e suporte técnico eficiente, bem como tem o apoio da gestão da saúde para o bom andamento do serviço”, disse.

O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que o trabalho da gestão vem sendo realizado de forma paciente, com planejamento, proporcionando a retomada de serviços importantes para a população. De acordo com o prefeito, recentemente os serviços da ultrassonografia obstétrica, que estavam parados, foram retomados. De acordo com ele, logo outras áreas também passaram a funcionar e a busca é por obras e serviços para ofertar qualidade de vida ao povo varzealegrense.

O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim (PV), que é médico, comemora essa oferta de serviços na área da saúde à população, já que essa foi uma de suas propostas de campanha ao lado do prefeito Zé Helder.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Juazeiro do Norte – Secretaria de Educação abre processo simplificado para professores temporários

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte lançou edital para a realização de Processo Seletivo Simplificado para professores temporários, destinado a suprir carências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental para a rede municipal de ensino. A carga horária ofertada para a função de professor será de 100 (cem) horas aulas mensais, podendo ser ampliada, em caso de necessidade para até 200 (duzentas) horas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, no período de 15 a 16 de março de 2017, no horário de 8h às 11h e das 13h às 16h, que ficará reservado para a entrega do Currículo Padrão e da Carta de Intenção dos interessados em participar da seleção simplificada, cujos modelos estão anexos no Edital.

A seleção simplificada será feita através da análise dos currículos e da carta de intenção, entregues pelos candidatos, pela Comissão instituída e nomeada para a realização desse processo. De acordo com o Edital, os professores selecionados deverão ser lotados nas áreas de carência no início do ano letivo de 2017, previsto para ter início no dia 27 de março.

Para a Educação infantil podem participar da Seleção: Estudantes universitários, regularmente matriculados e cursando a partir do 8º Período do Curso de Pedagogia; candidatos com diploma de Licenciatura Plena em Curso de Formação de Professor (Pedagogia, em regime regular ou especial e outros). Diploma de Licenciatura Plena em Curso de Formação de Professor (Pedagogia) e especialização em Educação Infantil.

Para Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), podem participar da Seleção: Estudantes universitários, regularmente matriculados e cursando a partir do 8º Período do Curso de Pedagogia. Candidatos com Diploma de Licenciatura Plena em Curso de Formação de Professor (Pedagogia, em regime regular ou especial e outros); diploma de Licenciatura Plena em Curso de Formação de Professor (Pedagogia), para os candidatos a vagas no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Licenciatura Específica ou Plena com Habilitação para o Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Inglês ou Artes, para os candidatos à vagas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

O edital com todas as informações foi publicado no Diário Oficial do Município, neste dia 13 de março de 2017, e pode ser consultado no site www.juazeiro.ce.gov.br.

 

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Sistema de dessalinização deve gerar 15% da água consumida em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana, lançou nesta segunda-feira (13), o edital de solicitação para interessados para elaborar os estudos para o projeto de dessalinização da água do mar na Grande Fortaleza, que irá abastecer residências de Fortaleza. O objetivo, segundo Camilo, é que até cerca 15% da água consumida na capital cearense seja oriunda do mar.

As empresas interessadas devem preparar e apresentar suas propostas no prazo máximo de até dois meses após a data da publicação oficial do edital, que será realizada na próxima terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado.

O novo sistema deve dessalinizar 1m³ por segundo de água para a rede de abastecimento de Fortaleza. As etapas até a operação da obra são: análise das propostas pelo período de um mês, realização dos estudos pela empresa no prazo de 150 dias, e depois três anos no processo de estabelecimento da relação público-privada, projetos, construção e comissionamento da dessalinização.

“A planta envolve a geração de 1m³ por segundo, o que representa algo em torno de 12% a 15% do consumo de Fortaleza. É muita coisa. E a ideia é que isso seja modular, ou seja, fazermos essa primeira unidade e, ao longo do tempo, outras serem instaladas. Vamos trabalhar para buscar alternativas em médio e longo prazo para que o Estado possa ter outras fontes de água para o consumo humano”, afirmou o governador.

O governador Camilo Santana destaca que a intenção do lançamento deste edital é atrair propostas e estudos para que se chegue da melhor forma ao objetivo da planta de dessalinização para a Região Metropolitana de Fortaleza. Ele revelou que, antes do lançamento da seleção, já surgiram empresas nacionais e internacionais interessadas na elaboração do projeto.

Milagres-Ce: Governo Municipal entrega novo Posto Avançado do DETRAN/CE

Na foto (da direita para a esquerda): João Fernandes Maia, Damasio, Otacílio, Raphael Caldas, João Carlos, Lielson Landim, Adelácio e Paulo
O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Casa Civil, entregou na manhã dessa segunda-feira (13/Mar), o novo Posto Avançado do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Na oportunidade, o Prefeito Lielson Landim, o Secretário da Casa Civil, Raphael Caldas e o Superintendente do DEMUTRAN, Adelácio Cruz, receberam o Gerente Geral do Núcleo de Regionais, João Carlos Macêdo Costa e o Supervisor da 7ª Regional do DETRAN do Cariri, José Fernandes Maia. O novo posto fica localizado na Rua Almir Braga, vizinho ao Demutran e conta com os colaboradores Otacílio, Damásio e Paulo, para proporcionar um melhor atendimento ao público.

A Secretaria da Casa Civil, responsável pelo posto avançado de Milagres, informou que uma das metas, é a contribuição para a comunidade milagrense, pois, não precisarão mais se deslocar para o Detran de outros municípios vizinhos para resolverem questões como emplacamento e emissão imediata de documentos, pois o próprio município já passa a dispor desses serviços.

O próximo passo que o Prefeito Lielson pretende realizar é a implantação do Programa CNH Social, que tem como objetivo, oferecer à população de baixa renda, mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho, com a oferta de serviços de habilitação gratuitos.

Okariri