LOGO-NEWS-CARIRI

2016 tem o maior número de filmes estrelados por mulheres na história de Hollywood

Publicidade

Boa notícia para o problema da desigualdade de gêneros em Hollywood: o ano de 2016 quebrou o recorde de produções mais lucrativas estreladas por mulheres.

O instituto The Center for the Study of Women in Television and Film contou 29 produções lideradas por protagonistas femininas entre os 100 maiores sucessos do ano, o que supera o recorde do ano anterior, de 22%. Rogue One – Uma História Star Wars, A ChegadaCaça-FantasmasPerfeita é a Mãe foram os principais exemplos da lista.

Entre os filmes com vários protagonistas, 37% têm mulheres entre as personagens principais. Os números ainda são fracos, é claro, mas ajudam a desconstruir o preconceito repetido por muitos produtores em Hollywood, de que projetos estrelados por mulheres não teriam sucesso – especialmente filmes de ação.

Os estúdios ainda têm um longo caminho a percorrer: a organização Equal Employment Opportunity registra apenas 7% de produções dirigidas por mulheres, o que legalmente poderia resultar em processo contra Hollywood por discriminação. Outras funções como editora e diretora de fotografia atingem porcentagens ainda menores.

Mesmo entre as atrizes de grandes produções, vale lembrar que elas são majoritariamente brancas – caso de todos os filmes citados acima, com exceção de Leslie Jones como Caça-Fantasma. Entre os filmes estrelados por mulheres, as protagonistas negras representam apenas 14%, contra 6% de asiáticas e 3% de hispânicas.

Ou seja, o recorde de 2016 indica um pequeno progresso, mas o objetivo da igualdade continua longe de ser alcançado.

msn

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas