Convite PMDB

O Presidente em Exercício do Partido Democrático Brasileiro – PMDB do Ceara, Gaudencio Gonçalves de Lucena, tem a honra de convidá-lo para um almoço onde iremos debater a situação hídrica do Ceará, as dívidas dos agricultores e importantes projetos para os municípios Cearenses.

Para tanto, contaremos com a presença do Exmo. Sr. Presidente Do Senado Federal, Senador Eunicio Oliveira, do Dr. Angelo José de Negueiros Guerra, Diretor Geral do Dnocs e do Dr. Alam Coelho Silva, Gerente de Recuperação de Créditos do BNB.

Eunício receberá governadores: hora de mostrar ao que veio

Eunício Oliveira agora precisa se virar para entregar aos governadores alguma nesga de avanço nas discussões sobre o pacto federativo, pois se elegeu prometendo isso.
Na quarta-feira, ele vai se reunir com uma penca de governadores no Senado, todos ansiosíssimos para descobrir se o novo presidente do Congresso tem, de fato, propostas capazes de dar um alívio aos seus caixas.

Veja

Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares realiza visita em Cedro

Representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Ceará (Acontece), cumpriram agenda no município de Cedro, nesta segunda-feira (13/02), para acompanhar os trabalhos dos Conselheiros Tutelares. A visita faz parte de um levantamento que vem sendo realizado em parceria com o Governo do Estado para avaliar a atual situação dos conselhos tutelares do Ceará.

O Presidente Eulógio Neto, o Assessor Jurídico Cristian Rodrigues, e Conselheiro de Maracanaú Sidney Lemos, observaram a estrutura do prédio e mobiliários do Conselho Tutelar de Cedro. Também estiveram presentes os Conselheiros locais: Antônio Felipe, Aparecida Batista, Raimunda Ayla, Olga Maria Pitombeira e Francisca Edgagilda, além da Secretária Adjunta da Secretária do Trabalho e Assistência Social, Elyny Clementino.

Eulógio explicou que foi formulado convênio entre a associação e o Governo do Ceará. “Até o dia 30 de maio estamos finalizando um levantamento de 125 municípios visitados e entre esses escolher 100 municípios para receberam kits com computadores, impressora, birôs, cadeiras e ar-condicionado para sala de atendimento.”

A atuação do Conselho em Cedro

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, afirmou que os Conselheiros Tutelares têm um papel de extrema importância, em parceria com as famílias e com a rede de atendimento de Direitos de Crianças e Adolescentes (CRAS I e II, CREAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo). “Esta visita é oportuna para apresentar os avanços da atuação do Conselho em Cedro.”

Nas palavras do presidente da Acontece, o Conselho Tutelar de Cedro tem sido bastante atuante. “É um dos colegiados mais atuantes na região, sempre em contato conosco”. Eulógio observou as melhorias na condição de trabalho, ele esteve presente no município em 2015. “O Conselho Tutelar de Cedro melhorou bastante, antes funcionava na antiga estação ferroviária e hoje funciona em local apropriado”.

Capacitação

Com o objetivo de capacitar os Conselheiros tutelares acontecerá em Novembro deste ano o Congresso Nacional, já no Ceará o Capacita Brasil ocorrerá dia 03 de março e os municípios de Várzea Alegre e Iguatu estão concorrendo para sediar este encontro.

A Conselheira cedrense Olga Pitombeira enfatiza o fato de que desde a posse do Conselho diversas melhorias foram implantadas. “Vivemos um momento histórico em Cedro, cada dia buscando melhorar, resguardados pelo regimento interno e lei Municipal”. Para ela a visita foi bastante esclarecedora sobre diversos assuntos. “Fazemos nosso papel com muita, buscando zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”.

O que é o Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.

O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil participa de reunião na SEMACE

O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil esteve nessa segunda-feira, 13 em visita a à sede da Superintendência da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE em Fortaleza para tratar do projeto de saneamento básico da cidade do Crato.

 O Chefe do executivo cratense foi acompanhado do Deputado André Figueiredo.

Participaram da reunião o Superintendente da SEMACE, José Ricardo Araújo Lima, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, o cratense Josbertini Clementino e o Procurador Geral do Município do Crato, Ernani Brígido.

Varzea Alegre – Secretário J. Marcílio participou de encontro da Aprece sobre Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, esteve em Fortaleza, na sexta-feira, 10, cumprindo agenda de trabalho.

 

  1. Marcílio participou de uma reunião de trabalho com troca de informações, debates e reflexões sobre as necessidades dos municípios cearenses nas áreas do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

 

Essa foi a primeira reunião da Associação dos Prefeitos do Ceará – Aprece com o objetivo de formar suas Redes Técnicas.

 

Esse encontro aconteceu pela manhã, no Auditório José Amorim Sobreira, na sede da Aprece.

À tarde, o secretário municipal de Meio Ambiente, visitou outras secretarias do Governo do Estado, firmando parcerias.

 

Na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, J. Marcílio foi recebido pela coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social-COEAS, representada por Ulisses Rolim.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Cedro – Carnaval 2017 terá ações preventivas

Orientar foliões conscientizando-os sobre diversos temas importantes. Esta é uma das ações propostas pela Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). As ações contarão com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde e do Conselho Tutelar.

Os órgãos realizam uma campanha educativa com foco na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes no carnaval. O objetivo éconscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente, além de outros temas como a prevenção do uso de álcool e outras drogas, sexualidade ativa e precoce, prevenção DST’s e gravidez indesejada.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatiza a importância de orientar os jovens sobre medidas necessárias para a preservação da saúde durante o período de carnaval. “O Carnaval é uma festa popular tradicional, é necessário aproveitar este momento de forma consciente, responsável e saudável”.

Programação

Entre os dias 13 a 23 de fevereiro acontecerão atividades, palestras educativas e dinâmicas nas escolas Gabriel Diniz, Estefânia da Silva, Obi Diniz, Antonieta Jucá Marques, Celso Alves e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo. Profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Conselheiros Tutelares, Agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) darão suporte as atividades.

Nas próximas semanas as atividades serão desenvolvidas em escolas municipais com estudantes do Ensino Fundamental II e jovens, entre 12 e 16 anos, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo com idades. Durante os encontros serão distribuídos materiais informativos para sensibilizar a população Cedrense.

De acordo com a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, é importante alertar os jovens sobre medidas de prevenção e ajuda-los a refletir sobre diversos assuntos. “É momento de empoderar os nossos estudantes de maneira lúdica, sobre a importância de boas escolhas e decisões relativas às temáticas trabalhadas”.

O que faz o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem como foco atender famílias e indivíduos com direitos violados em decorrência de maus tratos, negligência, violência física, psicológica, abuso e exploração sexual. O atendimento às famílias torna-se realidade, por conta da preocupação e empenho do Prefeito, Dr. Nilson Diniz e da Secretária de Assistência Social, Luciana Vieira, em efetivar as políticas públicas nesta área.

Assessoria de Imprensa

PM confecciona 42 autos infração e realiza 62 testes de bafômetro durante o domingo por meio do BPRv

A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), realizou ações em várias partes do Estado no domingo, 12. Durante os trabalhos, foram confeccionados 42 autos de infração e três Boletins de Acidente de Trânsito, além de recolhidos três veículos e três CNHs.

Bafômetro utilizado em blitz. (Divulgação/PM/SE)

Bafômetro utilizado em blitz. (Divulgação/PM/SE)

Com foco em fazer cumprir a Lei Seca, foram realizados 62 testes de etilômetro, sendo registrado apenas um no valor de 0,19 mg/l, mostrando que, a cada dia, os condutores sergipanos estão mais conscientes do perigo de combinar álcool com direção.

Acidentes

Segundo números do BPRv, aconteceram três acidentes de trânsito no domingo, 12, com seis vítimas lesionadas. O primeiro, às 10h30, com uma colisão traseira, ocorrida no povoado Rio Fundo, município de Itaporanga D’Ajuda/SE, na SE-470, envolvendo uma motocicleta e um táxi. O condutor da motocicleta foi hospitalizado.

O segundo acidente foi do tipo saída de pista, seguido de capotamento. Este sinistro ocorreu na Rota do Sertão, no município de Nossa Senhora da Glória, na SE-230, por volta das 20h, e envolveu um veículo, deixando o condutor e dois passageiros do hospitalizados.

O último registro foi uma colisão frontal, ocorrida em frente ao Condomínio Fazenda Real, no município de Itaporanga D’Ajuda/SE, na SE-100, por volta das 21h30, envolvendo duas Shinerays, e com o condutor de uma das motonetas hospitalizado e o outro evadido do local.

senoticias

Juazeiro do Norte – Nomeados membros do Conselho LGBT

A luta contra à intolerância, homofobia e o preconceito às diversidades ganhou forças com a nomeação dos componentes do novo Conselho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), de Juazeiro do Norte. Na reunião, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 13, foi aprovado o plano de ações com a definição das datas de atividades.

O Conselho, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, irá trabalhar para elaborar e propor diretrizes de políticas públicas, voltadas para defesa e promoção dos direitos LGBT.

Com o encaminhamento, ficou certo que as reuniões ordinárias acontecerão sempre na primeira segunda-feira de cada mês. O processo de criação foi pensado em parceria com as entidades que representam a diversidade na cidade. A presidente nomeada foi a Brenda Vlasak, e, como vice, Ana Ruth.