LOGO-NEWS-CARIRI

Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares realiza visita em Cedro

Publicidade

Representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Ceará (Acontece), cumpriram agenda no município de Cedro, nesta segunda-feira (13/02), para acompanhar os trabalhos dos Conselheiros Tutelares. A visita faz parte de um levantamento que vem sendo realizado em parceria com o Governo do Estado para avaliar a atual situação dos conselhos tutelares do Ceará.

O Presidente Eulógio Neto, o Assessor Jurídico Cristian Rodrigues, e Conselheiro de Maracanaú Sidney Lemos, observaram a estrutura do prédio e mobiliários do Conselho Tutelar de Cedro. Também estiveram presentes os Conselheiros locais: Antônio Felipe, Aparecida Batista, Raimunda Ayla, Olga Maria Pitombeira e Francisca Edgagilda, além da Secretária Adjunta da Secretária do Trabalho e Assistência Social, Elyny Clementino.

Eulógio explicou que foi formulado convênio entre a associação e o Governo do Ceará. “Até o dia 30 de maio estamos finalizando um levantamento de 125 municípios visitados e entre esses escolher 100 municípios para receberam kits com computadores, impressora, birôs, cadeiras e ar-condicionado para sala de atendimento.”

A atuação do Conselho em Cedro

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, afirmou que os Conselheiros Tutelares têm um papel de extrema importância, em parceria com as famílias e com a rede de atendimento de Direitos de Crianças e Adolescentes (CRAS I e II, CREAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo). “Esta visita é oportuna para apresentar os avanços da atuação do Conselho em Cedro.”

Nas palavras do presidente da Acontece, o Conselho Tutelar de Cedro tem sido bastante atuante. “É um dos colegiados mais atuantes na região, sempre em contato conosco”. Eulógio observou as melhorias na condição de trabalho, ele esteve presente no município em 2015. “O Conselho Tutelar de Cedro melhorou bastante, antes funcionava na antiga estação ferroviária e hoje funciona em local apropriado”.

Capacitação

Com o objetivo de capacitar os Conselheiros tutelares acontecerá em Novembro deste ano o Congresso Nacional, já no Ceará o Capacita Brasil ocorrerá dia 03 de março e os municípios de Várzea Alegre e Iguatu estão concorrendo para sediar este encontro.

A Conselheira cedrense Olga Pitombeira enfatiza o fato de que desde a posse do Conselho diversas melhorias foram implantadas. “Vivemos um momento histórico em Cedro, cada dia buscando melhorar, resguardados pelo regimento interno e lei Municipal”. Para ela a visita foi bastante esclarecedora sobre diversos assuntos. “Fazemos nosso papel com muita, buscando zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”.

O que é o Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

FFC272FC-CA03-4A94-A7A0-38967487BE92
3FB15E2F-83D2-4049-A223-93DA1E6E9C5B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas