Crato registra 3 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou  mais três óbitos por COVID-19 no município. Segundo a pasta, um dos óbitos ocorreu no dia 01 de julho, no Hospital São Miguel, e trata-se de uma mulher, de 35 anos, com histórico de obesidade, porém, a amostra de SWAB da paciente foi encaminhada para o LACEN, e o resultado saiu hoje.

O segundo óbito ocorreu na quinta, 02 de julho, e trata-se de uma mulher, de 93 anos, com histórico de fragilidade imunológica, que faleceu em casa. O terceiro ocorreu nesta sexta, 03 de julho, e trata-se de um homem, de 71 anos, com histórico de insuficiência renal crônica, e estava internado no Hospital São Raimundo.

Até o momento, o município notificou 4134 pacientes, sendo 1147 casos confirmados, 2946 descartados, e 41 aguardam o resultado dos exames.

Entre os casos confirmados, 370 já estão curados, 19 internados, sendo 7 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermaria clínica. Os outros 741 estão em isolamento domiciliar. Foram confirmados 17 óbitos por COVID-19 no município.

ADAILTON MACEDO concede entrevista ao JORNAL DA SOL NASCENTE

Nesta sexta-feira, dia 03, o ex-prefeito Adailton Macedo concedeu entrevista na rádio Sol Nascente FM.

O Ex-prefeito, dentre outros temas, destacou a tragetória política do também ex-prefeito, João Antônio de Macedo, mais conhecido como João de Zeca, que faleceu na madrugada do dia 01 de Julho, no Hospital Regional do Cariri (HRC), em decorrência do novo coronavírus.

No último dia 17 de Junho, Adailton havia concedido outra entrevista ao Jornal da Sol Nascente, explicando a situação de João de Zeca, que estava internado no HRC, tendo também destacado, na ocasião, o árduo trabalho desempenhado no combate ao coronavírus no município de Aurora, além da necessidade da população de se prevenir desta grave moléstia.

Na entrevista desta sexta-feira, 03, Adailton voltou a orientar o povo aurorense, tendo pedido que a população tenha consciência da gravidade da situação e que escute as autoridades municipais, no sentido de tomar todos os cuidados e prevenções possíveis.

Pouco mais de 2 meses após a primeira morte, Juazeiro do Norte possui quase 100 óbitos por coronavírus

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou mais dois óbitos por coronavírus no município. Com isso, Juazeiro passa a ter quase 100 mortes por coronavírus após o primeiro óbito pela doença, no último dia 3 de Maio.

Trata-se de um homem, de 44 anos, com doença hepática crônica; e uma mulher, de 82 anos, sem comorbidade. Os óbitos ocorreram nos dias 28 de junho e 02 de julho, respectivamente.

Até a tarde desta sexta-feira (03), o Município notificou 14.180 pacientes, dos quais 20 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 10.474 casos descartados e 3.686 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 54 hospitalizados, 2.009 em isolamento domiciliar, 1.525 que já estão recuperados, e 98 óbitos.

Segundo a secretaria de saúde do município, o número de casos confirmados se dá por conta da ampliação e realização de testes rápidos, no qual possibilita que sejam detectadas mais pessoas infectadas, além de facilitar as orientações quanto ao isolamento domiciliar e quanto ao tratamento adequado à necessidade de cada caso.

 

Lunga abandona oposição a Zé Aílton e deve disputar vaga no legislativo de Juazeiro

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O vereador do Crato José João Alves de Almeida, conhecido como Lunga (PSB), transferiu seu domicílio eleitoral para o município vizinho Juazeiro do Norte, cidade onde já havia exercido cargo no legislativo antes de ser eleito no Crato.

A mudança atinge diretamente o jogo político do Crato, já que Lunga era uma das vozes mais ativas da oposição ao prefeito José Ailton Brasil (PT) no legislativo cratense. Ao deixar o grupo oposicionista cratense para trás, o vereador enfraquece a pré-candidatura de Zé Adega (PSD) ao executivo municipal.

Nas eleições de 2016 Lunga obteve nas urnas 1.106 votos, conquistando vaga na Câmara Municipal do Crato. Este ano, mais uma vez, o vereador volta a disputar uma vaga no legislativo Municipal de Juazeiro do Norte, onde já exerceu a presidência da casa.

Prevenção é essencial para evitar complicações de diabetes

O pé diabético é uma complicação do diabetes mal-controlado. O agravo causa a perda de sensibilidade nos membros inferiores e dificulta a percepção do surgimento de feridas e infecções, que, por conta do descontrole da taxa glicêmica, não cicatrizam. Por isso, o autocuidado e o exame diário dos pés deve se tornar um hábito na rotina de pessoa diabéticas.

“É bastante comum que a pessoa com diabetes não perceba um corte, calo ou outras alterações nos pés. Olhá-los diariamente é fundamental, já que devido à insensibilidade, muitas vezes a percepção do problema só acontece tardiamente, quando há presença de alguma ferida com secreção ou disfunção motora”, explica Marcela França, diretora clínica do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), do Governo do Ceará.

Além de fazer um autoexame nos pés, a pessoa com diabetes precisa adotar um estilo de vida saudável, que envolve uma dieta equilibrada e a prática de atividade física. É necessário, ainda, estar atento às taxas glicêmicas, manter o peso ideal, ir regularmente ao médico e tomar os medicamentos para evitar o agravamento do quadro. “O comprometimento e o conhecimento sobre a doença e suas complicações são fundamentais. É importante que o paciente se empodere”, ressalta Marcela.

A médica reforça ainda que, ao notar qualquer alteração nos pés, o paciente deve procurar um serviço de saúde especializado. “Retardar o início do tratamento pode causar problemas mais sérios e o avanço da doença pode levar à amputação”, enfatiza, a médica.

Atenção aos sintomas

Nem todas as pessoas com diabetes irão adquirir o pé diabético, mas todos os diabéticos devem ficar atentos a qualquer alteração nos pés. “O autocuidado é fundamental. O tratamento do diabetes depende muito da consciência do portador. Portanto, o conhecimento evita problemas mais graves”, reforça a diretora.

A perda da sensibilidade nos pés, queimação nos pés e nas pernas, dormência e até fraqueza nas pernas, cãibras, ressecamento, inchaço e alterações nas unhas são alguns dos sinais de complicação.

Os sintomas geralmente pioram à noite, quando o paciente se deita, e melhoram durante o dia, conforme a pessoa se movimenta e faz suas atividades.

Serviço especializado

No CIDH há um ambulatório especializado para o atendimento dos pacientes com pé diabético. Casos de feridas, calos, ressecamento e lesões crônicas, como úlcera, são algumas complicações tratadas. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Juazeiro do Norte tem aumento de 60% nas mortes por covid-19 em 10 dias

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Entre os dias 22 de junho e dois de julho a estatística de óbitos causados pela covid-19 em Juazeiro do Norte teve aumento de 60%, segundo dados oficiais da secretaria municipal de saúde. Durante esse período o número de mortes registradas passou de 60 para 96.

Somente nas últimas 24 horas foram confirmados mais seis óbitos. O município já contabiliza 3.516 contaminados. Segundo a pasta, entre os que testaram positivo 53 estão hospitalizados, 2.063 em isolamento domiciliar e 1.298 já se recuperaram da doença.

Governo do Ceará realiza pagamento de bolsas para 763 jovens do Programa Superação

O Governo do Ceará realiza, na segunda-feira (5), o pagamento da parcela da bolsa de estudos para 763 jovens da periferia de Fortaleza que estão inscritos no Virando o Jogo, projeto de capacitação que integra o Programa Superação. O investimento, repassado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foi de R$ 133 mil. O valor mensal do benefício é de até R$ 200 e pode variar de acordo com a participação dos alunos durante as aulas.

Desenvolvido pela Vice-Governadoria do Ceará com apoio da SPS, o Virando O Jogo assiste jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 15 e 19 anos, que não estudam e nem trabalham. O objetivo é inseri-los novamente na sala de aula e fortalecer o processo de reinserção social, por meio da formação cidadã, da qualificação para o trabalho e do empreendedorismo. Nesse período de isolamento social como forma de combater o coronavírus, as aulas estão ocorrendo de forma virtual, por meio da plataforma online Educação Livre (Edulivre).

“O Virando o Jogo é uma ação de resgate. Estamos buscando resgatar esses meninos e meninas e inseri-los na escola e no mercado de trabalho. Nesse sentido, sabemos que o suporte financeiro pode ser decisivo nesse momento”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Para ela, o Superação fortalece as políticas para a juventude e engrandece o futuro do Ceará.

Para receber a bolsa, os jovens participaram de atividades virtuais com o mesmo conteúdo previsto inicialmente no cronograma de formação. “O pagamento da bolsa mostra a seriedade do Governo do Ceará com seus projetos. Todos os jovens concluíram as atividades online e participaram de reuniões virtuais durante esse período de pandemia. Eles não estão ociosos, estão estudando. Esse era o nosso compromisso e está mantido”, ressaltou Heraldo Maia Pacheco, coordenador das Áreas do Projeto Virando o Jogo.

O Superação é dividido em três fases. Na primeira, os jovens tiveram acesso a conteúdos sobre juventude, direitos sociais, educação ambiental e organização coletiva. E na segunda fase do projeto, eles participam de atividades de reinserção escolar, de cultura e lazer e qualificação profissional, além de desenvolverem ações comunitárias. Na terceira etapa, prevista para agosto próximo, as ações serão focadas em empreendedorismo.

“Esse é um projeto fantástico, porque educa, traz o jovem de volta à realidade, reacende a autoestima, abre portas e gera iniciativas e perspectivas novas na juventude cearense”, avalia a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais. Inicialmente, o Superação prioriza adolescentes residentes nas áreas mais vulneráveis dos bairros Vicente Pinzón, Cais do Porto, Mucuripe, Granja Lisboa, Bom Jardim, Genibaú, Autran Nunes, Conjunto Ceará, São Miguel / Curió e Barra do Ceará. A meta é, até 2022, beneficiar 10 mil jovens.

O Superação é executado por diversas secretarias sob a coordenação e monitoramento do Grupo Gestor do Programa Superação. O grupo reúne Vice-Governadoria, Casa Civil, SPS, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Corpo de Bombeiros.

Camilo manifesta preocupação com avanço da covid-19 no Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI


O governador Camilo Santana (PT), afirmou na noite desta quinta-feira (02), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que as regiões do Cariri e centro Sul são as que mais preocupam as autoridades de saúde do estado pelo avanço acelerado da contaminação de covid-19. “Essas regiões estão no pico. Por isso adotamos medidas de isolamento mais rígidas e vamos ampliar a capacidade da rede de atendimento hospitalar”, disse Camilo, anunciando ainda a abertura de mais 49 leitos de UTI no Hospital Regional do Cariri (HRC).

De acordo com dados da plataforma Integrasus, a taxa geral de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva no Cariri é de 78,95%. Já em relação aos leitos de enfermaria, a lotação é de apenas 25%.

EPICENTRO NO CARIRI

Juazeiro do Norte registrou 200 novos casos de covid-19 e nove óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde na noite desta quinta-feira. Agora a cidade já contabiliza 3.516 contaminados. Segundo a pasta, entre os que testaram positivo 53 estão hospitalizados, 2.063 em isolamento domiciliar e 1.298 já se recuperaram da doença.

Nesta sexta-feira, a prefeitura promete concluir a montagem do hospital de campanha, que terá 80 leitos clínicos e 6 semi intensivos. Segundo a pasta, o equipamento deve receber os primeiros pacientes a partir deste sábado (04).

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias na última sessão do semestre

A Câmara de vereadores realizou nesta terça-feira, mais uma sessão virtual onde foi aprovado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração do orçamento do município para 2021. Todos os anos é discutida e votada na Câmara uma Lei estabelecendo as diretrizes para o orçamento que é aprovado até o final de outubro. Algumas emendas ao projeto foram apresentadas e também aprovadas.

O vereador Amadeu de Freitas (PT) apresentou uma emenda para a retirada de um parágrafo que previa a possibilidade de redução de jornada de trabalho de servidores com redução de salário. Amadeu destacou que de acordo com o STF tal redução é inconstitucional. Outra emenda do vereador modifica a redação de um artigo que trata da participação da sociedade na elaboração do orçamento onde foi incluído o texto de uma Lei também de sua autoria.

Uma emenda de plenário também foi apresentada. Ela tratava da redução do percentual de autorização para o governo municipal fazer suplementação ao orçamento, Amadeu pedia uma redução de 45% para 30% mas o acordo foi de 40% aprovada por todos os vereadores. O texto original previa que 45% do valor da receita corrente poderia ser suplementada sem precisar de autorização, ou seja, seria autorizada previamente pela Câmara.

Já o vereador Bebeto Anastácio (PTC) destacou que foi aprovada uma emenda de sua autoria que modifica o código tributário municipal em conformidade com a nova Lei que trata da isenção do alvará de funcionamento de 287 atividades. O vereador destacou que muitos serão beneficiados com a proposta.

O presidente da casa Florisval Coriolano (PRTB) informou que a Câmara entra em recesso, conforme previsto no regimento interno da casa, para retornar no mês de agosto porém, a qualquer momento, uma sessão extraordinária poderá ser marcada para discutir algum assunto mais urgente.

UTI Covid do Hospital Santo Antônio segue com 100% dos leitos ocupados

Por Monike Feitosa


Nos últimos dias, a Região do Cariri vem apresentando aumento no número de casos confirmados do novo Coronavírus. Com esse crescimento, a procura por leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19 também está aumentando.

Atualmente, em Barbalha, o Hospital Santo Antônio disponibiliza três setores exclusivos para o tratamento dos pacientes com a Covid-19:

A Ala Covid com 13 leitos de enfermaria, que está desde o início da pandemia dando suporte

A UTI Pediátrica, inaugurada no mês de março com 10 leitos

A UTI Adulta que foi entregue recentemente com mais 10 leitos.

De acordo com o gestor de projetos da Fundação Otília Correia Saraiva – Focs, Egberto Santos, “Para se ter uma ideia da taxa de ocupação, hoje o que menos preocupa é a uti pediátrica que está com 30% dos leitos ocupados. Já a Ala Covid está com 80% dos leitos ocupados e a UTI Adulta é a que mais preocupa, hoje já que está com 100% dos leitos ocupados. Desses pacientes apenas 25% são de Barbalha, a ocupação dos demais leitos são de outros pacientes que vem de municípios da macrorregião do Cariri, já que o HSA é referência para pacientes de três regiões do estado e as vagas são reguladas pela secretaria de saúde estadual”.

Egberto Santos ressalta ainda que “O Hospital está dando sua contribuição, mas *é importante que a população também contribua seguindo todas as recomendações de saúde para que a gente possa vencer junto essa doença. Quem pode, fica em casa!”.

Unidade sentinela tem aumento na busca por testes rápidos em Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O número de pessoas que têm buscado o serviço da Unidade Sentinela da cidade do Crato tem aumentado nos últimos dias. A unidade é responsável pela testagem rápida de pacientes que apresentem sintomas leves da Covid-19, residentes no município.

A quantidade de testagem realizada no município tem proporcionado uma maior rapidez na quantidade de casos positivados ou negativados na cidade. Até a tarde desta quinta-feira (2), o município do Crato havia ultrapassado a marca de 1.000 casos confirmados da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), quanto mais os municípios aumentarem a potência e intensidade de testagem, mais rápido e eficaz será às oportunidades de prevenção nos municípios, uma vez que existe a possibilidade de cura e tratamento mais eficaz, além do isolamento social que impede a cadeia de transmissão do vírus.