Presidente, Darlan Lobo, coloca o novo prédio da Câmara Municipal á disposição da secretaria de saúde em casos de emergência

O vereador Darlan Lobo (MDB) sugeriu que a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte utilize prédios públicos para isolamento de pacientes com suspeita de coronavírus positivo. A sugestão foi na sessão dessa terça-feira, dia 17.

Tarso Magno (PRP) lembrou que o novo prédio da Câmara Municipal está ocioso e Darlan, presidente de Casa, de imediato disse que o prédio está adisposição.

Até o momento não há casos confirmados de pacientes acometidos de novo coronavírus. A informação é da secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Dobra número de casos suspeitos de Covid-19 no Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A quantidade de notificações suspeitas de Covid-19 no Cariri dobrou de seis para doze nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado agora há pouco pela secretaria de saúde do Ceará.

Dois doze casos em investigação, sete são em Juazeiro do Norte, dois em Jardim, um em Salitre, um no Crato e outro em Campos Sales. Os pacientes suspeitos tiveram amostras recolhidas para os testes e estão aguardando os resultados em regime de isolamento domiciliar.

Essa é a primeira vez que Salitre e Campos Sales figuram na lista dos municípios com casos suspeitos desde que a secretaria iniciou o monitoramento.

Conforme o boletim, seis casos suspeitos de Coronavírus foram descartados no Cariri até o momento, sendo três em Juazeiro do Norte e três no Crato.

Horários de funcionamento dos shoppings de Juazeiro são alterados por causa da Covid-19

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O risco de disseminação do novo Coronavírus motivou alterações nos horários de funcionamento dos dois shoppings centers de Juazeiro do Norte. O Cariri Garden, por meio de nota, anunciou que a partir de hoje abre as portas às 12h e não mais 10h, como de costume. O expediente será encerrado duas horas mais cedo, passando de 22h para 20h.

Já no La Plazza Shopping as alterações começam a valer nesta quinta-feira (18). Assim como o Garden, o empreendimento também funcionará entre 12h e 20h. O empreendimento disponibilizou para seus clientes sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel.

Coronavírus: MPCE instaura procedimento para orientar e fiscalizar instituições para idosos em Juazeiro do Norte

O titular da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, determinou que as instituições informem, no prazo de quarenta e oito horas, se existe algum acolhido com sinais e sintomas compatíveis com o Novo Coronavírus, tais como febre, dor no corpo, coriza, tosse e/ou dificuldade respiratória e, em caso afirmativo, os acolhidos deverão ser encaminhados imediatamente ao atendimento médico.

Além disso, caso haja algum idoso com suspeita de infecção pelo COVID-19, foi determinado que as autoridades sanitárias deverão ser comunicadas e as recomendações, como o uso de máscara e as medidas padrão de controle deverão ser adotadas. O membro do MPCE ainda ressalta que, se possível, o residente com suspeita de infecção deverá ser mantido em quarto privativo até elucidação diagnóstica e, caso a referida medida não seja viável, as camas deverão ser mantidas de 1 a 2 metros de distância e a permanência nos ambientes de atividades coletivas serão restringidas.

Conforme José Carlos Félix da Silva, o procedimento foi instaurado tendo em vista o quadro de pandemia decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a preocupação com a saúde deste público. “As pessoas idosas encontram-se inseridas nos grupos mais suscetíveis ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais ao se infectar com o Novo Coronavírus. Com a divulgação pela mídia de dois casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 em Juazeiro do Norte, não hesitamos em adotar providências no sentido de conter a contaminação, propagação de infecção e transmissão local e preservar a saúde de pessoas idosas”, destaca.

O promotor de Justiça ainda acrescenta que, além do procedimento administrativo, também será emitida uma recomendação para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). “Vai ser emitida uma recomendação para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com a exigência de divulgarem e reforçarem medidas de higiene das mãos para funcionários, visitantes e residentes; desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência; restrição ao uso de utensílios compartilhados como: copos, xícaras, garrafas de água etc; e restrição do acesso de visitantes com febre e sintomas respiratórios ou com diagnóstico de Influenza ou Covid-19”, pontua.

Camilo anuncia 600 novos leitos de UTI para atender casos de Covid-19

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quarta-feira, 18, novas ações do Governo do Ceará para o combate à disseminação do novo coronavírus no Estado. Entre as medidas anunciadas, estão a ampliação em 600 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e a aquisição de 100 mil máscaras anticontágio e de 400 mil litros de álcool em gel.

Segundo o governador, os novos leitos de tratamento intensivo serão abertos a partir da conversão de outros leitos ambulatoriais do Estado. “Quando falo 600 novas UTIs, significa: estamos adquirindo respiradores, cama, todos os aparelhos necessários para equipar uma UTI”, diz o governador.

Além das máscaras anticontágio e do álcool em gel, o governador anunciou também a compra de mais 5 mil kits de teste rápido para o novo coronavírus no Estado – o governo já havia adquirido 5 mil no início da crise –, além da abertura de 150 linhas para teleatendimento em saúde.

Fonte: O POVO

Cariri tem seis casos suspeitos de Covid-19; dois em Jardim

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A quantidade de notificações suspeitas de Covid-19 no Cariri dobrou de três para seis nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado ontem pela secretaria de saúde do Ceará.

Dois seis casos em investigação, três são em Juazeiro do Norte, dois em Jardim e um no Crato. Os pacientes suspeitos tiveram amostras recolhidas para os testes e estão aguardando os resultados em regime de isolamento domiciliar.

Essa é a primeira vez que Jardim figura na lista dos municípios com casos suspeitos desde que a secretaria iniciou o monitoramento.

Conforme o boletim, seis casos suspeitos de Coronavírus foram descartados no Cariri até o momento, sendo três em Juazeiro do Norte três no Crato.

Em todo o Ceará, o número de casos confirmados passou de nove para onze. Outros 159 estão em investigação. Hoje pela manhã os deputados estaduais Carlos Matos (PSBD) e Júlio César (PT) testaram positivo para a doença, aumentando a estatística de confirmações para 13.

MPCE recebe 161 Planos Municipais de Contingência contra o Novo Coronavírus e espera a participação de todas as Prefeituras

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Ceará (MPCE), Eneas Romero de Vasconcelos, afirmou que 161 municípios cearenses apresentaram os Planos Municipais de Contingência contra o Coronavírus (COVID-19) até a noite do dia 17/03. Ele lembrou que o MPCE enviara, na tarde desta quinta-feira (12/03), ofício a todos os prefeitos do estado para que apresentassem seus respectivos Planos Municipais de Contingência contra o Coronavírus no prazo de 48 horas. Naquela data, apenas Fortaleza havia apresentado.

De acordo com Eneas Romero, a participação efetiva e com engajamento dos 184 municípios trata-se de uma questão de responsabilidade política, social e jurídica dos gestores. “Esperamos que todos os prefeitos entreguem e executem o seu Plano de Contingência conforme acertado durante a reunião que tivemos, ontem, na Aprece. Quem não tem plano, não definiu como vai reagir aos possíveis casos em suas cidades. É preciso que estes sigam o Plano de Contingência Estadual, porque a gente quer resolver”, reforçou.

Para Eneas Romero, houve uma mudança muito importante com a adesão. “O que a gente espera, agora, é que os poucos que faltam cumpram, porque, em primeiro lugar, é um dever para com a sociedade e, segundo, que os outros comecem a fazer com que, efetivamente, os planos entrem em execução. Estamos numa fase em que já há pessoas doentes que precisam ser acompanhadas e rastreadas com quem elas tiveram contato para evitar a disseminação”, considerou.

Para tanto, cada promotor de Justiça acompanhará o plano em cada município e observará se foi respeitado e se os gestores estão cumprindo o que foi determinado, como: materiais disponibilizados, se as equipes estão preparadas e com os devidos equipamentos de proteção, como estão sendo os encaminhamentos dos exames e se os profissionais estão cumprindo o protocolo de quem deve ser examinado ou notificado. “Então, há várias providências que o promotor de Justiça pode e deve fazer. A união do Ministério Público neste momento e a atuação sistemática é muito importante para que a gente possa superar essa grande crise”, destacou Eneas Romero.

A procuradora de Justiça e coordenadora auxiliar do CAOCidadania, Isabel Pôrto, acompanhada de Eneas Romero discutiram com gestores cearenses de diversas regiões ações estratégicas e preventivas ao novo Coronavírus numa reunião, na manhã do dia 17, na Aprece. O momento também foi de alinhamento das futuras ações de atendimento aos possíveis infectados com a doença que foi recentemente considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido a seu rápido e preocupante avanço em todo o mundo.

Foram discutidas as medidas a serem adotadas, de modo que as prefeituras se adequem ao decreto assinado pelo governador Camilo Santana que estabelece, entre muitas medidas, o cancelamento, a partir dessa quarta-feira (18), das aulas nas unidades estaduais de ensino. Como resultado da reunião, a Aprece disponibilizou um modelo de decreto a ser adaptado por cada município.

O presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou a importância da mobilização das administrações municipais para o enfrentamento do COVID-19, uma vez que é no município que a população irá buscar os eventuais atendimentos e cuidados necessários. Na oportunidade, o professor Doutor Ivo Castelo Branco fez uma palestra técnica para nivelar os participantes sobre informações gerais sobre a doença, sintomas, forma de contágio e principais cuidados a serem adotados.

O secretário de Saúde do Estado (SESA), Cabeto Martins, enumerou as prioridades que vêm sendo dadas pelo Estado no enfrentamento da doença, dando como exemplo a oferta de leitos extras, bem como a duplicação do número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e da carga horária dos servidores dos hospitais. Ele enfatizou que é fundamental que os municípios abracem a luta contra o agravamento do novo Coronavírus, criando e colocando em prática seus planos de contingenciamento, mediante a adoção de um fluxo de procedimentos.

A Aprece será uma ponte direta entre a SESA, que como órgão competente coordena todas as ações de vigilância e saúde, e os municípios cearenses. “O momento agora é de união. Precisamos, Estado e municípios, estruturar o combate ao Coronavírus de forma regionalizada e eficiente”, disse o presidente da Aprece, Nilson Diniz. Segundo com a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade, os municípios podem e devem exercer um papel determinante na prevenção e controle do Covid-19 no Estado. “Cabe aos prefeitos realizar o trabalho o preventivo, repassar orientações à população, transformar seus planos de contingência em fluxo, operacionalizar as ações que se fazem necessárias”, disse.

Confira as listas dos municípios que não apresentaram o Plano de Contingência contra o Novo Coronavírus:

Camocim, Forquilha, Guaiúba, Hidrolândia, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Itarema, Lavras da Mangabeira, Massapê, Milagres, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Pacujá, Paraipaba, Quiterianópolis, Quixeré, Reriutaba, Santana do Acaraú, Tururu, Varjota e Viçosa do Ceará.