China autoriza teste em humanos de vacina contra o coronavírus

Os EUA, por sua vez, começaram a testar sua vacina esta semana em voluntários.

A China deu o aval para que pesquisadores iniciem testes de segurança em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, em meio à corrida para desenvolver uma imunização contra a Covid-19.

Cientistas da Academia de Ciências Médicas Militares da China, ligada ao exército, receberam a aprovação para iniciar os ensaios clínicos em estágio inicial dessa potencial vacina a partir desta semana, informou nesta terça-feira (17) o “Diário do Povo”, jornal oficial do Partido Comunista chinês, citado pela agência de notícias Reuters.

Enquanto isso, cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira (16) que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados.

Por meio de comunicado, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) informou que o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.

Segundo a agência France Presse, todo o processo de criação da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses, isso porque serão necessários mais testes. Neste momento, os pesquisadores querem saber qual é o impacto de diferentes doses administradas por injeção e quais são seus efeitos colaterais.

Jennifer Haller foi a primeira pessoa no mundo a receber uma versão teste de vacina contra a Covid-19 — Foto: Ted S. Warren/
Jennifer Haller foi a primeira pessoa no mundo a receber uma versão teste de vacina contra a Covid-19 — Foto: Ted S. Warren/

Uma das voluntárias, a norte-americana Jennifer Haller, disse à rede de notícias MSNBC que tem sua temperatura tirada durante várias vezes por dia e que é acompanhada por uma equipe médica constantemente.

“Há grandes chances de que eu esteja envolvida na descoberta da vacina, mas ainda que não seja dessa vez, pelo menos estou contribuindo como parte do processo de descoberta”, disse Haller.

Haller trabalha como gerente de operações em uma pequena empresa de tecnologia e recebeu liberação do trabalho para participar do estudo que ela ficou sabendo a partir de uma postagem no Facebook.

“Todos nos sentimos tão impotentes. Esta é uma oportunidade incrível para eu fazer algo “, disse Jennifer Haller, uma das voluntárias a receber as vacinas.

O segundo a ser testado foi o engenheiro de redes, Neal Browning, quem disse à agência Associated Press que resolveu ser testado por causa de suas filhas pequenas, que disseram estar orgulhosas do pai.

O engenheiro Neal Browning é um dos primeiros a ser testado com a vacina contra o coronavírus — Foto: Ted S. Warren/AP
O engenheiro Neal Browning é um dos primeiros a ser testado com a vacina contra o coronavírus — Foto: Ted S. Warren/AP

Esforço internacional

A vacina americana foi desenvolvida por cientistas e colabores do NIH, num trabalho conjunto com empresa de biotecnologia Moderna, com sede em Cambridge, Massachusetts. A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), com sede em Oslo, Noruega, também direcionou fundos para a implementação do medicamento.

“Encontrar uma vacina segura e eficaz para prevenir a infecção de Sars-CoV-2 é uma prioridade para a saúde pública” – Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas.

Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos aprovados para a Covid-19, que infectou mais de 175.000 pessoas em todo o mundo desde que surgiu na cidade chinesa de Wuham (centro), no final de dezembro.

Corrida por uma solução

Laboratórios farmacêuticos e de pesquisa em todo o mundo competem para desenvolver tratamentos e vacinas para o novo coronavírus.

Por exemplo, um tratamento antiviral chamado remdesivir, desenvolvido pela American Gilead Sciences, já está nos estágios finais de testes clínicos na Ásia, e médicos na China relataram que ele demonstrou ser eficaz no combate à doença.

Mas apenas testes aleatórios permitem aos cientistas saber se é realmente eficaz ou se os pacientes se recuperariam sem ele.

Outra empresa americana, a Inovio, que está criando uma vacina baseada em DNA, comunicou que iniciará testes clínicos no próximo mês.

Fonte: G1 / Bem Estar

Município do Crato anuncia medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

O Governo do Crato se reuniu na manhã de hoje, terça-feira, (17), no Paço Municipal, para um alinhamento acerca das ações de enfrentamento em relação ao Coronavírus. O Prefeito Zé Ailton Brasil, juntamente com todo o secretariado, discutiram formas e avaliaram a situação para que atitudes fossem tomadas de imediato objetivando a segurança da população.

Ponderando a existência de pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) embasado nos termos declarados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como seguindo recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 13 de março, o prefeito Zé Ailton Brasil decretou hoje, situação de emergência em saúde no âmbito do Município do Crato, em decorrência do referido vírus.

Ainda de acordo com o Decreto, ficam suspensas, a partir de 18 de março de 2020, por 15 dias: atividades educacionais presenciais em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino; atendimento ao público nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); atividades para capacitação e treinamento de pessoal na esfera do serviço público municipal que envolvam a aglomeração de pessoas; concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 100 (cem) pessoas; as atividades do Programa “Crato em Movimento”, da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude; as ações do Projeto “Cine-Céu”, da Secretaria Municipal de Cultura; atividades de visitação nos museus municipais e demais atividades que envolvam aglomeração de pessoas e que gerem risco de contágio.

É importante ressaltar que a proibição de realizar eventos com mais de 100 (cem) pessoas se estende para estabelecimentos privados, comerciais já licenciados, inclusive igrejas, cinemas, museus, teatros, bibliotecas e centros culturais, os quais ficam impedidos de fazê-los, sob pena de cassação do alvará de licença e funcionamento.

Segundo o prefeito Zé Ailton Brasil, todas essas ações serão executadas para que as medidas para enfrentamento e contenção do novo Coronavírus COVID-19 possam ser efetivas. “Estamos acompanhando as decisões tomadas pelo Governo do Estado do Ceará, os três municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) vêm trabalhando de forma conjunta para maior eficácia. É hora de todos agirmos com muita responsabilidade, consciência e coletividade para enfrentarmos esse problema”, disse o Chefe do Executivo cratense.

Os setores administrativos da Prefeitura do Crato estarão em funcionamento, contudo, atuando de forma complementar ao atendimento presencial com formas eletrônicas de comunicação disponíveis em cada setor, a exemplo da utilização de e-mail, telefone e WhatsApp.

A união de todos, gestão municipal e comunidade, se faz extremamente necessária nesse momento, para que assim, seja possível atravessar essa adversidade da melhor maneira possível.

Para acessar o decreto na íntegra, através do link: https://mail.crato.ce.gov.br/site/conteudo/2/1584478953_1.pdf

Com informações da assessoria de comunicação

Câmara de Juazeiro realizará sessões a portas fechadas por dois meses

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte Darlan Lobo assinou ontem um decreto que restringe o acesso do público à casa legislativa durante as sessões ordinárias e extraordinárias durante dois meses.

Conforme o documento, as atividades serão realizadas a portas fechadas e a população poderá acompanhar as sessões somente através de transmissões pelo Youtube. A medida já entrou em vigência na sessão desta terça-feira.

Máscaras e álcool gel são distribuídos em unidades prisionais do Ceará

A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará, promove ações de combate ao coronavírus. Foram distribuídos panfletos informativos aos visitantes de todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

O agente penitenciário, Pedro Ivo, da CPPL 1, comentou sobre a ação realizada pelas Pastas. “É um movimento muito importante dentro das unidades, pois a prevenção e informação são essenciais para que evitemos a instalação da doença nos locais”, comenta.

 

A visitante Carla Silva, que esteve na manhã de sábado no Complexo de Itaitinga, também parabenizou a distribuição dos panfletos. “É muito interessante esse informativo para nós. Nós escutamos muito falar dessa doença, mas mesmo assim ainda temos dúvidas, e com esse panfleto já conseguimos entender sobre como se prevenir do vírus”, ressalta.

Os informativos foram distribuídos neste final de semana para todos os visitantes dos Complexo I , II e Aquiraz.

Além dos panfletos, a SAP também distribuiu luvas e máscaras para os visitantes que estiveram neste final de semana nas unidades prisionais e para os agentes penitenciários que realizavam o plantão.

Coronavírus: Romaria do Padre Cícero é adiada pela primeira vez na história

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, anunciou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (17) o adiamento da Romaria do Nascimento de Padre Cícero, que tradicionalmente ocorre no dia 24 de março.

Conforme o pároco, a medida atende a uma recomendação da Diocese do Crato, que por sua vez se baseou no decreto de emergência em saúde pública assinado ontem pelo Governador Camilo Santana.

Além da Romaria, a Diocese cancelou a tradicional missa do dia 20, em memória do Padre Cícero.

Hoje pela manhã, a entidade religiosa publicou uma nota com as orientações para padres e fiéis. Leia na íntegra:

Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)

A Diocese de Crato, por meio de seu pastor, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, publicou nesta terça-feira, dia 17 de março, novas orientações a serem observadas na prevenção ao coronavírus (covid-19), conforme decretos publicados pelas autoridades governamentais e sanitárias. Leia na íntegra:

Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)

Crato, Ceará, 17 de março de 2020

A graça e paz de Deus nosso Pai, a todos vocês, padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas na nossa diocese de Crato.

Conforme as notícias que nos chegaram pelo Decreto Estadual, acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia do COVID-19, dada a velocidade com que se espalha e o grave perigo dessa contaminação em se tratando de aglomeração de pessoas,necessitamos, a partir de nossa convicção cristã, tomar algumas medidas (em acréscimo às nossas orientações anteriores, de 13 de março de 2020) entrando em vigor a partir desta quarta-feira, dia 18 de março de 2020.

I.             Aos padres e aos diáconos:

– Suspender os atos litúrgicos (procissões, romarias, novenas, vias-sacras) e eventos formativos (reuniões da catequese, encontros pastorais) que haja possibilidade de aglomeração de pessoas;

– Oferecer mais horários de missas para evitar, justamente, o agrupamento de fiéis;

– Manter as Igrejas abertas para oração pessoal, silenciosa e exposição do Santíssimo Sacramento;

– Rezar missa na intenção dos doentes, agentes de saúde e demais cuidadores;

– Na oração dos fiéis, rogar ao Senhor pela superação do COVID-19;

– Suspender os mutirões de confissões nas paróquias. Os sacerdotes, no entanto, permaneçam disponíveis para acolher aqueles que buscam o sacramento da reconciliação neste tempo quaresmal;

– Oferecer álcool em gel na entrada da igreja.

II.            Aos fiéis

– Recomendamos acompanhar as missas pelos meios de comunicação da diocese e das paróquias, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal;

– Idosos e enfermos ficam desobrigados do compromisso cristão católico de participar das missas dominicais. Fiquem em casa, rezem com os seus familiares e fortaleçam a Igreja doméstica;

– Evite-se aglomerações devido ao risco de contágio;

– Os poucos que vierem a participar das missas e outras orações, mantenham uma distância prudente um do outro;

Nesta hora de provação, não podemos ignorar o estado em que se encontra a humanidade, no meio da qual se dá o nosso pastoreio e a nossa ação evangelizadora. Intensifiquemos, portanto, nossas orações, e façamos cumprir estas determinações para que o vírus seja contido. Rezemos, também, pelas autoridades, profissionais de saúde e pesquisadores, para que, iluminados pelo Espírito Santo de Deus, encontrem caminhos que gerem soluções.

Manifestemos, por fim, nossa solidariedade e esperança. Superemos a indiferença. Façamos isso, mas de modo prudente e em consonância com as orientações sanitárias. Hoje temos muitos recursos tecnológicos ao nosso dispor.

Essas orientações têm validade de quinze dias. Outras, no entanto, poderão ser acrescidas, de acordo com a evolução da pandemia.

Em Cristo, para cuja Páscoa nos preparamos, confiantes e em oração.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Venha o Teu Reino

 

Empresário Márcio Bilhar anuncia apoio a pré-cadidatura de Dr. Lorim em Missão Velha

 Na manhã de domingo (15/03), o empresário e articulador político Márcio Bilhar, junto aos seus irmãos, Assis Bilhar e Neto Bilhar, anunciaram apoio à pré-candidatura de Dr. Lorim a prefeito de Missão Velha. O evento aconteceu na casa do empresário Carlim, filho de Valmir Cruz. Na oportunidade também estavam presentes sua esposa Aline, Alane Macêdo, Toninho Vasquez, e Valmir Cruz. A pré-candidatura de Dr. Lorim vem ganhando destaque e crescendo consideravelmente, com apoios desde a população até importantes lideranças políticas.

Na madrugada desta segunda (16) faleceu o pai do empresário Carlim, Valmir Cruz. Márcio Bilhar lamentou o ocorrido, e destacou a importância da figura de Valmir para a região. Segundo Márcio o momento é de “dor e respeito à família.”

Máscaras e álcool gel começam a faltar nas farmácias do Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Ceará causou uma corrida às farmácias da região do Cariri por máscaras cirúrgicas e álcool em gel. Com o aumento da demanda, diversas drogarias já sofrem com o desabastecimento dos dois ítens.

O site NEWS CARIRI visitou seis farmácias em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, duas em cada cidade. Em nenhuma havia mais máscaras disponíveis para venda. Já o álcool em gel estava com estoques reduzidos.

Em um estabelecimento do bairro Triângulo, em Juazeiro, as vendas desses produtos aumentaram mais de 100% desde o surgimento das primeiras notícias sobre a nova doença.

“Já fizemos o pedido para a renovação de estoque, não só de máscaras e álcool em gel, mas também de luvas. Ainda estamos aguardando a chegada dos materiais”, disse a gerente comercial de uma drogaria localizada no centro do Crato.

Prevenção ai coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Câmara de Barbalha reúne servidores para anunciar medidas contra o novo coronavírus

A Presidência da Câmara de Barbalha reuniu na manhã desta terça-feira os Servidores Efetivos e Comissionados para orientá-los quantos aos cuidados necessários para evitar a proliferação do novo Coronavírus dentro do Poder Legislativo.

A principal medida tomada pelo presidente foi o adiamento do concurso público que seria realizado no mês de março. A Presidência também orientou os servidores que trabalham na sessão legislativa que participem através das redes sociais. A limpeza também será reforçada no interior do prédio e os servidores acima de 60 anos foram orientados a ficarem em casa durante esse período de crise.

O Presidente irá editar um Decreto Legislativo contento as orientações assim que o Poder Executivo expedir as normas que valerão para toda a população de Barbalha.

Coronavírus e pets: veja perguntas e respostas sobre cuidados com animais de estimação

OMS diz que, apesar de caso de cachorro infectado em Hong Kong, não há evidência de que pets fiquem doentes ou transmitam o vírus. Mesmo assim, tutores com a Covid-19 devem evitar contato com animais; entenda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando pesquisas sobre a relação entre animais de estimação e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Há registro de um cachorro com um nível fraco de infecção em Hong Kong, mas o órgão diz que, até o momento, não há evidência significativa de que pets possam ficar doentes ou transmitir o vírus.

Mesmo assim, a recomendação das autoridades de saúde é que pessoas infectadas limitem o contato com seus cães e gatos. Além disso, cuidados básicos de higiene devem ser seguidos pelos humanos ao manusear animais.

Veja perguntas e respostas sobre pets e o coronavírus:

Pets podem ficar doentes ou transmitir o vírus?

A OMS diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir a Covid-19.

Estudos continuam sendo realizados para entender como o organismo de diferentes animais podem reagir ao coronavírus. A organização monitora essas pesquisas.

Uma pessoa infectada pode manter contato com seu pet?

A orientação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) é que pessoas que contraíram a Covid-19 evitem o contato próximo com seus animais de estimação, já que há informações ainda desconhecidas sobre o novo cornonavírus.

Caso não for possível, o tutor deve manter boas práticas de higiene ao cuidar do animal e usar uma máscara facial.

Quais são os cuidados de higiene recomendados?

Mesmo para humanos saudáveis, as autoridades de saúde recomendam medidas básicas de higiene ao manusear e cuidar de animais – em todas as situações, não só durante a pandemia de coronavírus.

Isso inclui lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, suas fezes ou urina. Além disso, o tutor deve evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com seus pets.

Quais cuidados tomar durante passeios?

A orientação de veterinários é que, para passeios com animais de estimação, locais com aglomerações, como parques lotados, por exemplo, sejam evitados. O ideal é que o contato entre tutores seja o menor possível para evitar a transmissão do vírus entre humanos.

Há casos conhecidos de Covid-19 em animais?

Há apenas um registro conhecido de um cão que testou positivo para Covid-19 após ter contato com seus donos doentes em Hong Kong.

Segundo a OIE, o teste mostrou a presença de material genético do coronavírus, mas o animal não apresentava sinais clínicos da doença.

Autoridades dizem que esse caso não é suficiente para afirmar que cachorros – ou outros animais de estimação – fiquem doentes ou tenham papel significativo na disseminação do vírus.

Fonte: G1 / BEM ESTAR

Coronavírus: Arnon descumpriu decreto estadual, dizem procurades federais

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O evento de lançamento do plano de contingenciamento do Coronavírus em Juazeiro do Norte foi marcado por um episódio constrangedor. Os procuradores da República Celso Limaverde e Rafael Rayol, que haviam sido convidados para o momento, se recusaram a adentrar no auditório onde o evento aconteceu. Eles alegaram que a o prefeito Arnon descumpriu o Decreto estadual que proíbe realização de eventos com mais de 100 pessoas.

“A reunião claramente tem mais de 100 pessoas, o que desrespeita o Decreto do Governo do Estado. O objetivo da reunião se mostrou absolutamente oposto”, declarou o procurador Rafael Rayoul.

Logo após o episódio, o prefeito Arnon Bezerra pediu para que algumas pessoas se retirassem do ambiente para atender ao Decreto do Governador.