Coronavírus: Romaria do Padre Cícero é adiada pela primeira vez na história

Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, anunciou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (17) o adiamento da Romaria do Nascimento de Padre Cícero, que tradicionalmente ocorre no dia 24 de março.

Conforme o pároco, a medida atende a uma recomendação da Diocese do Crato, que por sua vez se baseou no decreto de emergência em saúde pública assinado ontem pelo Governador Camilo Santana.

Além da Romaria, a Diocese cancelou a tradicional missa do dia 20, em memória do Padre Cícero.

Hoje pela manhã, a entidade religiosa publicou uma nota com as orientações para padres e fiéis. Leia na íntegra:

Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)

A Diocese de Crato, por meio de seu pastor, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, publicou nesta terça-feira, dia 17 de março, novas orientações a serem observadas na prevenção ao coronavírus (covid-19), conforme decretos publicados pelas autoridades governamentais e sanitárias. Leia na íntegra:

Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)

Crato, Ceará, 17 de março de 2020

A graça e paz de Deus nosso Pai, a todos vocês, padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas na nossa diocese de Crato.

Conforme as notícias que nos chegaram pelo Decreto Estadual, acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia do COVID-19, dada a velocidade com que se espalha e o grave perigo dessa contaminação em se tratando de aglomeração de pessoas,necessitamos, a partir de nossa convicção cristã, tomar algumas medidas (em acréscimo às nossas orientações anteriores, de 13 de março de 2020) entrando em vigor a partir desta quarta-feira, dia 18 de março de 2020.

I.             Aos padres e aos diáconos:

– Suspender os atos litúrgicos (procissões, romarias, novenas, vias-sacras) e eventos formativos (reuniões da catequese, encontros pastorais) que haja possibilidade de aglomeração de pessoas;

– Oferecer mais horários de missas para evitar, justamente, o agrupamento de fiéis;

– Manter as Igrejas abertas para oração pessoal, silenciosa e exposição do Santíssimo Sacramento;

– Rezar missa na intenção dos doentes, agentes de saúde e demais cuidadores;

– Na oração dos fiéis, rogar ao Senhor pela superação do COVID-19;

– Suspender os mutirões de confissões nas paróquias. Os sacerdotes, no entanto, permaneçam disponíveis para acolher aqueles que buscam o sacramento da reconciliação neste tempo quaresmal;

– Oferecer álcool em gel na entrada da igreja.

II.            Aos fiéis

– Recomendamos acompanhar as missas pelos meios de comunicação da diocese e das paróquias, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal;

– Idosos e enfermos ficam desobrigados do compromisso cristão católico de participar das missas dominicais. Fiquem em casa, rezem com os seus familiares e fortaleçam a Igreja doméstica;

– Evite-se aglomerações devido ao risco de contágio;

– Os poucos que vierem a participar das missas e outras orações, mantenham uma distância prudente um do outro;

Nesta hora de provação, não podemos ignorar o estado em que se encontra a humanidade, no meio da qual se dá o nosso pastoreio e a nossa ação evangelizadora. Intensifiquemos, portanto, nossas orações, e façamos cumprir estas determinações para que o vírus seja contido. Rezemos, também, pelas autoridades, profissionais de saúde e pesquisadores, para que, iluminados pelo Espírito Santo de Deus, encontrem caminhos que gerem soluções.

Manifestemos, por fim, nossa solidariedade e esperança. Superemos a indiferença. Façamos isso, mas de modo prudente e em consonância com as orientações sanitárias. Hoje temos muitos recursos tecnológicos ao nosso dispor.

Essas orientações têm validade de quinze dias. Outras, no entanto, poderão ser acrescidas, de acordo com a evolução da pandemia.

Em Cristo, para cuja Páscoa nos preparamos, confiantes e em oração.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Venha o Teu Reino

 

Publicidade

Leia também