Detento é assassinado dentro de cela para ‘castigo’ na penitenciária de Parnaíba

Por Andrê Nascimento, G1 PI

Publicidade

Um homem identificado como Roberto Luiz da Silva, de 36 anos, foi morto por espancamento dentro de uma cela de isolamento, destinada a medidas disciplinares da Penitenciária Mista de Parnaíba, no litoral do Piauí. A morte foi percebida por volta das 22h dessa terça-feira (8). A Secretaria de Justiça informou que abrirá investigação interna para apurar o caso.

De acordo com informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o preso aguardava na cela de “castigo” para responder por um processo administrativo disciplinar interno. Havia outros 19 presos na cela. O local foi esvaziado e isolado para o trabalho da Perícia Criminal da Polícia Civil.

Roberto Luiz, natural de Belém (PA), foi preso no dia 2 de setembro de 2018 em flagrante pelo crime de furto. Há cerca de uma semana ele teria cometido uma infração disciplinar e foi colocado na cela de isolamento. Até o momento não há informações sobre em qual dia exatamente ele foi posto na cela.

Ainda segundo o sindicato, duas pessoas foram apontadas como suspeitas. Roberto dividia a cela com outros dezenove presos, que também teriam cometido infrações disciplinares dentro do presídio e esperavam pelo processo administrativo disciplinar interno.

Com a descoberta do crime, todos os 19 presos foram distribuídos para outras celas, e o local do homicídio foi isolado. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Justiça do Piauí:

NOTA

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, informa que o detento Roberto Luiz da Silva foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (9). O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios Tráfico e Latrocínio (DHTL), e ao Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá investigação interna para apurar o caso.

 Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também