Parcelamento especial da SAAEC segue até o dia 29, com descontos de até 100% em juros e multas

O programa de Parcelamento Especial da SAAEC (PAES), chega ao fim no próximo dia 29 de julho. Os usuários que ainda não tiveram condições de aderir à campanha podem aproveitar os últimos dias para se beneficiar com as vantagens do parcelamento com condições especiais.

Os prazos são parcelados em até 18 meses com descontos de até 100% em juros e multas, de acordo com a negociação realizada, exceto para ligações clandestinas.

Estados nordestinos aprovam criação de consórcio para o desenvolvimento regional

O protocolo foi assinado no Fórum de Governadores do Nordeste, em São Luís (MA). Pautas nacionais também foram discutidas durante o evento.

Os chefes do Executivo dos nove estados nordestinos aprovaram hoje (14) a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que terá como primeiro presidente o governador da Bahia, Rui Costa. O protocolo foi assinado durante a segunda edição do Fórum de Governadores do Nordeste, no exercício 2019-2022, que ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís (MA). Agora, cabe a cada Governo autorizar a formação do consórcio.

Presente na reunião, o governador Camilo Santana destacou a importância do Fórum para a defesa dos interesses da região e o crescimento dela através do novo consórcio. “O Fórum de Governadores do Nordeste tem se consolidado como um momento importante de se discutir e avaliar o momento político do Brasil e fortalecer as políticas públicas para o País e o Nordeste dentro daquilo que é consenso. Este consórcio chega também para nos fortalecer e unificar ainda mais a região”, disse Camilo.

Consórcio Nordeste

Com a criação, os estados passam a ter mais força em negociações financeiras. Neste modelo, por exemplo, as unidades federativas envolvidas poderão realizar compras conjuntas com o objetivo de reduzir os custos. Da mesma forma poderão trabalhar juntos a venda de produtos.

“É uma grande ferramenta de gestão e compartilhamento de projetos, ideias, apoios mútuos e redução de custos. Uma vez o consórcio formalizado, nós poderemos fazer licitações de itens que forem comuns e assim mudamos o patamar de escala da licitação. Todos sabem que se você quer licitar um item, você consegue um preço. Se vai licitar milhões, consegue outro. Portanto, estamos mudando de escala, multiplicando por nove estados, o que vai reduzir o custo em várias áreas. É uma ferramenta inovadora”, declarou o primeiro presidente do consórcio, Rui Costa, que ficará à frente do consórcio por um ano, podendo prorrogar por igual período.

O consórcio vai permitir que os estados cedam, principalmente em períodos de crise, servidores e equipamentos. Fica permitido ainda a realização de intercâmbios estudantis, projetos conjuntos de infraestrutura, parques industriais e tecnológicos interestaduais, criação de fundos para financiar investimentos e troca de tecnologia e conhecimento, entre outras ações.

Debate nacional

As pautas nacionais também foram colocadas em discussão. Na oportunidade, o grupo fechou pensamento contrário à ideia de desvinculações de receitas frente as despesas obrigatórias com saúde, educação e fundos constitucionais. Para os governadores, seria mais relevante discutir o Pacto Federativo, colocando em debate uma nova distribuição de receitas e competências.

Com relação ao estatuto do desarmamento, Flávio Dino, governador do Maranhão e anfitrião do encontro, disse que o posicionamento dos integrantes é a favor de sua continuidade. “Lembramos que o estatuto do desarmamento é fundamental para evitar o aprofundamento do ciclo de violência no Brasil. Nós consideramos que flexibilizar regras de posse e de porte de armar, longe de gerar paz, vai gerar mais violência”, defendeu Dino, que se solidarizou com as famílias das vítimas do ataque à escola em Suzano (SP) e lembrou que hoje faz um ano do assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, e seu motorista Anderson Gomes.

Previdência

O entendimento dos estados nordestinos é que há necessidade de se debater uma mudança do modelo atual, mas que é preciso sair em defesa dos que mais necessitam. Em sua participação, Camilo Santana levantou a necessidade de se olhar também para os estados e suas questões com a previdência em consonância com a revisão que a União pretende promover a nível nacional.

“Se a gente consegue resolver de forma emergencial o problema do déficit (previdenciário dos estados) a gente consegue dar um fôlego. Esse debate precisa ser feito com o Governo Federal. Todas as medidas que os estados podem fazer para diminuir seu déficit a maioria aqui já fez. É fundamental que entre essa solução a curto prazo para os estados”, enfatizou o governador.

Instituições regionais

Durante a reunião outros assuntos foram colocados em debate. Na ocasião, ficou decidido que o grupo dialogará com os 153 deputados federais e 27 senadores que representam os nove estados para que não haja retrocesso quanto a mecanismos essenciais para o desenvolvimento regional, a exemplo do Banco do Nordeste, a Chesf e Sudene.

Além de Camilo Santana, estiveram presentes os governadores Paulo Câmara (PE), Rui Costa (BA), Fátima Bezerra (RN), Wellington Dias (PI), João Azevedo (PB) e Belivaldo Chagas (SE). O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, representou Renan Filho, chefe do Executivo.

Funceme registra chuvas na Região do Cariri nas últimas 24 horas; choveu forte em Juazeiro durante a noite dessa quarta-feira

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Choveu em 27 municípios da região do Cariri, segundo o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva ocorreu em Missão Velha, onde os índices pluviométricos marcaram 31 milímetros. Os dados estão disponíveis no site do órgão e são relativas ao período das últimas 24 horas. Porteiras registrou apenas 2,5 mm.

Durante a noite dessa ultima quarta-feira(14), por volta das 21:00h, choveu forte na cidade de Juazeiro do Norte com fortes trovoadas e raios. No entanto, a Funceme registrou 25 milímetros. Hoje a cidade amanheceu nublada e com baixas temperaturas.

Previsões para amanhã

Previsões da Funceme para o Estado indica que nessa sexta-feira (15) haverá nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. “As melhores condições devem ser observadas nas áreas mais ao oeste e sul, isto é, onde estão o Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri, Sertão Central e Inhamuns.”, diz a Funceme.

 

MP quer afastamento coletivo em Tarrafas

Por Madson Vagner

Se existe um prefeito no Cariri que não teme a lei, é o de Tarrafas, Tertuliano Cândido, o Taiano. Desde de novembro de 2018, existe uma orientação do Ministério Público do Estado (MP), pedindo o afastamento de familiares do gestor nomeados na Prefeitura, mas até agora ninguém foi exonerado.

A farra do nepotismo transformou a Prefeitura em empresa familiar. Lá estão nomeado o pai, o ex-prefeito Terto, a madrasta Arlete, além de tios e primos. Eles comandam a chefia de gabinete e secretárias estratégicas como obras e finanças. Juntos, prefeito e familiares, em outro processo, também do MP, são investigados por formação de quadrilha que teria desviado cerca de R$ 560 mil dos cofres públicos.

O dinheiro faz falta em setores da Educação, que mantém 6 meses de atrasos no pagamento do transporte escolar, e da Saúde, onde falta medicamentos nos Postos do PSF. Apesar das denúncias, a Câmara permanece calada. O prefeito tem maioria!

Denúncia pesada

A denúncia formulada pelo MP contra o prefeito Taiano e seus familiares, parece maior que o imaginado. Ao receber a ação assinada pela promotora Vandisa Maria Frota, a juíza Carliete Roque Gonçalves, despachou o caso para a Vara Especializada de Delitos de Organizações Criminosas, do Tribunal de Justiça, em Fortaleza. O caso se apresenta como um dos maiores já registrados no interior do Estado.

Durante a investigação, foram colhidos cerca de 15 depoimentos. Uma parte delatou o esquema de corrupção, enquanto outros foram orientados a burlar e confundir a investigação. Toda orientação foi organizada pelo ex-prefeito Neto Alcântara, aliado e beneficiário do esquema. Ele é acusado de comandar um grupo de laranjas que compõem o esquema. O escândalo deve chegar a Câmara de Vereadores.

Mês da Mulher: Câmara do Crato homenageia mulheres em sessão solene

Uma sessão solene realizada no plenário Paulo Bezerra, nesta segunda-feira,11, na sede do Poder Legislativo homenageou 10 mulheres com o Diploma de Reconhecimento do Poder Legislativo.

Cada parlamentar pôde indicar duas homenageadas, as mulheres escolhidas foram: Terezinha Alves da Silva, Luzinete Cirino da Silva, Ana Verônica Barbosa Isidório, Maria de Fátima Alves Lima, Maria Tereza Vilar Alencar, Cicelia Lima Alves, Thayse Luyalla Teixeira Saraiva, Egidia de Andrade Morais Feitosa, Glena Kelma Medeiros Olinda e Cicera Edivania da Costa Gonçalves.

A sessão foi presidida pela vereadora Ticiana Cândido (PSDB) que a lado da Vereadora Vicência Leandro (PMN), conduziram os trabalhos da sessão solene. Ticiana disse estar orgulhosa em poder representar as mulheres na Câmara e apontou o combate ao feminicídio como a principal meta a ser buscada pela a sociedade cretense.

“A gente precisa pensar junto com o poder público políticas públicas eficazes na questão da prevenção e no combate dessas práticas no nosso município. É uma luta árdua mas não impossível”, declarou.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense Verônica Isidório, afirmou que a homenagem é o reconhecimento de um trabalho e da luta e sinal de que estão caminhando no rumo certo, A militante disse ainda ser um desafio a mais, pois, isso intensifica a responsabilidade com a luta por equidade de direitos e contra a violência.

Com lesão muscular, Dembelé desfalcará Barcelona por até 4 semanas

O Barcelona anunciou nesta quinta-feira que o atacante Ousmane Dembelé vai desfalcar o time por até um mês por causa de uma lesão muscular na perna esquerda. E essa previsão de afastamento coloca em dúvida a sua participação nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Dembelé entrou durante o segundo tempo da vitória do Barcelona por 5 a 1 sobre o Lyon, quarta-feira, no jogo de volta das oitavas de final da competição, no Camp Nou. E o francês marcou o último gol do fácil triunfo do seu time.

Nesta quinta-feira, o Barcelona explicou que os exames realizados por Dembelé sofreu uma ruptura muscular. E o clube apontou uma previsão de que o atacante vai precisar de três a quatro semanas para se recuperar.

Com isso, está em dúvida a sua participação pelo Barcelona no duelo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, que vai ser realizado em 9 ou 10 de abril e ainda tem adversário indefinido – será conhecido em sorteio marcado para esta sexta-feira.

A lesão de Dembelé deve abrir espaço para o brasileiro Philippe Coutinho tentar se consolidar novamente como titular do setor ofensivo do Barcelona. O francês disputou 35 jogos nesta temporada pelo time catalão, com 14 gols marcados, sendo três na Liga dos Campeões. Mas vinha em jejum até quarta-feira, tanto que seu gol anterior havia saído em 20 de janeiro, contra o Leganés, pelo Campeonato Espanhol.

O Barcelona está entrando na fase final da temporada com chance de vencer as três competições que participa. Além da Liga dos Campeões, o time lidera o Campeonato Espanhol com sete pontos de vantagem para o segundo colocado Atlético de Madrid. E vai enfrentar o Valencia na decisão da Copa do Rei, marcada para maio. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Noticias ao minuto

Real Madrid oficializa contratação de Éder Militão por seis anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid oficializou na manhã desta quinta-feira (14) a contratação do defensor brasileiro Éder Militão junto ao Porto. A transferência foi fechada na noite do dia anterior e teve o valor de € 50 milhões (cerca de R$ 215 milhões) confirmado pelo clube português.

Assim, o ex-jogador do São Paulo é o primeiro reforço confirmado pelo clube espanhol desde o anúncio da volta de Zinedine Zidane, na última segunda-feira (11). O brasileiro se incorporará ao elenco merengue em julho, no início da próxima temporada europeia. O contrato é de seis anos, com validade até 2025.

No Real Madrid, Militão poderá atuar como lateral-direito, no lugar do titular Carvajal, ou na zaga, que atualmente é formada por Sergio Ramos e Varane, com Nacho como principal opção no banco.

Quando negociou o jogador com o Porto em julho do ano passado, o São Paulo manteve direito a 13% de seus direitos econômicos.

São 10% de venda futura, pela qual o clube paulista receberá € 4,5 milhões (R$ 19,4 milhões) -no valor total, seriam € 5 milhões, mas o time português descontará comissão-, e outros 3% referentes ao mecanismo de solidariedade, equivalentes a € 1,3 milhão (R$ 5,6 milhões), por ter formado o atleta.

Somados os valores, o São Paulo receberá € 5,8 milhões na venda ao Real. Já na transferência aos portugueses, o time tricolor faturou € 4 milhões (cerca de R$ 17 milhões), o que dá um total de € 9,8 milhões (R$ 43,1 milhões) na soma das duas vendas.

O São Paulo vendeu Militão ao time português quando restavam apenas seis meses para o fim de seu contrato, o que diminuiu o poder de barganha dos paulistas. Antes, o time tricolor havia feito quatro propostas de renovação de vínculo, todas negadas pelo jogador.

Fonte: Noticias ao minuto

Incêndio destrói motos de categoria elétrica e adia 1º campeonato

Recém-criada, a Copa do Mundo de MotoE sofreu um revés de peso. Nesta quinta-feira, a categoria de motos elétricas, que está prevista para a ter sua primeira temporada disputada neste ano, precisou suspender e cancelar os testes no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, após um incêndio causar “grandes danos e prejuízos” nos equipamentos, o que também forçou o adiamento do início do campeonato.

Os dirigentes da categoria de motovelocidade explicaram que ninguém se machucou durante o incêndio, ocorrido no paddock construído na pista. E as causas para o incidente ainda não foram reveladas, mas estão sob investigação.

As informações da imprensa espanhola são de que 20 motocicletas foram destruídas quando estavam sendo recarregadas nesta quinta, no segundo dos até então três dias de testes que estavam previstos para Jerez.

A previsão inicial era de que o campeonato da MotoE se iniciasse em 5 de maio, com uma etapa exatamente no circuito de Jerez. Mas diante do incidente, os organizadores apontaram que “mudanças no calendário” estavam sendo consideradas. E a corrida no circuito espanhol já havia sido cancelada.

Na MotoE, as motocicletas têm uma velocidade máxima de 270km/h. E a categoria possuirá no seu grid alguns pilotos com passagem pela MotoGP, como o espanhol Sete Gibernau.

As provas terão até 15 minutos de duração, tendo sido agendadas como eventos de suporte para os finais de semana de etapas da MotoGP. Além da corrida em Jerez, também compunham o calendário etapas na França, Alemanha, Áustria e San Marino, sendo esta com duas corridas.

Fonte : noticias ao minuto