Caldeirão do Beato José Lourenço é tema do Projeto Alpendre Literário e estimula estudantes a conhecerem história do Crato

Publicidade

A aluna do 6º ano, Ana Karolina Gomes Farias, conta que já tinha ouvido falar do Caldeirão do Beato José Lourenço, mas disse que nunca visitou o local. Ela revela que está ansiosa para conhecer o local “é quase um sonho meu, nós vamos visitar”, disse.

A estudante de 12 anos e cerca de 60 alunos da Escola de Tempo Integral 18 de Maio, entre eles alunos do 6º e 7º anos, das disciplinas eletivas de Artes Visuais, Teatro e Música, participaram na quarta-feira, 16, da primeira edição de 2019 do Projeto Alpendre Literário. O projeto é promovido pela Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria de Cultura.

Os estudantes participaram de uma palestra que trouxe como tema: “Caldeirão da Santa Cruz do Beato José Lourenço” e teve como palestrante o cineasta e secretário de Cultura, Wilton Dedê. Segundo o gestor, a temática do Caldeirão não é debatida nas escolas e a SECULT tem feito esse trabalho através da Biblioteca Municipal.

Os jovens estavam acompanhados dos professores Matheus Melo (Matemática), Gessyane Monte (Música) e Charles Farias (Artes Visuais). Para Charles, a atividade proporcionou aos estudantes, além de conhecerem a história, os equipamentos culturais. “Qualquer ação cultural fortalece e faz eles compreenderem que o patrimônio material e imaterial da região faz parte da formação deles”, comenta.

Na ocasião, também estava presente a Secretária Adjunta da Cultura, Clea Feitosa.

ALPENDRE LITERÁRIO

De acordo com o bibliotecário Cícero Silva, o Projeto Alpendre Literário existe desde 2007, e é realizado pela biblioteca, com coordenação da Secretaria de Cultura. O objetivo é de aproximar a comunidade da biblioteca, desmistificando o espaço. Ainda de acordo com o bibliotecário, o espaço era visto como um local apenas de leitura. E hoje pode ser percebido como um local de ensino, pesquisa e até de extensão.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal do Crato

Funcionamento: Segunda à sexta-feira

Horário: Das 8h às 18h

Local: Largo da RFFSA

Com informações da assessoria de imprensa 

Publicidade

Leia também