Justiça afasta secretária de Educação de Juazeiro do Norte a pedido do MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio das 13ª e 14ª Promotorias de Justiça que atuam, respectivamente, na defesa da Educação e do Patrimônio Público, conseguiu, na Justiça, o afastamento da secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, por 120 dias úteis, por suspeitas de uso da máquina pública na campanha eleitoral de Pedro Augusto Geromel, filho do atual Prefeito que foi eleito Deputado Federal. O afastamento, sem prejuízo da remuneração, foi concedido nesta segunda-feira (21/01) pelo juiz Renato Belo Vianna, que responde pela 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte.

De acordo com a decisão judicial, “os fatos são graves e indicam que servidores temporários, subordinados à requerida, foram coagidos a votar ou a participar ativamente da articulação política do candidato beneficiado”. O Inquérito Civil tramita em sigilo e, portanto, informações detalhadas sobre a apuração dos fatos não podem ser divulgadas.

O afastamento foi requerido no âmbito da Ação Cautelar Preparatória de Improbidade Administrativa (Processo n.º 0005108-59.2019.8.06.0112) protocolada no dia 10 de janeiro deste ano pelos promotores de Justiça Flávio Côrte e Silderlândio do Nascimento. O inquérito teve como base a operação “Voto Livre” que cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da 119ª Zona Eleitoral, Péricles Victor Galvão, após inquérito policial instaurado pela delegada da Polícia Federal Josefa Maria Lourenço, que apura crimes eleitorais

Programa “Prefeitura na Comunidade” leva serviços e diversão para moradores de Dom Quintino

Com o objetivo de aproximar a Prefeitura da comunidade, com a oferta de diversos serviços, o Governo do Crato realizou a primeira edição do programa “Prefeitura na Comunidade”, que aconteceu na manhã do último sábado, 19, na Quadra Poliesportiva Joaquim de Sousa Brasil, no distrito de Dom Quintino, zona rural do município, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

Serviços públicos, saúde, recreação, apresentações artísticas e muita diversão marcaram a primeira edição do programa que realizou cadastro no programa “Crato Cuidando de Você”; promoveu atendimento médico, odontológico e orientações de combate ao Aedes aegypti; distribuição de mudas e ação de educação ambiental; cadastrou e matriculou estudantes na rede municipal; agendamento presencial de emissão de documentos, atualização de cadastros do Bolsa Família; apresentação artística dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Ouvidoria Itinerante; cortes de cabelo; além de apresentações culturais que reuniram a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, o Grupo Coco de Maria da Santa da Vila São Francisco “Quebra” e a Escola de Música Maestro Azul.

A Biblioteca Itinerante do SESC ofereceu contação de história, brincadeiras populares, dança rítmica, oficina de Slime (para crianças a partir de 08 anos) e pintura de rosto. A SAAEC promoveu oficina de pintura, rodada de perguntas e respostas sobre água e atendimento ao cliente com renegociações.

Na oportunidade, o prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou os serviços oferecidos e conversou com os moradores sobre as maiores necessidades do distrito. “Esse é um grande momento para a nossa gestão que tem como prioridade atender a população e conhecer sua realidade”, disse o gestor.

O aposentado Luís Candido, 68 anos, aproveitou para conhecer os serviços, cortar os cabelos e aferir a pressão. “Dom Quintino está em festa, é uma alegria muito grande ter essa assistência aqui e poder conhecer as pessoas que trabalham para o município”, disse o aposentado.

Os servidores do distrito também foram contemplados com as ações do setor de Recursos Humanos que estava atendendo. A procura, segundo a coordenadora Jana Rodrigues, foi pela ficha financeira, login de acesso ao sistema e também par emissão de contracheque.

O Esporte e Juventude esteve presente com um aulão de dança ministrado pelos educadores físicos, a exemplo do que já fazem no “Crato em Movimento”. O grupo Flor de Pequi embalou o final da manhã na Quadra de Dom Quintino.

Um dos estandes mais requisitados foi o da SMTDS, que estava ofertando corte e maquiagem com os alunos dos cursos do Minha Casa Minha Vida – Conjuntos Habitacionais Monsenhor Montenegro e Filemon Limaverde; e informações sobre os programas sociais com a equipe do Bolsa Família. Leandro Lima, de 13 anos, e José Arnaldo, 37 anos, aproveitaram a oportunidade e colocaram o corte de cabelo em dia.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável levou apresentações dos projetos desenvolvidos pela pasta, como o “Domingo nas Trilhas”. A PREVICRATO tirou dúvidas sobre previdência, INSS e explicações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A Segurança Pública, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), promoveu uma blitz educativa. A equipe da SEINFRA se fez presente recebendo demandas e solicitações da comunidade, divulgando as ruas já contempladas com o programa “Caminhos do Crato”, tanto com pavimentação asfáltica como em pedra tosca.

As atividades foram acompanhadas pelos secretários municipais, servidores, e pelos vereadores Fernando Brasil, Bebeto Anastácio, Professor Gilson, Tico da Serrinha e Guri.

A próxima edição do programa acontecerá no dia 16 de fevereiro e os moradores do bairro Muriti receberão todos os serviços da gestão municipal.

Com informações da assessoria de imprensa 

Ações gratuitas alertam para diagnóstico e tratamento de hanseníase no Grande Recife

A Campanha Janeiro Roxo, que incentiva o diagnóstico e o tratamento de hanseníase, tem início nesta segunda-feira (21), com ações gratuitas no Grande Recife. Até a sexta-feira (25), estão previstas consultas médicas, busca ativa de pacientes, além de orientações sobre a doença.

Segundo dados parciais da Secretaria de Saúde de Pernambuco, em 2018, foram registrados 2.157 casos de hanseníase. Isso representa uma redução de 10%, em relação a 2017, quando ocorreram 2.410 notificações. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, ocorrem 25 mil registros por ano.

No Recife, a campanha prevê ações de busca ativa de casos suspeitos e atividades educativas em Unidades de Saúde da Família (USFs). A programação completa em cada área da cidade está disponível no site da prefeitura.

Ao longo da semana, profissionais de saúde realizam teste de sensibilidade e encaminham os casos para atendimento clínico.

Nesta segunda, ocorrem ações, de manhã e à tarde, em Santo Amaro, na área central, com avaliação de manchas suspeitas. Também está programada busca ativa de pacientes em Campina do Barreto, na Zona Norte.

Também na Zona Norte, os profissionais de saúde atuam, nesta segunda, na USF Alto dos Coqueiros, na Linha do Tiro e no Alto do Capitão, em Dois Unidos.

Em Coqueiral, na Zona Oeste, estão previstos atendimentos clínicos e orientações. Ações semelhantes ocorrem nem unidades da UR-12, Pantanal e Três Carneiros, na Zona Sul.

Paulista

Em Paulista, no Grande Recife, estão previstas ações de diagnóstico e busca ativa de pacientes, das 9h ao meio-dia desta segunda. As iniciativas ocorrem na Paróquia Nossa Senhora do Ó, em Pau Amarelo.

Essas atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Coordenação de Hanseníase do Paulista, Centro Social da Mirueira e o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Doença

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é lembrado no último domingo de janeiro. A doença tem como características manchas na pele com ausência ou diminuição de sensibilidade.

Segundo os médicos, a pessoas pode sentir choques, câimbras e formigamentos que evoluem para dormência.

Outros sinais são pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos, diminuição ou queda de pelos localizada ou difusa (especialmente sobrancelhas) e ausência de sudorese no local (pele seca).

Doença infecciosa, crônica e com alto poder incapacitante, a hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Ela atinge a pele e os nervos periféricos.

Também pode ser uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

A transmissão ocorre quando uma pessoa infectada elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas. A principal via de eliminação e entrada do bacilo são as vias aéreas superiores, como mucosa nasal e orofaringe.

Tratamento

O tratamento recomendando pela Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê o uso de várias drogas para a intervenção terapêutica. Uma parte do tratamento é realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada).

O restante dos remédios o paciente toma em casa. Toda a medicação para hanseníase é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde (MS). A distribuição dos medicamentos trata a doença e impede a sua transmissão.

 Fonte: G1

Famílias passam duas noites em fila para tentar conseguir vagas em creche em Barreiras

Começaram nesta segunda-feira (21) as matrículas na creche Centro Educacional João Paulo II, em Barreiras, no oeste da Bahia. Para tentar garantir as vagas, familiares de crianças de até 2 anos chegaram na fila no sábado (19) e dormiram na fila.

Homens e mulheres levaram sofás e cadeiras para passarem a noite no local. Muitas crianças estiveram juntos com os pais.

Na madrugada desta segunda-feira (21), a fila já dobrava o passava o quarteirão, no bairro Santa Luzia. A creche disponibilizou 61 vagas para crianças de até 2 anos.

Segundo os pais das crianças, a situação se repete todos os anos no no local. Taislane Silva, mãe de duas crianças, conta que algumas pessoas são atendidas antes das pessoas que estão na fila.

“Muito difícil, a gente está aqui desde sábado, 8h30 da manhã, esperando uma fila, e já tem gente chegando, que disse que está na fila de espera e dizendo que vai matricular. Isso não pode né? É uma injustiça com a gente”, reclamou Taislane.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, as 61 vagas foram disponibilizadas para crianças a partir de quatro meses até dois anos. As senhas serão distribuídas de acordo com o número de vagas existentes.

O órgão informou que os pais que não conseguirem a senha devem deixar o nome da criança, data de nascimento e o contato do responsável para entrarem em uma lista de espera. Essa crianças devem ser encaixadas se houver surgimento de novas vagas.

Famílias passaram a noite na fila para conseguir vagas em creche — Foto: Reprodução/TV Bahia

Famílias passaram a noite na fila para conseguir vagas em creche — Foto: Reprodução/TV Bahia

Algumas pessoas esperam desde sábado (18) — Foto: Reprodução/TV Bahia

Algumas pessoas esperam desde sábado (18) — Foto: Reprodução/TV Bahia

 Fonte: G1 

Sete PMs são presos por cobrar dinheiro de motoristas em falsa blitz em PE

Sete policiais militares foram presos suspeitos de simular ações da operação Lei Seca para cobrar dinheiro de motoristas no Litoral Sul de Pernambuco. O flagrante aconteceu quando os PMs realizavam uma falsa blitz em Porto de Galinhas, em Ipojuca, quando foram abordados, segundo a Secretaria de Defesa Social.

A investigação aponta que os policiais paravam de dez a 15 carros por noite nas supostas ações de fiscalização e cobravam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil para liberar os motoristas, sempre em dinheiro. Eles foram presos, em flagrante, na noite do sábado (19).

A denúncia chegou às autoridades no final de 2018 e uma operação foi montada para flagrar o esquema. A SDS informou que eles foram autuados por concussão, que é a extorsão praticada por servidores públicos, contra condutores abordados em blitz.

Os militares são do 18º Batalhão, sediado no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Em nota, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, apontou que os policiais podem ser excluídos da PM, após procedimento administrativo disciplinar. As investigações seguem em busca de outras possíveis vítimas.

Segundo a Polícia Militar, os sete foram autuados pelo crime militar de concussão na Delegacia de Polícia Judiciária Militar da PMPE (DPJM), no Comando Geral da PM, no Quartel do Derby, no Recife. O grupo, que ficou detido no Batalhão de Choque, deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (21).

A operação foi realizada pela Corregedoria da SDS com apoio do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) e Grupo de Operações Especiais (GOE), vinculado ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado. Os nomes dos PMs não foram divulgados.

 Fonte: G1

PM é encontrado morto, encapuzado, algemado e com perfurações pelo corpo

Um policial militar foi encontrado morto no banco de trás de um carro no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (21). Segundo a Polícia Militar (PM), o terceiro sargento estava algemado e encapuzado, com perfurações pelo corpo provocadas, provavelmente, por tiros.

A vítima foi identificada como Rochester Cavalcanti Belém, lotado no 16º Batalhão. A PM aponta que ele não estava de serviço e que a arma dele não foi levada.

A área foi isolada para que peritos do Instituto de Crimalística (IC) fazerem a perícia do local do crime. Ainda não há informações sobre a possível motivação ou autoria do crime.

A Polícia Civil informou que o delegado Francisco Oscélio esteve no local para fazer a investigação preliminar, mas que o inquérito vai ficar sob a responsabilidade da 5ª Delegacia de Homicídios.

Homicídios

Ao longo do ano de 2018, 4.166 pessoas foram vítimas de homicídiosem Pernambuco, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. O balanço é o mais recente sobre mortes violentas no estado. O número representa uma redução de 23,2% em comparação com o ano de 2017, quando foram computados 5.427 crimes violentos letais intencionais (CVLIs).

 Fonte: G1