Em Aurora, mudanças na saúde e educação

Por Madson Vagner

Bastaram 10 dias da segunda metade do mandato do prefeito de Aurora, Júnior Macêdo, para vir as primeiras mudanças no secretariado. Na mira as duas principais pastas da administração, Saúde e Educação. Na saúde saí Cícera Monalisa e assume Alanna Roberta. Monalisa foi para a chefia da Vigilância Epidemiológica. Na Educação, o professor Raimundo Leal vai substituir Maria Rozilange, ex-primeira-dama do município, que era remanescente da gestão do marido, o ex-prefeito Adailton Macedo. Ela ocupava o cargo desde 2013 e pediu exoneração. Júnior Macedo acredita que as mudanças devem oxigenar a gestão para os próximos dois anos.

Moro e Bolsonaro, uma dupla dinâmica em Davos

Por Madson Vagner.

O ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro estarão juntos na comitiva brasileira em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, entre os dias 22 e 25 deste mês de janeiro. O discurso de Bolsonaro ainda está em rascunho, mas Moro deve falar sobre o combate a corrupção como uma questão ética e econômica. Quer melhorar o ambiente para negócios no Brasil. Terá que ser bem convincente com os cerca de 250 autoridades das 20 principais economias do planeta, desconfiados com a atual situação política brasileira. Boa sorte!

Crato inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde

Seguindo os preceitos do “Programa Crato Cuidando de Você”, o prefeito Zé Aílton Brasil e o secretário de Saúde, André Barreto, inauguram na próxima segunda-feira, dia 14, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Palmeiral. Na ocasião, será assinada a ordem de serviço para construção da UBS do bairro Muriti. 

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida a população cratense para a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinila Calderaro Munguba Macêdo, localizada na rua Marta Regina Pereira s/n, no bairro Palmeiral. O evento será na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, às 17h. 

Para o Secretário de Saúde, André Barreto, a UBS do Palmeiral é um sonho antigo da população, que esperava por uma unidade própria. “A comunidade do bairro agora não precisará recorrer as UBSs dos bairros Vila Alta e São Miguel. O equipamento irá fortalecer a atenção a saúde não só do bairro, mas do município como um todo”, destaca. André também ressalta que com essa unidade serão agora 41 Estratégias de Saúde da Família (ESF) na cidade do Crato, visando cuidar cada vez melhor da saúde da população.

O bairro Palmeiral agora contará com serviços de atenção básica, pediatria, ginecologia, odontologia, encaminhamentos de exames e consultas especializadas, bem como serão feitos cadastros para o programa Crato Cuidando de Você.

Uma das premissas do governo do prefeito Zé Ailton Brasil é fortalecer e expandir os serviços em saúde primando pela qualidade e humanização.

Na ocasião, será assinada a ordem de serviço da construção da UBS do bairro Muriti.

Homenagem 

A professora Marinila Calderaro Munguba Macêdo, conhecida como Dra. Marinila, nasceu em Recife, em 1954. Faleceu em 2014. Destacou-se pelo seu eficiente trabalho como gestora de saúde pública na cidade do Crato ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde por duas vezes. Foi Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Ceará – UFC/ Universidade Estadual do Ceará-UECE, Universidade de Fortaleza/UNIFOR, em Associação Ampla. Estudou sobre a violência na infância e adolescência em Fortaleza. Como trabalho voluntário, desenvolveu atividades de prevenção e tratamento da violência contra crianças e adolescentes. 

Com informações da assessoria de impressa 

“Festival de Talentos” divulga primeira lista de selecionados


Vinte candidatos estão classificados para a segunda fase que terá audição ao vivo; as apresentações serão abertas ao público e gratuitas!

Durante os 21 dias de inscrições para a primeira edição do “Festival de Talentos do Cariri para o Mundo”, as equipes de produção e comissão julgadora trabalharam incansavelmente para assistir cada um dos 72 (setenta e dois) vídeos de jovens talentos do Cariri; praticamente todos os municípios da região tiveram pelo menos um representante. No balanço geral, os organizadores selecionaram 20 (vinte) artistas, entre cantores e instrumentistas, que têm entre 14* e 20 anos de idade; 32 (trinta e dois) inscritos foram desclassificados por descumprir o edital e outros 20 (vinte) não atingiram a pontuação para a segunda fase. No ranking de participação, por município, o festival está bem diversificado: Juazeiro do Norte com 7 participantes; Aurora, Barbalha, Crato com 3, cada; Assaré, Caririaçu, Porteiras e Potengi com 1 representante, cada município tem.

1ª fase

Nessa primeira etapa (inscrições), cada cantor foi avaliado, pela afinação, timbre e impostação da voz, e cada instrumentista foi avaliado pela execução e dinâmica musical. Os 20 classificados poderão garantir um ponto extra na somatória da apuração dos jurados! Regra válida apenas para os dez vídeos* (dos candidatos) com mais “curtidas” no canal do youtube do músico Fábio Carneirinho: https://www.youtube.com/channel/UCLOEolD7BdEKZgTOHQv5L4Q;
*Dez jovens passam para a próxima fase!

2ª fase

Na segunda fase, apenas metade dos candidatos se classifica; os dez finalistas* se apresentarão para os jurados “ao vivo”, numa audição, que já está marcada: 24 de janeiro, quinta-feira, às 19h, no Teatro Patativa do Assaré, Sesc Juazeiro do Norte. O evento será gratuito e aberto ao público! Então, familiares, amigos e o público em geral são esperados para torcer por cada um dos jovens talentos do Cariri. Uma noite que promete ser cheia de emoção! Os critérios de escolha serão: qualidade técnica e artística da apresentação, presença de palco, empatia com o público (cada critério vale de 0 a 10 pontos) e o competidor pode ganhar, novamente, 1 (um) ponto extra, se o vídeo dele tiver o maior número de “curtidas” no canal do músico, Fábio Carneirinho (no youtube).
*Dos dez, três se classificam para a grande final!

3ª fase e premiação

Na última fase, também com audição ao vivo, os três finalistas disputam uma vaga para viajar com tudo pago, pelos patrocinadores e apoiadores do projeto**, para a França! Além disso, o (a) grande vencedor (a) participará da gravação do 5º DVD do músico Fábio Carneirinho, que será filmado no Jardim da Torre Eiffel, em Paris, no próximo mês de março. O músico caririense tem 15 anos de carreira, fez seis turnês internacionais e este ano vai gravar o DVD com a banda, tipo documentário.

Mais informações e agendamento de entrevistas

Monike Feitosa (88) 9.9664-1164
Commonike Assessoria & Marketing
Instagram: @commonikeassessoria&marketing
E-mail: comonikenoticias@gmail.com

A candidata Rita de Cássia da Hora, de Barbalha, tem 13 anos e completará 14 antes da última etapa do Festival de Talentos, e por isso, não foi desclassificada no quesito da idade.

Patrocinadores: Cariri Garden Shopping, Mais Saúde, Cariri Gás Butano e SamTrab; Apoiadores: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Sesc Ceará e Governo do Estado

Siga, compartilhe, divulgue!
Facebook: /fabio.carneirinho
Instagram: @fabiocarneirinho
Youtube: Fábio Carneirinho

Programa de Aração de Terra 2019 é lançado em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou no Sítio Novo, zona rural de Juazeiro do Norte, o Programa de Aração de Terra para 2019 (PAT 2019). O PAT é uma das ações tradicionais de início de ano e visa melhorar os trabalhos do homem do campo.

A cerimônia aconteceu na residência do produtor rural, José Claudino. Participaram do evento o titular da Seagri, Romão França, o vereador Preto Macêdo e outras autoridades. O secretário Romão afirmou que a Seagri está à disposição da comunidade para fazer com que o desenvolvimento e a qualidade cheguem cada vez mais na zona rural, e que Juazeiro do Norte continue se destacando no cenário agrário.

Em 2017, o PAT atendeu 1.668 pessoas, num total de 417 famílias e 997,5 tarefas de terras foram aradas. Em 2018, foram atendidas 1.904 pessoas, num total de 477 famílias e 1.220 tarefas de terras aradas. Para 2019, a meta é atender mais de 2 mil pessoas, cerca de 500 famílias e arar 1.300 tarefas de terra.

A Seagri dividiu Juazeiro do Norte em seis zonas territoriais para que o acompanhamento do trabalho de aração de terra e as demais ações da Secretaria tenham um melhor acompanhamento pelo corpo técnico. A divisão funcionará para todas as ações da Secretaria. São cinco áreas na zona rural e uma para a zona urbana. Esta medida foi tomada com o objetivo de aproximar ainda mais a gestão da zona rural.

Outras ações do poder público com o mesmo objetivo são o Programa Hora de Plantar e o Garantia Safra. Além dessas, a Seagri ainda conseguiu, por um preço simbólico, a distribuição de raquetes de palmas.

Fotos: Lino Fly

Em reunião entre os três poderes e representes de entidades, Camilo Santana reafirma postura forte no combate à criminalidade

O presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Gladyson Pontes, também pontuou sugestões para aprimorar o sistema penitenciário. “Todos precisamos estar sintonizados. O que compete a nós, implantamos um sistema de videoconferência, facilitando a realização de audiências à distancia e agilizando o processo de transferência de presos. Tudo dentro da legislação, ganhando em economia e segurança. Sabemos que ainda há muito o que fazer. Há deficiência dentro dos presídios e precisamos construir mais salas para audiências dentro deles”.

O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart, mostrou valorização do trabalho realizado pelo Governo do Ceará durante este período. “O enfrentamento por parte do governador é digno de aplausos. Não pode existir possibilidade de recuo”.

Já o defensor público Chefe da União no Ceará, Filippe Augusto, sugeriu um maior envolvimento em nível federal num olhar cuidadoso com o Ceará. “Essa é uma situação que transcende as ações normais. Já vi casos semelhantes em outros estados. Talvez fosse o caso de acionar a bancada federal, pois às vezes é preciso alterar a legislação para agilizar as ações”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Erinaldo Dantas, sugeriu reorganização do sistema penitenciário, citando o excesso do número de presos provisórios e a disponibilidade das celas em que presos de menor periculosidade dividem espaço com bandidos.

Além da vice-governadora Izolda Cela e de integrantes do secretariado estadual, participaram do encontro representantes do Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Assembleia Legislativa, Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Defensoria, Advocacia Geral da União, órgãos de segurança estadual e federal (PF e PRF), entidades como Fiec, CDL, Fecomércio, OAB, ABIH, Abrasel, Sindionibus, Aprece, Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças, Fetraece e CUT, além das universidades estadual e federal.

 Fonte: Governo do Estado do Ceará