Câmara de Mauriti tem balanço positivo no primeiro semestre

A Câmara Municipal de Mauriti encerrou o primeiro período legislativo com muitas realizações.

O trabalho em Plenário realizado por todos os vereadores durante as sessões ordinárias e extraordinárias aprovou quatro projetos de resolução, 23 projetos de lei, 62 requerimentos e o encaminhamento e recebimento de 186 ofícios.

Com isso, a Câmara vem cumprindo seu principal papel, discutindo, cobrando e votando temas importantes para a cidade. Os vários projetos e resoluções que foram apreciados, votados e aprovados pelos vereadores trataram de melhorias para o município e benefícios para categorias de servidores.

Continua acontecendo também o Programa “Câmara na Escola” que possui o objetivo de promover a interação entre o Poder Legislativo Municipal e os estudantes, de modo que possam compreender o papel deste Poder dentro do contexto social em que vivem, contribuindo assim para o aperfeiçoamento do exercício da cidadania e entendimento sobre aspectos políticos.

O Projeto de autoria da vereadora presidente Fernanda Cartaxo está na segunda etapa, após visitas às escolas do município, os alunos selecionados assistem as aulas do curso de capacitação, que vem sendo ministrada por profissionais capacitados e é dividido em módulos.

A presidente Fernanda Martins (PSDB) considera o balanço positivo com discussões e votações importantes. Ela diz que a Câmara vem realizando seu papel e que os resultados alcançados foram fruto de muito trabalho em prol do povo mauritiense.

Secretaria de saúde de Santana do Cariri-CE divulga edital para contratação de várias profissões; veja:

Por Agência News Cariri

A secretaria de Saúde do Município de Santana do Cariri-CE  divulgou o edital do Processo Seletivo correspondente as inscrições para a Seleção Pública Simplificada que  realiza a contratação  pessoal por tempo determinado. Às inscrições iniciam-se  nesta próxima terça-feira, dia 23 indo até a quarta-feira, dia 24. Os salários variam de R$ 954 até 7.490. 

Serão vagas na área da saúde, sendo elas: médico PSF, psicólogo clinico, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, técnico de saúde bucal, médico platonista, dentista endodontista, cirurgião buço maxilo, dentista periodontista, dentista protesista, técnico em protese dentária,  fisioterapeuta, psiquiatra, gineco-obstetra, médico neuroogista, médico auditor, educador físico e biomédico.

Confira abaixo o edital com mais informações:

EDITAL

 

Mulher morre após carro bater em carreta-tanque que transportava diesel; família saiu de Brasília com destino à BA

Uma mulher morreu após o carro em que estava bater em uma carreta-tanque que transportava diesel, na BR-242, entre Barreiras e Cristópolis, no oeste do estado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras três pessoas que seguiam no mesmo veículo, que são da mesma família da vítima, ficaram feridas. Uma tem estado grave e as outras duas tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu no domingo (22).

O impacto da batida foi tão forte que o carro ficou completamente destruído. Parte do teto se soltou e até o motor do veículo foi lançado a alguns metros do carro.

Além disso, após a batida, o carro capotou e foi parar em uma área de mata, no acostamento da rodovia. Já a carreta envolvida no acidente perdeu um dos pneus dianteiros.

Motor do carro que colidiu em carreta se soltou do veículo de passeio em acidente na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)Motor do carro que colidiu em carreta se soltou do veículo de passeio em acidente na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)

Motor do carro que colidiu em carreta se soltou do veículo de passeio em acidente na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)

A PRF informou que o veículo que a mulher seguia saiu de Brasília com destino à Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Não há detalhes sobre quem estava dirigindo o carro.

Ainda de acordo com a PRF, o veículo invadiu a pista contrária e bateu na carreta, mas não há detalhes do que causou a perda do controle da direção. A PRF não soube informar se o motorista do caminhão teve ferimentos.

A polícia disse ainda que a pessoa que teve ferimento grave foi encaminhada para o Hospital do Oeste, em Barreiras. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML da cidade.

Caminhão envolvido na batida com o carro de passeio na BR-242, no oeste da Bahia, perdeu um dos pneus dianteiros (Foto: Divulgação/Site Gazetas)Caminhão envolvido na batida com o carro de passeio na BR-242, no oeste da Bahia, perdeu um dos pneus dianteiros (Foto: Divulgação/Site Gazetas)

Caminhão envolvido na batida com o carro de passeio na BR-242, no oeste da Bahia, perdeu um dos pneus dianteiros (Foto: Divulgação/Site Gazetas)

Carro foi parar em uma área de mata no acostamento da BR-242, no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Site Gazetas)Carro foi parar em uma área de mata no acostamento da BR-242, no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Site Gazetas)

Carro foi parar em uma área de mata no acostamento da BR-242, no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Site Gazetas)

PRF e agentes do IML recolhendo o corpo da vítima do acidente na BR-242, na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)PRF e agentes do IML recolhendo o corpo da vítima do acidente na BR-242, na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)

PRF e agentes do IML recolhendo o corpo da vítima do acidente na BR-242, na Bahia (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)

Fonte: G1

Homens são presos com uniformes e distintivos da Polícia Civil na Zona da Mata de Pernambuco

uatro homens foram presos com duas armas de fogo no município de Condado, na Zona da Mata de Pernambuco, distante 58 quilômetros do Recife, no domingo (22). Segundo a Polícia Militar, três deles estavam utilizando uniformes e distintivos da Polícia Civil durante a abordagem.

A polícia chegou até o grupo após uma denúncia feita para a equipe de inteligência da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de que havia homens praticando assaltos na região. Eles estariam em um veículo Fox, na cor branca.

Com apoio da equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o carro foi localizado na Rua Maria José Bezerra de Menezes, no centro de Condado. Durante abordagem, os PMs descobriram que três deles estavam utilizando fardamentos e distintivos da Polícia Civil. Além disso, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma pistola .380 com o grupo.

Segundo a PM, eles confessaram que iriam cobrar uma dívida naquela rua. Mais a frente, os policiais notaram outro veículo estacionado em um posto de combustível, onde estaria um quinto suspeito. Ao observar a aproximação dos militares, ele atirou contra a equipe, que revidou, chegando a acertar o pneu do carro.

O quinto suspeito conseguiu fugir, abandonando o veículo no local. Os outros quatro homens e as armas foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, para serem adotadas as medidas cabíveis.

A Polícia Civil informou que os quatro foram autuados em flagrante por falsa identidade e porte ilegal de armas. O grupo foi encaminhado nesta segunda-feira (23) a uma audiência de custódia.

Armas de fogo foram apreendidas em Condado, na Zona da Mata de Pernambuco, no domingo (22) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Armas de fogo foram apreendidas em Condado, na Zona da Mata de Pernambuco, no domingo (22) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Armas de fogo foram apreendidas em Condado, na Zona da Mata de Pernambuco, no domingo (22) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Homicídio

Em fevereiro deste ano, três jovens foram executados em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Na ocasião, o delegado responsável pelo caso relatou que os executores se passaram por policiais para cometer o crime.

Fonte: G1

Bancos adotam cartilha para facilitar negociação de dívidas

A alta divulgação e poucas pessoas sabem, mas os bancos adotaram, em 10 de fevereiro, um normativo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que pode ser definido como uma cartilha de novas regras, mais flexíveis, para tratamento e negociação de dívidas.

Os principais objetivos são ajudar o consumidor endividado a regularizar sua situação e promover a educação financeira. Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em maio o número de inadimplentes no país passou dos 63 milhões.

Entre as novas regras, os bancos devem disponibilizar canais específicos para receber ou propor acordos de negociação de dívidas, considerando a situação e as possibilidades de cada cliente. Esse diálogo deve ser ainda mais flexível em caso de contratempos ou fatalidades, como desemprego, redução da renda, doença grave, divórcio ou morte.

“A adoção desse ‘manual’ de boas práticas é uma iniciativa dos próprios bancos para tratar o consumidor com um pouco mais de dignidade. Não é uma lei, mas está no rumo certo”, define Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). “Só acho que ainda falta os bancos comunicarem seus clientes, com ênfase, sobre essas mudanças que foram adotadas”, comenta.

Com aproximadamente cinco meses desde que o normativo da Febraban entrou em vigor, Marcela diz que é cedo para querer avaliar as mudanças. “Mas vejo pontos positivos, como o princípio da transparência. Além de apresentarataxa de juros, por exemplo, é preciso mostrar a contaeexplicar a aplicação prática, para o cliente poder entender”, diz.

“A educação financeira média dos brasileiros é insipiente, muitos não sabem fazer algumas contas.Eisso também sugere que não basta os bancos mudarem sua postura se o consumidor também não fizer sua lição de casa e começar a ter mais planejamento e controle.”

Saiba o que mudou

Canais de negociação:- Os bancos devem disponibilizar canais para tratamento e negociação de dívidas e divulgá-los aos clientes;- Todo pedido do cliente para negociar uma dívida deve ser devidamente registrado.Via de mão dupla:- As propostas de negociação podem ser ativas ou receptivas, como classifica a Febraban;- Isso significa que tanto o cliente pode pedir a revisão, quanto o banco pode ter a iniciativa de propor acordo.Resolução de problemas:- Os bancos devem oferecer propostas revisadas para as dívidas, com condições melhores;- Não há regra ou padrão, ou seja, cada banco formular as propostas com seus próprios critérios, caso a caso;- Se solicitados, os bancos têm de apresentar demonstrativos que comprovem a evolução da dívida;- Se houver mais de uma dívida e não for possível negociar todas, o cliente será informado sobre quais ficarão pendentes;- Nesse caso, a instituição precisa indicar forma e canais para negociar as pendências e informar as consequências do não pagamento.

Ações preventivas:- Clientes ainda não endividados, mas com risco de entrar no vermelho, devem ter a mesma abertura para renegociação;- Os próprios bancos passam a fazer um monitoramento preventivo dos consumidores.Tratamento especial:- O inadimplente com capacidade de pagamento reduzida devido a contratempos tem de receber tratamento especial;- Isso cabe, por exemplo, a situações de desemprego, divórcio, doença grave, morte ou outro evento inesperado;- Nesses casos, a orientação é que a dívida tenha negociação ainda mais flexível -ou até seja perdoada.

Educação financeira:- Os bancos devem promover ações de orientação e estímulo à educação financeira.Quando a bola de neve cresce:- O conceito de superendividamento não considera a quantia devida em dinheiro, mas sim o contexto;- É considerado superendividado quem comprometeu com dívidas parte do necessário para sua subsistência com dignidade. Com informações da Folhapress.

Fonte: notícias ao minuto

Guerra comercial poderá provocar perdas mundiais de até US$ 430 bi

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Largarde, fez um apelo aos lideres do G20 – grupo das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia – para que cooperem para fomentar o crescimento global, de forma mais igual. Na reunião, ela apresentou às delegações um relatório, demonstrando o impacto da guerra comercial no Produto Interno Bruto (PIB) mundial, que pode sofrer uma perda de US$ 430 bilhões no pior cenário.

Os números não levam em conta uma possível escalada da briga de tarifas e contratarifas entre as grandes potências. Levando em consideração a situação atual, o crescimento do PIB mundial em 2020 será 0,5% menor.

 

Segundo o FMI, apesar de todos os países serem afetados, os Estados Unidos poderiam ser especialmente prejudicados, já que seriam alvo de retaliações de vários de seus parceiros comerciais, entre eles China e União Europeia.

O FMI prevê um crescimento global de 3,9% para este ano e o próximo. No entanto, segundo Lagarde, a expansão econômica será desigual entre os países. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: notícias ao minuto