Eunício está entre os “Cabeças” do Congresso pela 10ª vez

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, está novamente na lista dos chamados “Cabeças” do Congresso, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Daip). Essa é a 10ª vez que o parlamentar se destaca tanto em âmbito nacional quanto no recorte por estado. O PMDB é o partido que possui mais senadores na lista, nove do todo.

Conforme entendimento do Diap, os “Cabeças” do Congresso Nacional são “aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas”. Foram destacados ao todo 100 legisladores, sendo 60 deputados federais e 40 senadores.

“Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, ressalta a publicação.

Em sua trajetória, tanto como deputado federal quanto agora como senador, Eunício sempre se destacou por sua atuação com homem do diálogo e do entendimento. Autêntico defensor do processo democrático, assumiu posições de relevo no parlamento, a exemplos de líder de bancada, líder da maioria, presidente de comissões permanentes, relator de projetos importantes e, atualmente, como presidente do Congresso Nacional.

“Estar nesta lista novamente é motivo de muita alegria, mas também uma reafirmação de certeza da enorme responsabilidade que tenho para com o meu estado e o meu país. Seguirei firme, atento às minhas prerrogativas como parlamentar e presidente do Poder Legislativo, bem como às demandas advindas da população brasileira”, declarou Eunício.

 

Grito dos Excluídos” acontecem em dois momentos na Diocese de Crato

Por Moises Rolim

O “Grito dos Excluídos” é um evento realizado anualmente no dia 7 de setembro, quando o Brasil comemora o aniversário da proclamação da sua independência. Na ocasião, as organizações e movimentos populares da Igreja Católica se juntam para dar voz ao povo e suas necessidades, mostrando a realidade brasileira vista pelo avesso – a realidade dos excluídos e excluídas do banquete do mercado. O Grito chega neste ano a sua 23ª edição e traz como tema “Vida em primeiro lugar!” e lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”.
Na Diocese de Crato, o Grito dos Excluídos acontece na Forania 1 (que compreende as paróquias de Crato) no próximo dia 7, com concentração às 8h, na Praça São Vicente; Na Forania 2 (Barbalha, Caririaçu e Juazeiro do Norte), no dia 9, na Rua São Pedro ao lado do Colégio Militar.
Além disso, este ano a presidência da CNBB pediu aos bispos que promovessem em suas dioceses um dia de oração e jejum pelo Brasil, sugerindo a mesma data: sete de setembro. Essa coincidência da oração e jejum – orienta a Conferência dos Bispos – no mesmo dia do Grito não deve ser interpretada como uma alternativa para atender o gosto de cada pessoa, como se quem reza não devesse gritar, e quem grita não devesse rezar. Todos aqueles que buscam viver como seguidores e seguidoras de Jesus sabem que oração, em vez de se contrapor à ação, deve provocar a ação do amor despertado por ela. O próprio Evangelho mostra Jesus retirando-se para orar antes de fazer seus grandes gestos de anúncio do Reino de Deus.

Petrobras anuncia novo aumento e gasolina sobe mais de 10% em setembro

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (4), mais uma alta nos preços da gasolina em suas refinarias, que acumulam, nos poucos dias de setembro, alta de 11%. O aumento, segundo a estatal, é uma consequência da passagem do furação Harvey pelos Estados Unidos, que resultou no fechamento de refinarias americanas e em uma disparada nos valores de referência do combustível.

“Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços”, informou a Petrobras em nota divulgada hoje.

Nesta segunda-feira, a estatal anunciou aumento de 3,3% na gasolina a partir de amanhã (5). Na semana passada, a companhia há havia lançado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina. No diesel, o reajuste hoje de apenas 0,1% e, antes, foram de 0,8% e 4,4%.

cearanews7

Seminário celebra memória de Paulo Freire em Salvador

Solar do Conde dos Arcos – batizado de Espaço do Sensível Paulo Freire, no bairro do Garcia, em Salvador, receberá exposição (Foto: Divulgação) Solar do Conde dos Arcos – batizado de Espaço do Sensível Paulo Freire, no bairro do Garcia, em Salvador, receberá exposição (Foto: Divulgação)
Solar do Conde dos Arcos – batizado de Espaço do Sensível Paulo Freire, no bairro do Garcia, em Salvador, receberá exposição Em reconhecimento ao mais célebre educador brasileiro, Paulo Freire, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam, no dia 19 de setembro, o “I Seminário Obrigado Paulo Freire”, em Salvador.
No dia 19 de setembro de 1921, nascia em Recife Paulo Freire e um dos pensadores do século XX mais influentes no mundo. O evento marca o aniversário de 96 anos de nascimento do educador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
A programação acontece ao longo do dia, das 9h às 17h, no auditório da Fundação 2 de Julho, no bairro do Garcia.
A proposta é reconhecer as contribuições de Paulo Freire às diversas áreas do conhecimento, bem como no dia a dia de trabalho das mais diversas profissões.
A grade do seminário contempla duas mesas sobre a atualidade do pensamento de Freire e a forma como ele influencia pessoas, profissionais, governos e instituições; um bate papo com o economista Ladislau Dowbor, que foi um dos seguidores mais próximos ao educador, tendo sido ainda seu genro.
Também integra a programação quatro oficinas de processos construtivos a partir do pensamento freiriano, com mostra de resultados; intervenções artísticas; e ainda um espaço paralelo – que vai funcionar no histórico Solar do Conde dos Arcos – batizado de Espaço do Sensível Paulo Freire, no bairro do Garcia, em Salvador, com exposição alusiva ao universo do educador e a possibilidade dos visitantes gravarem depoimentos.

fonte: G1

Bandidos explodem caixa eletrônico de posto de atendimento no Agreste de PE

Posto de atendimento de Feira Nova ficou destruído com a explosão (Foto: WhatsApp) Posto de atendimento de Feira Nova ficou destruído com a explosão (Foto: WhatsApp)
Posto de atendimento de Feira Nova ficou destruído com a explosão (Foto: WhatsApp)

Bandidos explodiram, na madrugada desta terça-feira (5), um caixa eletrônico localizado em Feira Nova, no Agreste de Pernambuco, distante 77 quilômetros do Recife. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes invadiram o posto de atendimento, no Centro da cidade, e levaram uma quantia em dinheiro não informada.
A PM não registrou confronto com os assaltantes. Não houve feridos. O caixa eletrônico e o posto de atendimento ficaram destruídos.
A PM informou que pelo menos 10 homens armados participaram da investida. Eles chegaram ao município por volta das 3h30. Segundo ionformações de policiais lotados no destacamento da PM em Feira Nova, que faz parte do 22º Batalhão de Limoeiro, na mesma região, os bandidos fugiram em um carro e em uma moto.
Os policiais informaram que o posto havia sido abastecido na segunda-feira (4). Um carro forte levou o dinheiro que seria usado no pagamento de servidores e beneficiários de programas sociais.
A área foi isolada. Por volta das 6h, os PMs aguardavam a chegada de peritos do Instituto de Criminalística (IC) e de agentes da Polícia Civil.

Fonte: G1