Escritório Regional de Cultura é inaugurado em Crato

O secretário de Cultura, Wilton Dedê, participou na última sexta-feira, 9, da inauguração do Escritório Regional de Cultura do Cariri, na Vila da Música, em Crato.

A inauguração fez parte da Caravana da Cultura, evento composto por reuniões com agentes e produtores culturais, realizado nas cidades de Brejo Santo (na quinta-feira, 8) e na cidade do Crato, na sexta. Na ocasião foi assinado o termo de cooperação entre a SECULT, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Escritório Regional de Cultura funcionará como uma extensão da secretaria de Cultura do Estado dentro dos 29 municípios da região do Cariri, mediando o diálogo, planejando e executando políticas públicas culturais. O espaço será coordenado pela gestora cultural, Dane de Jade.

Estiveram presentes na mesa de abertura o secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, o secretário de Cultura do Município do Crato, Wilton Dedê, a coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, Dane de Jade, o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, o maestro Cícero Galdino, coordenador pedagógico da Vila da Música, a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, o coordenador de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos, o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri, Roberto Ramos; e o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Pereira Melo e a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago.

A sexta-feira foi repleta de aprendizado e compartilhamento de experiências. Durante a tarde aconteceram além da apresentação da Orquestra Solibel Jovem e do grupo musical “Distinto Duo”, diversos debates e rodas de conversa com a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, e com a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, que falou sobre o Sistema Estadual de Teatros do Ceará.

Durante a noite foi aberta a exposição de xilogravuras de Otávio Menezes e houve entrega de carteira de identidade cultural e apresentações com Reisado do Mestre Aldenir e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Maneiro Pau do Mestre Cirilo, além dos Penitentes de Barbalha e de Assaré, das Mulheres do Coco da Batateira e Reisado de Potengi e de Milagres.

Para o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, “o momento é de celebração pela vinda de mais um equipamento cultural para conectar e movimentar a cultura da região, a secretaria de Cultura do Crato estará disposição reafirmando o compromisso do trabalho em conjunto, premissa do Governo Municipal” destacou.

assessoria de imprensa

Eunício agenda reunião no STF para resolver impasse da Transposição do São Francisco

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), solicitou e está confirmada para esta terça-feira (12), às 14 horas, reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, para tratar sobre a retomada das obras do Eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco.

O trecho correspondente levará água ao Ceará e está com as obras paralisadas em razão de um pedido, na justiça, das empresas que não conseguiram cumprir as exigências para realização do empreendimento.

De acordo com Eunício, foram convidados para a reunião os governadores do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Eunício defendeu a união de forças para que o impasse seja resolvido. “Neste momento, o que mais interessa ao Nordeste, e em especial ao Ceará, é que essa obra seja retomada com a maior brevidade. Com a união de forças estamos buscando solucionar esse impasse que só tem prejudicado os que mais precisam”, disse.

As obras do Trecho Norte foram prejudicadas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco. Depois desse contratempo, o governo convocou novo processo licitatório no início deste ano. Com o resultado, as construtoras inabilitadas decidiram recorrer na justiça, inviabilizando a continuidade da obra. Este último trecho foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no Ceará e também nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Depois de 7 meses parado, Metrô do Cariri retorna suas atividades.

Por Marlon Torres/Agência newscariri

Depois de 7 meses parado devido às obras de dois viadutos que compõe a avenida de contorno Juazeiro do norte-Caririaçu, o VLT( Veículo leve sobre trilhos) do cariri retoma às suas atividades.

O metro do cariri que atende 8 bairros entre crato e juazeiro do norte, tinha um prazo inicial para retorno da operação de 60 dias, mas devido ao atraso das obras, o prazo alterou-se para 210.

Câmara do Crato – Economia garantirá construção de nova sede