Taxa de homicídios no Ceará supera os mil casos em apenas 96 dias de 2017

A taxa de homicídios no Ceará neste ano já ultrapassou os mil casos. Com 976 crimes entre os meses de janeiro e março (primeiro trimestre) e mais 66 assassinatos nos primeiros seis dias de abril em curso, o total chega a 1.042 execuções sumárias. Portanto, em 96 dias de 2017, a média é de 10,8 homicídios à cada 24 horas em todo o estado.

No primeiro trimestre deste ano, a Capital cearense foi a região que apresentou um maior índice de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Em janeiro foram 123 casos, 90 em fevereiro e mais 162 casos em março, totalizando 375 assassinatos.

Em seguida, aparece nas estatísticas a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 88 casos dem janeiro, 57 em fevereiro e mais 82 em março, somando em três meses, 227 CVLIs.

O Interior Sul ficou em terceiro lugar no cômputo das taxas de assassinatos no trimestre, com 93 crimes em janeiro, 64 em fevereiro e 66 em março, totalizando 223.

Já o Interior Norte foi a região menos violenta do Estado neste período, com 151 caso, sendo 45 em janeiro, 58 em fevereiro  e 48 em março.

Operações

Em entrevista na semana passada, o secretário da segurança Pública e Defesa Social, delegado federal André Costa, informou que o aumento das intervenções da Polícia nas áreas consideradas mais críticas, diante da presença de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas e armas, gerou um aumento nos CVLIs, pois, segundo a sua interpretação, com a chegada da Polícia nessas áreas, os bandidos migram para outras já ocupadas por outros delinqüentes e então inicia-se uma disputa pelo território que, em muitas vezes, termina em confrontos armados e óbitos.

O secretário informou também que operações de ocupação de territórios dominados por traficantes vão continuar, à exemplo da “Operação Marco Zero”, que, no mês passado, zerou o índices de assassinatos na Grande Barra do Ceará e no Parque Leblon, em Caucaia, na RMF.

CEARANEWS7

Prefeito Arnon Bezerra entrega Taça de Campeão do Interior ao Guarani

Por ser o único time que não é de Fortaleza, capital cearense, na fase semifinal do estadual 2017, o Guarani Esporte Clube, representante de Juazeiro do Norte, foi declarado Campeão do Interior Cearense de 2017, assim que os semifinalistas foram conhecidos. Foi a terceira vez em que o leão do mercado conquistou a Taça Padre Cícero e tornou-se o time com mais títulos do interior.

A taça foi entregue momentos antes do início da primeira partida da semifinal entre Guarani e Ceará, que aconteceu na noite da última quarta-feira, 5, no Estádio Romeirão. Foi das mãos do Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que o capitão do time rubro-negro, o zagueiro Regineldo recebeu o troféu. O Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, o Vice-Prefeito, Dr. Giovani Sampaio, membros do poder executivo de Juazeiro do Norte e da FCF também estavam presentes na cerimônia de premiação do leão.

A partida reuniu mais de 3.500 torcedores e desportistas. Mesmo com o placar de 0 a 0, é grande a esperança de chegar à final do estadual. O regulamento prevê uma melhor de três partidas, com o empate no primeiro jogo, as outras duas partidas serão realizadas na capital do Estado, já que o Ceará teve melhor campanha.

Os próximos jogos do Guarani acontecerão nos dias 16 e 22 de abril, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Agora é torcer para que o representante juazeirense consiga chegar a final e continue a representar muito bem a terra do Padre Cícero.

Repasse para hospitais de Barbalha é publicado no Diário Oficial da União

O anúncio do senador Eunício Oliveira (PMDB) de que o Governo Federal iria fazer o repasse de R$ 10,9 milhões aos hospitais de Barbalha está próximo de se confirmar. Eunício fez o anúncio na sexta-feira, 31 de março, durante manifestação pela manutenção dos hospitais.

Nessa terça-feira, 4 de abril, o Diário Oficial da União publicou portaria do Ministério da Saúde, que garante o repasse de pouco mais de R$ 11 milhões para o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo e Hospital do Coração do Cariri. Segundo a portaria, o dinheiro é direcionado ao custeio dos serviços de oncologia e cardiologia das unidades de saúde.

Um dos articuladores da liberação, o prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), comemora a publicação e já fala em cobrar o aumento do teto financeiro para as unidades de saúde barbalhenses.

Veja a publicação:

Madson Vagner

Jovem morta em flat foi vítima de violência sexual e tortura, diz Polícia Civil de PE

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Josleito Kehrle do Amaral, afirmou, nesta quinta-feira (6), que a fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, 28 anos, encontrada morta na quarta-feira (5) no flat onde morava, foi vítima de violência sexual e tortura. Ela levou ainda uma facada no pescoço. Durante coletiva de imprensa, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Zona Oeste do Recife, o policial declarou que o vizinho da vítima, preso horas depois do crime, é o responsável pelo crime. (Veja vídeo acima)

“Não temos dúvida disso. Ela foi barbaramente torturada, estuprada, teve a roupa arrancada violentamente e morta com o corte profundo no pescoço. Foi um crime premeditado”, declarou. O suspeito é comerciante e lutador de artes marciais.

O crime aconteceu na quarta-feira (5), em um flat, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Tássia morava no local há quatro meses. De acordo com a polícia, o corte no pescoço foi tão profundo que a vítima quase foi decapitada. A faca ainda não foi localizada.

Para Joselito, não há dúvidas por conta da quantidade de provas contra o suspeito. No corpo da vítima, foram encontrados resíduos de pele sob a unha, cabelos pretos e compridos na sua mão e lesões de defesa próprios de uma intensa luta corporal.

Foram achadas, ainda, gotas de sangue da vítima do seu apartamento até a residência do suspeito, pegadas de sangue compatíveis com o tamanho do pé do vizinho e uma mancha de sangue na porta dele. Uma camisa encharcada de sangue foi jogada do apartamento do homem.

O suspeito também tem arranhões nos braços. Sem confessar a autoria, ele teria alegado aos policiais que as marcas eram fruto de uma briga com um flanelinha, na madrugada da quarta.

Joselito do amaral afirmou que houve uma intensa luta corporal entre o suspeito e a vítima. “Ela gritou por socorro. Foi um crime bárbaro. A motivação era manter relações sexuais com a jovem. Identificamos cabelos do suspeito nas mãos dela e marcas de defesa”, declarou.

Vizinho foi interrogado no DHPP, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Vizinho foi interrogado no DHPP, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Vizinho foi interrogado no DHPP, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

A polícia contou com a ajuda de um chaveiro para abrir a porta do vizinho. No apartamento, os policiais o encontraram deitado na cama só de cueca. “Ele estava, nitidamente, fingindo que estava dormindo com os braços na altura dos olhos. Nesse momento, observei os arranhões e uma mancha de sangue nas pernas dele”, pontuou o delegado Francisco Océlio.

A polícia investiga, agora, se o suspeito teria abordado de forma indevida outras moradoras. “Uma mulher disse que percebeu que alguém a filmava com um celular enquanto tomava banho. O celular parece muito com o celular do suspeito”, decalrou o delegado.

Os exames sexológicos estão sendo feitos no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Ao fim do inquérito, o suspeito poderá responder por feminicídio, motivo torpe e sem possibilidade de defesa da vítima.

“O crime sexual sempre tem uma premeditação. Sobretudo, quando a pratica do crime é feita por pessoas próximas. Certamente, que ele já nutria um desejo por ela. Mirella era uma mulher muito bonita. O suspeito chegou a dizer que só a viu duas vezes no saguão do prédio. Isso nos leva a crer que ele premeditou. Não há como ele não ter premeditado”, observou Océlio.

Os peritos explicaram como foi feito o trabalho. Nesta quinta, eles voltaram ao prédio. “Encontramos vestígios de sangue, com ajuda do luminol, na pia da cozinha, no piso da casa e no banheiro do suspeito. Justamente, na tentativa dele de se livrar das provas. Tudo bate e amarra para o autor”, disse o perito criminal Diego Costa.

Velório e sepultamento

No enterro, emoção tomou conta de familiares de jovem morta em flat no Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)
No enterro, emoção tomou conta de familiares de jovem morta em flat no Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)
No enterro, emoção tomou conta de familiares de jovem morta em flat no Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)

Horas antes da coletiva da polícia, Tássia Mirella foi velada, em Santo Amaro, na área central do Recife. O clima foi de muita tristeza e revolta. Ativistas, familiares e amigos foram se despedir e pedir justiça. Colegas leram um manifesto, em frente ao local, falando sobre a luta da vítima contra o feminicídio.

Sob uma salva de palmas e um discurso emocionado, realizado pela mãe, o corpo de Tássia Mirella foi sepultado por volta das 11h25. Centenas de pessoas, ao mesmo tempo, entoavam gritos de “justiça” e lamentavam a morte de mais uma mulher vítima do machismo em Pernambuco.

Com rosas brancas e vermelhas nas mãos, os amigos e familiares deram o último adeus a Mirella, que, até a morte, lutou pelo fim da violência contra as mulheres. O nome da vítima foi escrito, pelos familiares, com um batom vermelho.

“Levaram um pedaço de mim. A gente tem que ir para a rua brigar, porque hoje eu estou acabada. Minha filha indo embora com essa morte trágica e eu não consigo me conformar. Como é que a gente faz agora, para voltar para casa com saudades da nossa filha? Sei que não estou sozinha, só Deus vai confortar, mas essa tragédia acabou com a minha vida e a da minha família”, disse a mãe da vítima, Isabel Ulisses. (Veja vídeo abaixo)

Revolta marca velório e protesto no caso da jovem morta em flat, em Boa Viagem

Entenda o caso

O crime ocorreu na manhã de quarta (5), num flat localizado na Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem. Segundo a Polícia Militar, a vítima morava há quatro meses no local. A mulher foi encontrada nua, com um corte profundo no pescoço, após um funcionário do prédio e alguns moradores ouvirem gritos vindos do 12° andar do edifício.

No início da tarde, a Polícia Civil prendeu um vizinho da vítima, suspeito de ser o autor do crime. O homem foi levado para o DHPP, onde foi ouvido de maneira preliminar pelo delegado Francisco Océlio, responsável pela investigação do caso. Em seguida, foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.

Por volta das 19h, ele retornou ao DHPP para ser interrogado. Durante a tarde, pelo menos duas testemunhas também foram ouvidas no local. Nesta quinta-feira (6), o suspeito passa por audiência de custódia, no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, região central do Recife.

g1

Câmara do Crato convoca secretariado cratense para esclarecimentos

A Câmara Municipal do Crato vai convocar todos os secretários municipais para prestarem esclarecimentos em sessões. A medida visa abordar demandas da população cratense. Secretário de Saúde e também vice-prefeito, André Barreto foi o primeiro a comparecer.

De acordo com o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), o presidente da Saaec, Yarlei Brito, será o próximo a esclarecer assuntos ligados à sociedade que gerencia o abastecimento de água em Crato. A ida dele à Câmara está agendada para a sessão da próxima segunda-feira, 10, com início às nove horas.

Na sequência, participarão o secretário de Infraestrutura, Luiz Wellington Brandão, e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Águeda Duarte, bem como outros titulares de pastas em sessões posteriores.

“A população do Crato está convidada a participar da sessão para fazer suas reivindicações junto ao secretariado que virá a esta Casa”, declara o presidente da Câmara, Florisval Coriolano.

Fernando Santana faz entrega de ginásio poliesportivo na Escola Amália Xavier

O Governo do Ceará realizou a entrega do terceiro ginásio poliesportivo em dois dias na Região do Cariri. Depois de passar por Caririaçu e Barbalha ontem (quarta-feira,5),  nesta quinta-feira (6), o secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana e o secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar fizeram a entrega do ginásio da Escola de Ensino Médio Amália Xavier, em Juazeiro do Norte. O equipamento foi construído numa área de 600m² e vai oferecer práticas das modalidades esportivas de futsal, vôlei e basquete para seus 720 alunos.
Segundo Idilvan Alencar, com a entrega da unidade da escola Amália Xavier, já são cinco ginásios poliesportivos que o governo estadual entrega no Cariri somente nos últimos 60 dias. “Antes havíamos entregues os ginásios das escolas Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte;  Adauto Bezerra (Barbalha), Plácido Castelo (Caririaçu) e Adauto Bezerra (2º Grau, em Juazeiro do Norte)”, ressaltou o secretário, acrescentando que o governador Camilo Santana, assim agindo está pagando uma dívida com a juventude cearense. “Dívida essa que nunca fica quitada, pois o investimento na educação deve ser permanente”, completou.
Idilvan Alencar comunicou ainda aos presentes à solenidade que o Governo do Estado está com projeto de construção para mais dois ginásios na região, que irão beneficiar os alunos das escolas Aderson Moreira (Juazeiro do Norte) e Virgílio Távora,  na cidade de Barbalha.
E as boas notícias não param por aí. Idilvan Alencar também anunciou que no segundo semestre deste ano,  o Governo do Estado vai implantar o primeiro Centro de Línguas da Rede Estadual no interior, quando serão ofertados em Juazeiro cursos de inglês, espanhol, francês e alemão nos turnos manhã, tarde e noite. “Também estamos finalizando uma parceria com a Universidade de Juiz de Fora (MG), para a realização de mestrado em Educação no período de julho a janeiro”, disse.
Fernando Santana, que representou o governador Camilo Santana na solenidade, afirmou que todos esses incentivos à educação são primícias da gestão estadual. “O governador Camilo é muito grato ao Cariri e sempre vai ser. Tudo que se faz aqui é ainda é pouco, Mas tenham certeza de muito mais será feito, não só na educação, mas como também nas demais áreas como infraestrutura e desenvolvimento social”, afirmou o secretário-adjunto.
Aluna do 1º Ano da escola Amália Xavier, Viviane Rodrigues, 16, fez questão de ressaltar  ac chegada do ginásio. “Antes aqui era só mato. Agora temos uma quadra para utilizarmos para prática esportivas, reuniões e até festas. Estamos todos felizes que essa iniciativa do governador Camilo”, concluiu a estudante.
Entre os presentes ao evento estavam o prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra, os vereadores Damian de Firmino, Márcio Joias, Auricélia Bezerra, Cicinho Cabeleireiro, além de secretários municipais.
flaviopintonews