Nova Olinda – Prefeito Afonso Sampaio vai a Brasília garantir novos recursos para o município.

O chefe do poder executivo Afonso Sampaio viajou para Brasília (DF). O Prefeito deverá cumprir agenda em alguns Ministério e poderá garantir a transferência de recurso para o investimento em Nova Olinda. Nesse momento o Prefeito Afonso Sampaio, acompanhado dos Prefeitos Evanderto Almeida e Dariomar Soares se fazem presente ao Ministério Do Turismo.

Carlos Erivelton

Chuvas no Ceará continuam reduzidas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 41 municípios entre as 7h de segunda-feira e 7h de ontem. Como foi previsto, houve uma redução na intensidade de pluviometria e na quantidade de áreas banhadas. As três maiores foram observadas em Russas (58.6mm), Jaguaruana (50mm) e Quixeré (39.8mm).

Para hoje, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva no centro-norte do Ceará. No sul, predomínio de céu parcialmente nublado. E para amanhã (16), o tempo deve permanecer com nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea entre a madrugada e a manhã. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.

Segundo o meteorologista Leandro Valente, a nebulosidade de ontem no Ceará esteve associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na região Nordeste do Brasil. Neste ano, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) já foi registrado aporte de 23,51 mi de m³.

Fonte: Diário do Nordeste

Várzea Alegre – Coordenação de Cultura se reuniu para tratar da organização do Carnaval

A Coordenação de Cultura da Prefeitura de Várzea Alegre, sob a responsabilidade de Dr. Hélio Batista, fez reunião nesta segunda-feira, 13, para tratar da organização do carnaval da cidade, a transcorrer no período de 25 a 28 de fevereiro.

 

A reunião teve a presença de representantes das escolas de samba da cidade Unidos do Roçado de Dentro, Mocidade Independente do Sanharol e da estreante Império Cadenciando, do bairro Riachinho.

 

As escolas de samba foram informadas que haverá carnaval no Parque Cívico São Raimundo Nonato e decidiram sobre o percurso dos desfiles que serão realizados na Rua Durval Soares, trecho urbano da CE 060, conhecida como “Marquês de Papai Raimundo”.

 

A próxima reunião será para organizar os blocos alternativos que participam do carnaval, bem como o aparato de segurança para o período carnavalesco.

 

O carnaval de Várzea Alegre é destaque no Ceará pela sua longa tradição, impulsionado pelas escolas de samba ESURD e MIS e neste ano com a Império Cadenciando.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Número de casos suspeitos da ‘doença da urina preta’ sobe para 14 no Ceará

Sobe para 14 o número de casos suspeitos no Ceará de ‘mialgia aguda a esclarecer’, popularmente conhecida como ‘doença da urina preta’. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) no dia 30 de janeiro deste ano, estavam sendo investigados 9 possíveis casos.
No estado, a primeira suposta contaminação foi em dezembro de 2016. De lá para cá, 10 casos estão em acompanhamento e 4 já foram descartados após investigação por não se enquadrarem na definição de suspeitos, conforme a Sesa.
Dentre as 10 pessoas acometidas com os sintomas ainda em investigação, 8 são residentes de Fortaleza, um de Salvador e outros de São Paulo. Tais pessoas apresentaram intensas dores musculares principalmente na região cervical, membros superiores e inferiores, além da mudança na cor da urina para um tom variando entre o vermelho escuro e castanho.
A maioria das pessoas que relataram os sintomas que remetem à “mialgia aguda a esclarecer” relatou consumo de peixes até 24 horas antes do início das dores e mudança na coloração da urina.

Recomendações
A Secretaria de Saúde alerta que para evitar a contaminação da doença da urina preta é necessário manter os alimentos em locais limpos e arejados, onde insetos e roedores não possam entrar em contato.
Além disso, no caso de alimentos perecíveis como peixes e outros congelados, deve-se mantê-los refrigerados a -18°C por, no máximo, 90 dias.

Diario do Nordeste

Salmonela (bactéria do ovo estragado) é nova arma contra o câncer

Ela pode estar presente em ovos malcozidos e causar uma intoxicação terrível – só nos Estados Unidos, mata 380 pessoas por ano. Mas também pode ajudar a enfrentar o câncer. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostra que a salmonela, essa grande vilã da alimentação faz o sistema imunológico combater as células cancerígenas – pelo menos, em ratos.

Não era salmonela comum. Era uma versão modificada em laboratório para produzir uma proteína chamada flagelina B (FlaB). Os cientistas injetaram essa bactéria em ratinhos com câncer. Ela provocou dois efeitos. Primeiro, infectou os tumores. Depois, irritou e ‘acordou’ o sistema imunológico das cobaias – que começou a atacar os tumores. Deu muito certo. Em 11 dos 20 ratos testados, os tumores encolheram até se tornarem indetectáveis.

Mais surpreendente ainda, a ‘salmonela do bem’ não intoxicou os ratos. “Acreditamos que a nossa estirpe bacteriana é segura e pode ser usada como tratamento”, afirmou Joon Haeg Rhee, um dos autores do estudo.

Leia também: Proteja seu bicho da salmonela

É claro que mais pesquisas vão ser realizadas antes que as bactérias possam ser experimentadas em humanos. Mas os resultados são promissores e devem entrar para a lista de possíveis tratamentos.

Apesar de causar furor entre os especialistas, a técnica de usar bactérias para estimular uma resposta imune não é nova. No século 19, o cirurgião americano William Coley observou que alguns de seus pacientes tinham uma ligeira melhora depois de contraírem infecções após cirurgias de remoção de tumor.

Ele começou, então, a injetar alguns tipos de bactéria em mais de 1 mil pessoas com a doença. Mas o método recebeu críticas da comunidade científica da época e o tratamento acabou desacreditado antes mesmo de ter a eficácia comprovada.

Agora, quase cem anos depois, o método de Coley volta à tona com pesquisas cada vez mais avançadas no campo de imunoterapia. Esse tipo de tratamento ganha força porque consegue direcionar seus efeitos apenas às células cancerígenas – diferentemente da radioterapia e da quimioterapia, que prejudicam as células saudáveis.

veja

Frutas e verduras melhoram rapidamente o bem-estar emocional

Aumentar o consumo de frutas e verduras não previne apenas obesidade, diabete, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, indica que esses alimentos são capazes de fornecer uma dose extra de sentimentos positivos.

Leia mais: Café da manhã previne doenças cardíacas

O estudo, publicado no periódico científico Plos One, contou com a participação de 171 pessoas na faixa etária de 18 a 25 anos, divididas em três grupos. O primeiro continuou a se alimentar como de costume; o segundo deveria incluir no cardápio duas porções diárias de vegetais frescos; e o último recebeu vouchers para comprar porções prontas e lembretes via mensagens de texto a fim de facilitar a mudança de hábitos alimentares.

Leia mais: Frutas cítricas para perder peso

Antes e depois do período de teste, que durou 14 dias, os voluntários foram submetidos a uma análise de diversos aspectos relacionados à saúde emocional e bem-estar. Para surpresa dos cientistas, a segunda turma não só consumiu mais frutas e vegetais do que o proposto (em média, 3,7 porções diárias) como apresentou melhoras no que se refere à motivação, vitalidade e empolgação. O mesmo não aconteceu com o resto do pessoal.

No entanto, nenhum participante com sintomas mais contundentes de ansiedade e depressão ficou de bem com a vida nesse curto prazo. “A maioria das pesquisas que associam preparo de alimentos ao controle desse tipo de quadro é feita em longo prazo. Ou seja, é possível obter tal benefício, mas, aparentemente, não em duas semanas”, concluem os autores em um comunicado.

 

NYFW Inverno 2017: por uma nova alfaiataria!

a moda, como um todo, preza por democracia, talvez sua representante máxima seja a alfaiataria. Durante a semana de moda de Nova York, nenhuma outra tendência foi tão fortemente revisitada. E tão repensada.

Clvin Klein - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)

Isso não significa falta de novidade ou apenas remakes de um mesmo filme. A alfaiataria dos novos tempos conserva seu título de elegante, mas abre espaço para as mais variadas criações. O veludo se torna o material para costumes, hora acompanhando por shorts de bolso–faca, hora acompanhados por calças de cintura no lugar. A desconstrução se transforma na grande pedida e talvez seja o recurso mais usado, revelado tops e paletós de contornos distintos. As saias mídi ganham shapes inesperados, deixando de lado seu jeito sisudo, contornando curvas e revelando uma nova maneira de ser sensual. A camisaria também chega com novidades, ganhando assimetrias e outros detalhes surpreendentes.

Confira agora nossa seleção de looks que apostam nessa ideia.

Lacoste - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)
Ryan Roche - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)
Tibi - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)
Tibi - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)
Self-Portrait - Inverno 2017 (Foto: Getty Images)