Prefeito de Juazeiro do Norte é citado com uma atuação destaca no apoio à instalação do novo órgão na cidade

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, nesta quinta-feira, da solenidade de inauguração da Central de Conciliação e Mediação na Subseção do Município, jurisdição que atende cidadãos de 31 municípios na Região do Cariri. Na ocasião, foi anunciado o edital de licitação para construção da sede da própria da Justiça Federal, que deverá ser iniciada em cerca de quatro meses. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira. Ele recebeu o Título de Cidadão Juazeirense, em sessão realizada na sede do legislativo, ainda na tarde de ontem.

Os ganhos relacionados ao número de causas que poderão evoluir com a atuação da Central de Conciliação foi um dos pontos destacados pelos representantes do Judiciário, que agradeceram o apoio dado pelo Município para as diversas conquistas na área. O Prefeito Arnon Bezerra, ressaltou o momento como singular para Juazeiro do Norte e o Cariri e ressaltou a oportunidade de fortalecimento da sociedade. “A chegada da Central vem promover segurança, com mais celeridade, sem as mesmas dificuldades do passado”, afirma.

O diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte, Juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, destacou a relevância do núcleo, ao mesmo tempo em que deu atenção especial à região, valores e complexidade. Para o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, a central de conciliação tem uma grande importância para o Judiciário, porque faz parte atualmente da agenda da área, diante da perspectiva de dinamizar os serviços.

Para o desembargador, a vinda da central de conciliação para Juazeiro do Norte, que atenderá uma área de mais de um milhão de pessoas, evidencia a importância do Município, no contexto do interior nordestino. O diretor Bruno Carrá enfatizou o trabalho desenvolvido pelo então deputado federal, Arnon Bezerra, com apoio para a subseção, por meio de emenda no Congresso Nacional. Ele ainda ressaltou que, nos últimos dez anos de criação da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte, o atual Prefeito, foi uma das autoridades que mais fez pela unidade jurisdicional.

O equipamento deve impulsionar a realização de audiências de conciliação, gerando respostas mais rápidas e eficazes às demandas judiciais da população local. Atualmente, a Subseção de Juazeiro do Norte conta com três Varas Federais (16ª, 17ª e 30ª), onde tramitam em torno de nove mil processos. No último ano, foram distribuídos mais de 17 mil processos e proferidas em torno de 12 mil sentenças. Este trabalho injetou R$ 32 milhões na economia dos municípios jurisdicionados, beneficiando nove mil pessoas diretamente.

A estrutura da Central de Conciliação e Mediação, que possui duas salas exclusivas e apropriadas para a composição consensual de conflitos, garante atendimento aos preceitos do Novo Código de Processo Civil, o qual estabelece que a primeira fase dos processos deve ser, obrigatoriamente, a conciliação. A inauguração da Central orienta-se, também, pela Resolução nº 125/2010, do CNJ, e pela Resolução nº 8/2016, do TRF5.

Câmara de Juazeiro entrega título de cidadania a Desembargador Federal

O Poder Legislativo de Juazeiro do Norte entrega na tarde desta quinta-feira (09), o Título Honorífico de Cidadania juazeirense ao Desembargador Federal Rogério de Meneses Fialho Moreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A homenagem dar-se pela importância dos serviços prestados pelo magistrado ao município de Juazeiro.

O Título foi concedido pela Resolução de nº 839, de 23 de fevereiro de 2017. A cerimônia de entrega do Título de Cidadania ao Desembargador será realizada na sede do Poder Legislativo de Juazeiro, a partir das 16h, após a realização da Sessão Ordinária, desta quinta-feira, dia 9 de março de 2017. Antes, a comitiva do Tribunal estará inaugurando a Central de Conciliação e Mediação na Subseção de Juazeiro do Norte.

O Presidente da Câmara, vereador Glêdson Bezerra destaca a conquista como de grande importância à toda região do Cariri, uma vez que a Central atenderá a demanda de 31 municípios, e reconhece como merecida a homenagem ao Desembargador Fialho.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Juazeiro

SEMASP promove a recuperação das estradas vicinais do Município

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), através da Coordenadoria de Agricultura, realiza o Programa de Recuperação das Estradas Vicinais da zona rural de Juazeiro do Norte. O programa teve início na última quinta-feira, 02, e já atendeu cinco estradas com trechos prejudicados pelo período chuvoso.

A obra, feita com recurso próprio do Município, conta com o acompanhamento técnico de engenheiros e maquinistas especialistas em estradas, que realizam o trabalho com máquinas e equipamentos doados pelo programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As localidades atendidas pela SEMASP foram os sítios Brejo Seco, Catolé do Horto, Gaviãozinho, Popôs e a estrada que dá acesso aos sítios Pedrinhas e Sabiá.

O Coordenador de Agricultura, Romão França, ressalta que a importância desta iniciativa para a população rural, com a recuperação das estradas, torna o trânsito mais seguro, possibilitando a locomoção dos agricultores e o aumento da expectativa de uma boa safra, melhorando o escoamento da produção e prioritariamente garantindo a segurança das crianças que utilizam o transporte escolar.

Nesta terça-feira, 07, o Programa de Recuperação das Estradas Vicinais iniciou o trabalho nas estradas dos sítios Espinho, Carás do Umari, Taquari. Dentro desta meta, a expectativa da SEMASP é que até a próxima semana, tenham sido recuperadas toda malha viária de Juazeiro do Norte.

 

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Juazeiro do Norte – Prefeito Arnon Bezerra encaminha diversos projetos e garante parceria do Governo do Estado

Em 50 dias de Governo, o Prefeito Arnon Bezerra apresenta projetos e sensibiliza o Estado em diversas parcerias, pelo desenvolvimento de Juazeiro do Norte

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, em agenda que manteve com o Governador do Estado, Camilo Santana, firmou parceria para dar andamento a projetos importantes no Município, incluindo a reestruturação do Parque Ecológico das Timbaúbas, Estádio Romeirão, com projetos em andamento para serem licitados, além do Centro Multiuso (Centro de Apoio ao Romeiro), onde irá funcionar o Centro Administrativo da Prefeitura de Juazeiro do Norte, e reformas dos três principais mercados da cidade.

O Chefe do Executivo ainda destacou a conquista do projeto do Teleférico para o Município, como atualmente existe em metrópoles do País, a exemplo do Rio de Juazeiro, e grandes cidades do mundo. Para ele, esse projeto, que em breve estará sendo licitado, vem agregar ao turismo local, ampliando opções para este relevante segmento.

Segundo o Prefeito, que esteve acompanhando o Governador nas visitas aos equipamentos na cidade, Camilo Santana se mostrou sensível a todos os projetos, e destacou, acima de tudo, a importância na qualidade de vida da população e qualificação do turismo em Juazeiro do Norte e no Cariri. Ele disse que no caso do Parque Ecológico das Timbaúbas, o projeto estará sendo realizado com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMACE), que tem à frente o Secretário Luiz Ivan Bezerra. A meta é oferecer melhores condições ao espaço, ampliando o receptivo à população, com mais estrutura.

Reestruturação dos Mercados Públicos – Na última quinta-feira, o Prefeito Arnon Bezerra esteve no Mercado Central de Juazeiro do Norte, onde almoçou com o Governador Camilo Santana. Na ocasião, ele destacou a necessidade de melhoria daquele espaço e a da parceria para investimento num dos espaços importantes presentes no Centro comercial. Além dele, o Mercado José Teófilo Machado (Senhora Santana) e o Mercado do Pirajá. “No caso dos mercados, não serão imediatos, mas estarão dentro de uma sequência de projetos que vamos acompanhar”, afirma o prefeito.

Centro administrativo de Juazeiro do Norte – Em visita ao Centro de Apoio ao Romeiro com o Governador, o Prefeito Arnon Bezerra destacou a mudança administração municipal para o prédio do Centro Multiuso, local com uma ampla estrutura, onde atualmente funcionam instituições como a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o RAIO. Ele destaca aspectos positivos no novo espaço, como a climatização, segurança, conforto, além de possibilitar uma dinâmica administrativa, com uma relevante base de economicidade para o Município.

Reforma da Praça Padre Cícero – O projeto de reforma da Praça Padre Cícero já está concluído e sendo encaminhado para que possa começar, segundo o prefeito. Isso, em 50 dias de administração da cidade. Uma das suas grandes preocupações nesse momento, tem sido de dar uma base de organização ao Município, com Plano de Ação da Limpeza Pública, asfaltamento de ruas, calçamentos, mais agilidade aos atendimentos na área da saúde, num diálogo constante com a comunidade, além de entidades representativas, Sindicato dos Servidores Municipais, Ministério Público, reuniões em Brasília, e contatos constantes com os Governo Estadual e Federal, no intuito de viabilizar projetos que possibilitem mudanças fundamentais para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Em breve, o Prefeito Arnon Bezerra irá encaminhar o projeto de Reforma Administrativa de seu Governo para a Câmara Municipal, onde será avaliado e votado pelo Legislativo.

Fortalecimento da saúde – Outro aspecto está relacionado à reestruturação dos atendimentos na área da saúde. Na ocasião da solenidade de concessão do título de Acreditado com Excelência – Nível III, ao Hospital Regional do Cariri (HRC), na última quinta-feira, o Prefeito Arnon Bezerra ressaltou o seu compromisso de fortalecimento da saúde, com atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSF). “Vamos comemorar grandes vitórias na saúde do Cariri. Agora estou com a responsabilidade muito maior, de cuidar dos meus irmãos juazeirenses”, disse ele, ao acrescentar as melhorias no Hospital São Lucas, para que se torne um hospital de referência, além da ampliação e reforma do Maria Amélia.

Recadastramento para Programa de Aquisição de Alimentos começa neste dia 20

O período de recadastramento para os atuais agricultores beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para 2017, começa nesta segunda-feira, 20. Os produtores familiares que desejarem permanecer no programa, devem procurar a Sede do Banco de Alimentos de Juazeiro do Norte, localizado na Avenida Virgílio Távora, S/N, no bairro Timbaúbas, no horário das 7h às 14h.

A atualização do cadastro deve ser feita todo ano. Os documentos necessários para o recadastramento são: Carteira de Identidade (RG), original e cópia; Cadastro de Pessoa Física – CPF, original e cópia; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) original e cópia, Número de Identificação Social (NIS); comprovante de residência, original e cópia e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), original.

Saiba mais sobre o PAA – O PAA é um programa de compras do Governo Federal administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

Prefeito Arnon Bezerra entrega viaturas e coletes para equipe de fiscalização da SEMASP e AMAJU

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, fez a entrega oficial de viaturas e coletes para equipe de fiscalização de campo da Secretaria de Meio ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU). A entrega aconteceu na última sexta-feira, 03, no Parque Ecológico das Timbaúbas, com o objetivo de melhorar a identificação dos fiscais, otimizando o trabalho em campo.

As quatro viaturas entregues aos vinte agentes de fiscalização de campo, foram reformadas com as cores e logomarca da atual gestão e estarão sendo usadas para fiscalização e organização ambiental do Município. De acordo com o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, os fiscais estarão identificados afim de melhorar sua abordagem. O trabalho envolve desde a desobstrução de vias e ocupações irregulares de praças, organização urbana dos permissionários que trabalham em ruas e calçadas de forma a não obstruir o trânsito do pedestre e nem o tráfego de veículos nas vias públicas.

As ações estarão sendo realizadas de forma integrada entre SEMASP, que executa o ordenamento urbano, e AMAJU, responsável pelas questões de proteção e cumprimento das normas ambientais do município. O Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, enfatiza a importância desta parceria para alcançar o objetivo de manter a cidade limpa e organizada. “Estamos unidos para orientar os munícipes, de forma educativa, a contribuir com a limpeza de Juazeiro. Fiscalizar no intuito de proporcionar a população uma melhor qualidade de vida”, afirma o secretário.

O Prefeito, Arnon Bezerra, parabenizou a ação dos fiscais na romaria das Candeias e ressaltou a importância do trabalho de fiscalização e ordenamento ambiental para o Município. “Estou muito feliz em poder entregar hoje essas viaturas reformadas. A presença de uma maior segurança no desenvolvimento do trabalho nos dá conforto. Portanto, começamos a ver mais ainda a presença do serviço público municipal a serviço da comunidade”, destaca.

Com esta ação, o Governo Municipal reforça o seu comprometimento em trazer melhores condições de trabalho para os agentes de fiscalização de campo da SEMASP/AMAJU, proporcionando segurança e qualidade de vida para o Juazeirense.