POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Diariamente, mulheres de todas as idades são assediadas e importunadas sexualmente dentro dos ônibus e demais veículos do transporte coletivo da região do Cariri. A afirmação é de uma leitora e usuária do transporte coletivo que disse, sob condição de anonimato, ao News Cariri, que já passou por diversos episódios constrangedores nos últimos meses.
“É muito comum eles [homens] ficarem se encostando na gente propositalmente, principalmente quando está lotado de passageiros. Além disso, ficam puxando assunto sem necessidade e soltando piadinhas de teor sexual”, desabafa.
“O pior de tudo é que a gente se sente meio cerceada, sem poder reagir. O meu medo é ser um dia perseguida quando descer dos ônibus. Acho que as empresas e o poder público deveriam observar mais essa questão e proteger as mulheres desses crimes”, afirmou a usuária.
Embora a lei tipifique importunação e assédio sexual como crimes, que podem resultar em até cinco anos de cadeia, ambas as práticas têm se tornado cada vez mais incidentes na região do Cariri.
Na sua opinião, o que deve ser feito para que esses crimes sejam evitados dentro dos veículos do transporte público?