AGÊNCIA NEWS CARIRI
Símbolo de religiosidade e devoção, a estátua do Padre Cícero completa 52 anos nesta segunda-feira, 01. Inaugurado em 1969, o monumento é parada obrigatória para milhares de romeiros que se deslocam a Juazeiro do Norte.
O aniversário da estátua ocorre em meio à Romaria de Finados, primeiro evento religioso de Juazeiro que ocorre de forma presencial após o fim do período mais restritivo da pandemia. Para celebrar a data, centenas de fiéis comparecem ao horto nesta segunda. Durante a manhã, a movimentação era intensa.
A Estátua
A estátua foi inaugurada no dia 1º de novembro de 1969 pelo então prefeito Mauro Sampaio, no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto, local escolhido por Padre Cícero para os seus retiros espirituais.
A estátua inicialmente teria apenas 7 de metros de altura, mas foi redimensionada por Rômulo Ayres Montenegro, engenheiro responsável pelos cálculos de engenharia da base e da estátua, para o tamanho total de 27 metros de altura. Como executor, o monumento teve a realização do escultor Armando Lacerda.
Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas visitem o monumento anualmente.