Governador Camilo Santana cita o aumento das mortes por Covid-19 como justificativa para adotar medidas mais rígidas contra aglomerações.
No primeiro fim de semana com medidas mais rígidas contra aglomerações no Ceará, algumas atividades vão funcionar em horário reduzido no estado, como restaurantes, barracas de praia, shoppings e igrejas. Na quarta-feira (17), o governador Camilo Santana anunciou um novo decreto que instituiu também toque recolher em todo o estado entre 22h e 5h. No intervalo, as pessoas só vão poder sair de casa por motivos essenciais, como busca por serviços de saúde.
Veja como fica o funcionamento das atividades e serviços neste sábado (20) e domingo (21) no Ceará:
Toque de recolher
As pessoas não vão poder permanecer nas ruas entre 22h e 5h, a menos que justifiquem que trabalham em serviços de saúde ou por uma necessidade essencial, como deslocamento para uma unidade de saúde.
Barracas de praia
As barracas de praia só podem funcionar até às 15 horas no sábado e domingo.
Uso de espaços públicos
Praças, praias, calçadões, areninhas (campos de futebol) e outros espaços públicos só poderão ser utilizados até 17h.
Restaurantes
Os restaurantes podem funcionar até às 17h. Após esse horário fica liberado apenas o atendimento por meio de delivery.
Shoppings
Os shoppings centers deverão encerrar as atividades às 17h no fim de semana. A medida vale tanto para as lojas quanto para os estabelecimentos na praça de alimentação.
Igrejas e templos religiosos
Podem funcionar até 20h. Os locais devem ter controle para evitar aglomerações e manter o distanciamento entre elas.
Viagens intermunicipais
Os terminais de transporte intermunicipal de passageiros de Fortaleza vão funcionar normalmente durante a vigência do decreto. As atividades da rodoviária vão funcionar 24 horas, exceto o comércio nos terminais, que terão restrição do horário de funcionamento aos fins de semana, indo somente até às 17 horas, nos sábados e domingos, até às 17 horas.
Serviços públicos
Todas as atividades vão ser exercidas de forma remota, exceto as essenciais voltadas para saúde, como o trabalho em hospitais postos e UPAs.
Festas e eventos
Estão proibidos eventos de qualquer tipo, em locais abertos ou fechados, até, pelo menos, 28 de fevereiro.
Barreiras sanitárias
Fortaleza mantém barreiras nas entradas e saídas da cidade. Apenas pessoas que justifiquem o motivo da viagem podem se deslocar. As justificativas podem ser moradia ou trabalho em outra cidade e busca por serviço de saúde em outro município.
Táxis e motoristas de aplicativo
Podem circular à noite, mesmo após 22h, para atender casos essenciais.
Covid-19 no Ceará
O governador Camilo Santana citou o aumento das mortes por Covid-19 e ocupação dos leitos de UTI no Ceará para justificar as medidas mais rígido. Sobre os leitos de UTI, Camilo apresentou o seguinte cenário:
- No dia 19 de setembro, o estado tinha 49 pessoas em leitos de UTI;
- Já no dia 18 de janeiro deste ano, o número cresceu para 226 pessoas em UTI;
- Por fim, no dia 17 de fevereiro, o Ceará tinha 652 pessoas em UTI por conta da Covid-19.
O número de mortes por Covid-19 voltou a crescer no Ceará desde dezembro de 2020, e acelerou em janeiro deste ano. Os casos da doença também aumentaram e a maior parte dos leitos de UTI está ocupada com pacientes com a doença.
Fonte: G1