Por Ronuery Rodrigues
Por No Beco do Padre Lauro, no centro de Crato, um restaurante tem chamado a atenção da população ao realizar um trabalho que proporciona acesso e incentiva o hábito da leitura.
“A ideia surgiu a partir de uns livros que eu tinha em casa e decidir levar e colocar nas mesas para os clientes… Foi natural”, conta Marcelo, filho e sócio de Dona Têca, sobre a ideia. Segundo ele, o intuito do restaurante era incentivar a leitura, permitindo que seus clientes tenham contato com obras literárias enquanto esperam suas refeições.
De início, existe um certo estranhamento por parte dos fregueses, que chegam a achar que os livros sobre as mesas são de alguém que os esqueceu ali naquele lugar. Contudo, aos poucos, muitos clientes estão aderindo a prática da leitura, chegando muitas vezes a fazerem empréstimos dos livros para terminarem de ler em suas casas. O aluguel é gratuito. Além disso, o estabelecimento conta com um atendimento de qualidade, alinhado a um cardápio variado por preços bem em conta.
Com pouco menos de um ano de funcionamento no novo endereço, o Tempero da Têca mantém sua clientela fiel e começa a despontar na cidade como um point ideal para boas refeições e fazer novas amizades. No que depender de Dona Têca, simpatia e acolhimento sempre serão os pratos que abrirão as refeições para os clientes.