Veja o que abre e o que fecha no Ano Novo no Grande Recife

Publicidade

Na segunda-feira (31), véspera de Ano Novo, e na terça-feira (1º), alguns órgãos públicos no Recife e shoppings na Região Metropolitana têm mudanças no horário de funcionamento por causa do feriado de réveillon. Confira o que abre e o que fecha neste fim de ano no Grande Recife:

Shoppings e comércio

Na segunda-feira (31), o comércio do Centro do Recife funciona das 8h às 18h e os mercados públicos e feiras da capital pernambucana abrem normalmente, das 6h às 18h. Na terça-feira (1º), esses espaços não abrem. Os shoppings da Região Metropolitana funcionam em horários especiais, como mostra a tabela a seguir:

Horário de funcionamento dos shoppings no fim do ano

Shopping Segunda-feira (31) Terça-feira (1º)
Recife 9h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 21h
RioMar 9h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 20h
Boa Vista 8h às 17h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 11h às 19h
Plaza 10h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 21h
Guararapes 9h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 21h
Patteo Olinda 9h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 21h
Camará 10h às 18h Fechado
Tacaruna 9h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 21h
Costa Dourada 10h às 18h Lojas fechadas e funcionamento facultativo de alimentação e lazer, das 12h às 20h
Paço Alfândega 8h às 17h Fechado
Paulista Northway 9h às 19h Fechado

Fonte: CDL

Escolas do Recife fecham na terça-feira (1º) — Foto: Andrea Rego Barros/ PCR

Escolas do Recife fecham na terça-feira (1º) — Foto: Andrea Rego Barros/ PCR

Educação

Com o recesso escolar, as creches municipais e escolas funcionam a partir da quarta-feira (2) para trabalhos internos, no Recife. Até a sexta-feira (4), responsáveis pelos estudantes cadastrados no sistema online de matrícula devem levar os documentos para as unidades escolhidas.

Procon

A sede do Procon Recife e os postos avançados do Procon Recife nas unidades do Centro Comunitário de Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos e Ariano Suassuna não funcionam na segunda (31) nem na terça (1°).

Empreendedorismo e emprego

As Salas do Empreendedor fecham na segunda (31) e na terça (1º), bem como as unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco.

Compaz Governador Eduardo Campos fica no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Compaz Governador Eduardo Campos fica no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Compaz e bibliotecas

As unidades do Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), assim como as bibliotecas populares de Afogados e a de Casa Amarela, retomam as atividades na quarta-feira (2).

CTTU

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas são suspensos na segunda (31) e na terça (1º), retornando na quarta (2). Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionam normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no número 0800.081.1078. A ligação é gratuita.

Meio ambiente

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, fecham na segunda (31) e na terça (1º). Enquanto o primeiro espaço retoma suas atividades a partir da quarta (2), das 9h às 15h30, o segundo permanece em recesso durante a primeira semana de janeiro.

Atendimento ao contribuinte

As unidades de atendimento ao contribuinte que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping RioMar fecham na segunda (31) e na terça (1º), assim como o Centro de Atendimento ao Contribuinte, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. O contribuinte pode acessar o Portal de Finanças para obter diversas informações referentes a tributos do município.

 Hospital veterinário do Recife fica na Zona Oeste  — Foto: PCR/Divulgação

Hospital veterinário do Recife fica na Zona Oeste — Foto: PCR/Divulgação

Hospital veterinário

O Hospital Veterinário do Recife fecha na segunda (31) e na terça (1º). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na -feira (2), quando começam os primeiros agendamentos de castrações de cães e gatos para 2019.

Assistência social

Os serviços da Assistência Social (CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família) fecham na segunda (31) e na terça (1º). A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionam normalmente.

Mulher

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector fecham na segunda (31) e na terça (1º). O “Liga, Mulher”, disque-orientação do Clarice, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do “Liga, Mulher” é o 0800.281.0107. A ligação é gratuita.

Academias da cidade

As 19 Academias da Cidade fecham na segunda (31) e na terça (1º). O funcionamento é retomado na quarta (2).

Cultura

O Paço do Frevo, o Museu da Cidade do Recife, o Museu Murillo La Greca e a Galeria Janete Costa fecham na segunda (31) e na terça (1º) e reabrem na quarta (2).

Upinhas 24 horas no Recife ficam abertas no feriado para urgências das áreas cadastradas — Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Upinhas 24 horas no Recife ficam abertas no feriado para urgências das áreas cadastradas — Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Saúde

Na segunda (31) e na terça (1º), as quatro Upinhas 24h ficam abertas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais fecham e reabrem na quarta (2). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funciona normalmente.

O atendimento é normal no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, durante o feriado, para a realização de partos regulados, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona 24 horas durante todo o feriado, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, durante 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionam.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h durante o feriado, para moradores do Recife que já estão em tratamento. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para atender chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública. Ele pode ser acionado das 8h às 17h, por meio dos números (81) 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) funciona 24 horas para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias pode ser acionado pelo 0800.201.2120, em ligação gratuita. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

Fonte: G1 

Publicidade

Leia também