O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) fez nova alteração no sistema de agendamento para visita aos atrativos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Agora a sala de autoatendimento só funciona de 17h às 20h. Inicialmente, os equipamentos para marcar as trilhas estavam disponíveis a partir das 14h.
A nova regra está vigorando deste a véspera do Natal, na segunda-feira (24). Quem chegar antes do horário recebe uma ficha e aguarda no auditório do Projeto Tamar, onde acontece uma palestra às 16h30.
“Nós observamos que não era necessário que a sala de autoatendimento ficasse aberta a partir das 14h, principalmente porque as vagas para os passeios são abertas a partir das 17h. Da forma que nós implantamos agora o turista acompanha a palestra, com informações das normas na área do Parque”, informou o chefe do Núcleo Integrado do ICMBio, Felipe Mendonça.
Desde o último dia 13 de dezembro, o Instituto implantou o sistema de autoatendimento, que pode ser feito em três máquinas instaladas no Centro de Visitantes do Boldró. Os atrativos do Parque Nacional são os locais com restrições de pessoas, como a Praia da Atalaia e as trilhas do Abreu e Ilha São José.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/7/m/68A21mQWKY44TlfuD0OQ/filas-icmbio.jpg)
Filas no Centro de Visitantes do ICMBio — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
A procura pelos atrativos é grande e as filas ainda são formadas, mesmo depois do início do serviço de autoatendimento. “As filas vão existir, os locais são muito procurados e o ecossistema delicado exige a limitação. Nem todo mundo vai poder visitar os atrativos”, prevê Mendonça.
Fonte: G1