Lula demite presidente do INSS e nomeia a servidora Ana Cristina Viana para reduzir fila de benefícios

A servidora de carreira Ana Cristina Viana Silveira foi nomeada nesta segunda-feira (13) como nova presidente do INSS, com o desafio de acelerar a análise de benefícios e diminuir o tempo de espera dos segurados.

A mudança no comando ocorre após a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de substituir Gilberto Waller, que esteve à frente do órgão por cerca de 11 meses.

Com formação em Direito, Ana Cristina ingressou no INSS em 2003 como analista do Seguro Social e construiu carreira dentro da instituição. Antes de assumir a presidência, ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.

A trajetória da nova presidente inclui ainda a liderança do Conselho de Recursos da Previdência Social, onde, segundo o governo, conseguiu dobrar a capacidade de análise de processos, um dos principais gargalos do sistema previdenciário.

De acordo com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, a escolha busca dar um novo ritmo ao órgão, com foco na redução da fila e na melhoria do atendimento à população. Ele também destacou o fortalecimento da presença feminina na alta gestão do instituto.

A troca de comando ocorre em meio a desafios enfrentados pelo INSS, como o alto volume de pedidos acumulados e a necessidade de tornar os processos mais ágeis e eficientes para milhões de brasileiros que dependem dos serviços previdenciários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos