O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ao advogado-geral da União, Jorge Messias, sua indicação para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A comunicação foi feita durante reunião nesta quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada.
Esta será a terceira indicação de Lula ao Supremo em seu atual mandato — as anteriores foram de Cristiano Zanin e Flávio Dino. Messias já era considerado o favorito do presidente para o cargo.
Antes de tomar posse, o indicado precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado pelo colegiado e pelo plenário da Casa. A data da sabatina ainda não foi marcada.
Em nota publicada nas redes sociais, Messias afirmou receber a indicação “com honra” e disse que buscará demonstrar aos senadores que cumpre os requisitos constitucionais para o exercício do cargo. Ele também reiterou compromisso com a Constituição e o Estado Democrático de Direito.
Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Jorge Messias é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Está à frente da AGU desde janeiro de 2023.
Matheus Moreira/ News Cariri









Deixe um comentário