Uma ligação, uma mensagem por meio de WhatsApp ou até mesmo uma informação cadastrada no site. Com as várias possibilidades de repassar uma informação que pode auxiliar em investigações e diligências das Forças de Segurança do Ceará, o Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se firmou pela credibilidade conquistada junto à população. Entre janeiro e outubro de 2025, houve um aumento de 65% nas capturas realizadas, conforme o balanço da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), com apoio do serviço. Ao todo, foram 310 capturas neste ano, contra 188 realizadas no mesmo período no ano passado.
O sigilo e o anonimato, além da variedade de canais, é um dos pontos que faz com que o 181 se fortaleça ao longo do tempo, avalia o gestor do Disque-Denúncia 181, capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Diogo Monteiro. “Acredito que a população confia no anonimato e isso vem se consolidando, principalmente no boca a boca [da sociedade]. Além disso, as pessoas enxergam o resultado, porque veem suas denúncias sendo checadas”, detalha.
Entre as 310 capturas realizadas neste ano, com apoio de informações encaminhadas ao 181, houve um aumento de 37% nos cumprimentos de mandados, totalizando 67 capturas; já as outras 243 prisões e apreensões foram em flagrante. No ano passado, foram 49 mandados cumpridos com o auxílio do serviço.

Ao telefonar, mandar uma mensagem pelo site ou no WhatsApp, não é preciso informar nome, endereço ou qualquer outro dado pessoal. A confiança ainda fortaleceu o aumento das denúncias, que cresceu 27,9% no período entre janeiro e outubro de 2025. Neste período, foram 10.914 denúncias encaminhadas aos canais, enquanto nos 10 primeiros meses do ano passado foram 8.533 denúncias.
As informações não auxiliam somente nas capturas realizadas. Neste ano, considerando o recorte dos 10 primeiros meses, houve um aumento de 60% no total de armas apreendidas, com apoio do Disque-Denúncia 181. Ao todo, foram recolhidas 139 armas neste ano, contra 87 apreensões no mesmo período, no ano passado. Já a apreensão de munições cresceu 111% neste recorte temporal. Ao todo, foram recolhidas 3.054 munições, contra 1.446, no ano passado.
Tipos de denúncias
As denúncias registradas se distribuem entre diferentes tipos de ocorrências, sendo o tráfico de drogas o mais recorrente, com 3.989 registros, correspondendo a 44,9% do total. Em seguida, aparecem os casos de maus-tratos a animais, que somam 2.333 denúncias, representando 26,3%. As denúncias por porte ou posse ilegal de armas totalizam 467 registros, equivalendo a 5,3%. Os crimes ambientais contabilizam 422 ocorrências, ou 4,8% do total, enquanto os maus-tratos a idosos somam 363 denúncias, correspondendo a 4,1%.
Denúncias
O Disque-Denúncia 181 conta, hoje, com três formas de contato: a mais popular, que é a ligação gratuita por meio do número 181, que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, com atendentes treinados para a condução da denúncia anônima. O WhatsApp, através do número (85) 3101-0181, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
Além das duas citadas, também tem a opção do “E-Denúncia”, site do Disque-Denúncia 181. Na página inicial do site, há 15 tipificações criminais pré-cadastradas, como homicídios, violência contra a mulher, procurados e foragidos, corrupção, entre outros. Além disso, ainda existe um campo para denúncias relacionadas a crimes que não foram listados no site.










Deixe um comentário