O governador Elmano de Freitas sancionou lei, nesta terça-feira (11), para colocar em prática o novo plano de cargos e carreiras para servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca). A medida, que altera uma lei de 2017 e atende diversas demandas dos profissionais, faz com que o Estado passe a ofertar a melhor remuneração do Nordeste para a categoria.
“O Ceará é 1º lugar no Nordeste em melhores salários para os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais. Essa conquista cumpre um compromisso firmado na mesa de negociações e vai beneficiar 900 servidores da Uece, Urca e Uva. Seguimos valorizando os nossos profissionais. Nossas universidades nos enchem de orgulho e muito obrigado por tudo que é realizado pela juventude cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com a nova lei, os servidores passarão a contar com progressão a partir da conclusão do interstício e não do requerimento; aumento das referências; com aumento na gratificação de desempenho; aumento da tabela vencimental e extensão na gratificação de incentivo para os grupos de Serviços Especializados de Saúde (SES) e Atividades Auxiliares de Saúde (ATS) a partir de 2025.
Secretária da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, exaltou o cuidado com a área por parte do governador Elmano de Freitas. “Tem algo muito importante nesse processo que é a sua sensibilidade, governador. Essa sensibilidade é também uma decisão política. Tenho muito orgulho de ter contribuído nesta construção conjunta. Tudo isso valoriza a educação superior, o saber e o que cada um e cada uma faz em prol do Estado”, disse.
O aumento no vencimento básico será implementado em duas fases, sendo a primeira em 1º de novembro de 2025 e a segunda, consolidando os novos valores, em 1º de janeiro de 2026.
Em nome das universidades estaduais, a reitora da UVA, Izabelle Mont´Alverne, lembrou a importância do papel dos servidores para o bom andamento das instituições de ensino. “Esse é um momento importante por parte do Governo do Estado em prol das nossas universidades. Esse passo faz parte da política de reestruturação e qualificação das nossas universidades, fortalecendo o nosso quadro pessoal. Agradeço a todos aqueles que colaboraram com isso, em especial ao governador Elmano de Freitas”, afirmou.
A carreira técnico-administrativo, dentro das universidades estaduais do Ceará, é composta por cinco grupos ocupacionais: grupos ocupacionais de apoio administrativo e operacional; atividades de nível superior; cargo (realizaram concurso público) e auxiliar da gestão em educação superior (nível fundamental e médio).













Deixe um comentário